Partilhar

Receita de Picanha suína no forno

Por Andréa Porto. Atualizado: 15 dezembro 2020
Receita de Picanha suína no forno

A carne suína nos proporciona pratos super apetitosos e práticos de fazer, sendo uma das carnes mais presentes nos pratos dos brasileiros!

A receita que estamos apresentando é de uma picanha suína assada no forno com alecrim, batatinhas e cebola, regada com um molho agridoce feito com a marinada e um pouco de mel! Super fácil de ser executada e muito saborosa, esta receita ficará perfeita para ser servida junto com uma farofa e uma salada da sua preferência!

Quer aprender como preparar esse corte suíno tão nobre? Então, acompanhe agora as fotos do passo a passo dessa deliciosa receita de picanha suína no forno aqui no TudoReceitas!

6 convidados 4h Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Picanha suína no forno:
Também lhe pode interessar: Sobrepaleta suína no forno
Como fazer Picanha suína no forno:
1

Comece temperando a picanha com o sal, a pimenta do reino, a páprica, o suco de limão e as ervas finas.

Dica: Não retire a capa de gordura da picanha, pois ela irá garantir a suculência da carne ao assar!

Receita de Picanha suína no forno - Passo 1
2

Acrescente o suco de laranja, o alho picado, o vinho branco e o alecrim.

Dica: Se preferir, substitua o alecrim por tomilho.

Receita de Picanha suína no forno - Passo 2
3

Coloque a picanha com a marinada dentro de um saco, para que o tempero penetre melhor na carne, e deixe descansando na geladeira por pelo menos 2 horas.

Dica: Vire o saco de vez em quando para garantir que a marinada penetre em todos os lados da carne. Quanto mais tempo a carne ficar na marinada, mais sabor e suculência ela terá!

Receita de Picanha suína no forno - Passo 3
4

Após esse tempo, acomode a carne junto com a marinada num refratário untado com azeite de oliva. Cubra com papel alumínio e leve para assar por 40 minutos em forno pré aquecido a 180 graus - lembre que, dependendo do forno, a temperatura poderá variar.

Dica: Picanha suína no forno: gordura para baixo ou para cima? Coloque a carne na assadeira com a gordura para cima, como na fotografia.

Receita de Picanha suína no forno - Passo 4
5

Enquanto a picanha assa no forno, coloque as batatinhas numa panela com água, sal e açafrão para dar uma pré-cozida. Quando estiverem levemente macias, escorra-as e reserve-as.

Receita de Picanha suína no forno - Passo 5
6

Retire a picanha do forno após os 40 minutos, tire o papel alumínio e acomode as batatas pré cozidas e a cebolas cortadas ao lado da carne, regando com a marinada. Cubra com mais alecrim e regue com azeite de oliva. Leve novamente ao forno (sem o papel alumínio) por aproximadamente 30 minutos ou até dourar levemente.

 

Dica: De vez em quando, regue a carne e as batatinhas com a marinada do refratário.

Receita de Picanha suína no forno - Passo 6
7

Quando a picanha estiver assada, transfira a carne, as batatas e as cebolas para outro refratário ou prato de servir. Com o caldo que ficou na assadeira, prepare o molho acrescentando 2 colheres de mel e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir um pouco.

Dica: Se desejar um molho menos agridoce, acrescente apenas mais vinho braco seco e deixe reduzir no fogo baixo. Outra opção seria incluir pedacinhos de abacaxi ao molho.

Receita de Picanha suína no forno - Passo 7
8

Antes de servir a carne, deixe-a descansando dentro do forno por uns minutinhos. Em seguida, regue com o molho preparado e sirva sua picanha suína no forno com batatas e cebola!

Receita de Picanha suína no forno - Passo 8
9

Sua picanha suína no forno com molho de laranja está pronta para ser saboreada. Que tal servi-la junto com uma farofa de frutas secas? Ficará maravilhosa! Esperamos que tenha apreciado a receita e bom apetite!

Procurando mais receitas com picanha suína? Veja como fazer:

Receita de Picanha suína no forno - Passo 9

Se você gostou da receita de Picanha suína no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne de porco. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Picanha suína no forno

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Gilberto
Prato delicioso!

Receita de Picanha suína no forno
1 de 10
Receita de Picanha suína no forno

Voltar ao topo da página