Partilhar

Receita de Massa flora doce

Por Nélia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 9 fevereiro 2021
Receita de Massa flora doce

A massa flora, também conhecida como massa podre, é um tipo de massa doce para base de tortas que pode ser preparada em substituição da base de biscoito ou bolacha. Em alguns países, como a Argentina, esta massa é tradicionalmente recheada com 'membrillo' (doce de marmelo), mas pode ser recheada com qualquer outra opção de recheio doce, incluindo fruta fresca.

Outra grande vantagem da massa flora é que, devido à sua consistência elástica e maleável, ela pode ser usada também para cobrir o recheio em uma só camada ou em tiras, como mostraremos abaixo, no passo a passo em fotos desta receita de massa flora doce. Continue aqui no TudoReceitas para descobrir o que é massa flora e como fazer massa flora caseira.

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes para fazer Massa flora doce:
Também lhe pode interessar: Massa flora crocante
Como fazer Massa flora doce:
1

O primeiro passo para fazer esta massa flora doce é misturar o açúcar com a manteiga, até obter uma consistência de pasta ou farofa. Você poderá fazer isso com as mãos ou na batedeira.

Dica: Para obter essa consistência é necessário que a manteiga ou margarina estejam geladas e cortadas em pedaços. Se usar a manteiga ou margarina derretidas ou em temperatura ambiente a massa ficará mole demais e não dará ponto.

Receita de Massa flora doce - Passo 1
2

De seguida acrescente os ovos um por um, misturando bem. Quando estiverem incorporados, adicione a farinha peneirada e a essência de baunilha ou raspas de limão e misture com as mãos até obter uma massa densa, mas quebradiça, como na foto.

Dica: Se estiver usando farinha de trigo sem fermento, adicione 1 colher de chá de fermento na farinha.

Receita de Massa flora doce - Passo 2
3

Depois de misturar e amassar bem, modele a massa em forma de bola e embrulhe em plástico filme. Reserve na geladeira por 30 minutos.

Dica: Nesse momento preaqueça o forno nos 180ºC (forno médio).

Receita de Massa flora doce - Passo 3
4

Após o tempo de descanso, retire a massa da geladeira, desembrulhe e abra numa mesa ou bancada de cozinha bem polvilhada com farinha. Outra opção é abrir a massa diretamente na forma de torta, pressionando bem com as mãos e com os dedos.

Dica: Se quiser, reserve uma parte da massa para cobrir o recheio que será usado para preparar a torta.

Receita de Massa flora doce - Passo 4
5

Após abrir a massa na forma, pique-a com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 10 minutos, para pré-assar. Depois disso, sua massa flora fácil está pronta para receber o recheio desejado!

Receita de Massa flora doce - Passo 5
6

Para uma opção de torta flora fácil e rápida use simplesmente um doce ou uma geleia prontos. Se preferir, poderá rechear com creme de confeiteiro e fruta fresca ou em compota. Confira nossas sugestões de recheio de torta doce:

Depois de colocar o recheio, se quiser decore com a massa que sobrou.

Dica: Lembre que o recheio usado deve tolerar temperaturas altas, por isso evite usar recheios com gelatina ou muito líquidos.

Receita de Massa flora doce - Passo 6
7

Devolva a torta com massa flora doce ao forno nos 180ºC por 15-20 minutos, ou até dourar, e está pronta! Deixe esfriar completamente antes de cortar, para evitar que desmanche, e pode desfrutar desta receita de sobremesa com seus amigos e família. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Para inspiração, confira também estas receitas de tortas doces com massa flora ou massa podre:

Receita de Massa flora doce - Passo 7

Se você gostou da receita de Massa flora doce, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Massas frescas.

Suba a sua foto de Receita de Massa flora doce

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
Roberto Silva
B. noite, gostei aparenta ser apetitosa, gotaria de usa-la na base da torta Jamaica que me deram a receita só dizendo Massa Flora , e eu nunca tinha ouvido falar, srsrsr quero fazer e não sei o tamanho da assadeira p/ esta receita costumo usar redonda ou retangular é indiferente, caso tenha uma receita tambm do recheio por favor gostaria que me enviassem obrig..
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Roberto, você pode usar assadeira redonda de tamanho comum (24 cm para a assadeira redonda). Aqui no portal temos também várias receitas de recheio de torta, confira esta sugestão: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-creme-de-confeiteiro-de-padaria-2895.html
Coloque o creme depois de assar a massa da torta, decore com frutas e reserve na geladeira por 1-2 horas, fica uma delícia! 🙂
A sua avaliação:
vitor
quanto tempo dura uma massa flora doce ja assada?

Receita de Massa flora doce
1 de 8
Receita de Massa flora doce

Voltar ao topo da página