Carne bovina

Receita de Ossobuco com polenta

Receita de Ossobuco com polenta

Os dias frios e cinzentos do inverno convidam a refeições quentes, nutritivas e deliciosas. Esta polenta de ossobuco é um exemplo claro de comida reconfortante para saborear nesta estação. É um ensopado de cozimento lento com vários vegetais para resultar em carne macia e saborosa.

Você deve saber que o osso buco é o corte ideal para esse preparo, pois seu osso e cartilagem proporcionam ótimo sabor e textura. A combinação com a polenta cremosa é perfeita para saborear à colher.

Hoje no tudo Receitas te ensinamos um passo a passo com fotos de como fazer essa receita de Ossobuco com polenta. Vamos cozinhar!

2 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Panela de pressão

Ingredientes para fazer Ossobuco com polenta:

  • Para o ossobuco:
  • Para a polenta:
Também lhe pode interessar: Rabada com agrião

Como fazer Ossobuco com polenta:

1

O primeiro passo para fazer Ossobuco com polenta é empanar as fatias de ossobuco na farinha. Este ponto é fundamental para proporcionar um ótimo sabor, consistência e suculência à carne. Vamos selar para manter a suculência dele e a farinha também vai dar cremosidade ao molho.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 1
2

Aqueça a panela de pressão com 1 colher de chá de óleo. Quando estiver bem quente, acrescente as fatias de ossobuco e doure-as dos dois lados. Se você fizer mais fatias do que cabe na panela, faça em etapas para que cada uma fique totalmente dourada. Aqui não procuramos cozinhar a carne, apenas dourá-la.

Dica: Se você não tem panela de pressão, não se preocupe. Você pode preparar esta receita em uma panela normal, basta dobrar o tempo de cozimento mais tarde para obter o mesmo resultado.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 2
3

Quando a carne estiver dourada, reserve em um prato e use a mesma panela para refogar a cebola com outra colher de chá de óleo. A cebola precisa ser descascada e cortada em cubos pequenos. Mantenha o fogo médio para não queimar e adicione 1 colher de sopa de água quente se o refogado estiver ficando seco.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 3
4

Quando a cebola estiver dourada, junte o alho-poro picado e os pimentões sem a parte branca nem sementes, juntamente com a cenoura descascada e cortada às rodelas. Adicione água quente sempre que o refogado secar muito. Procuramos apenas dourar os legumes para dar sabor, eles serão cozidos posteriormente.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 4
5

Quando os legumes estiverem dourados, adicione as fatias de osso buco que você também dourou anteriormente. Cubra o preparado com bastante água e tempere a gosto com tomilho, provençal e páprica. Você pode substituir ou adicionar outros temperos, como cominho, pimenta malagueta ou alecrim, se preferir. Aumente o fogo e coloque a tampa da panela de pressão. Quando começar a fazer barulho, abaixe o fogo para médio e cozinhe por 1 hora.

Dica: Se você cozinhar seu ossobuco com polenta em uma panela normal, poderá cozinhá-lo por duas horas. Você terá que garantir que não fique sem líquido.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 5
6

Quando seu ossobuco estiver quase pronto, cozinhe a polenta. Para fazer, você precisará ferver 4 partes de líquido para cada parte de polenta. Neste caso, usamos 1 xícara de leite com 3 xícaras de água, mas você pode adicionar mais ou menos leite de acordo com o seu gosto. Você também pode substituir a água por caldo de verduras caseiro. Tempere com 1 folha de louro.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 6
7

Ao ferver, adicione a polenta em forma de chuva e mexa com uma colher ou batedor de mão até engrossar, isso pode levar aproximadamente 1 minuto ou conforme indicado na embalagem.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 7
8

Quando sua polenta estiver cremosa, desligue o fogo e acrescente o queijo, mexendo para derreter.

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 8
9

Abra a panela de pressão e sirva a polenta com ossobuco bem quente.

Bom apetite!

Receita de Ossobuco com polenta - Passo 9

Se você gostou da receita de Ossobuco com polenta, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina.

Com o que acompanhar o ossobuco com polenta

Agora você já sabe como fazer essa receita de ossobuco com polenta simples e delicioso. Separamos as nossas opções de acompanhamentos preferidos, confira:

  • Salada de repolho roxo e maçã: Preparar uma salada com repolho roxo cru é o melhor jeito de apreciar seu sabor e usufruir de todas as propriedades, e o frescor dessa salada combina perfeitamente com o empadão de frango.
  • Pão de centeio: Preparar pão de centeio é mais fácil do que você pensa! É ótimo ter pão caseiro acabado de sair do forno, ainda quentinho, para consumir com o seu ossobuco com polenta.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Ossobuco com polenta

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Ossobuco com polenta