Pintado

Receita de Pintado ao molho com leite de coco

 
Mércia Santos
Por Mércia Santos, Colaboradora TudoReceitas. 18 março 2019
Receita de Pintado ao molho com leite de coco

Aqui no TudoReceitas apresento para você esta receita com peixe pintado, um prato ótimo para preparar na Semana Santa. O pintado é um peixe de água doce muito leve e saboroso, você não irá se arrepender de provar!

Se você nunca provou pintado antes e não sabe como cozinhar pintado, confira esta receita de filé de pintado ao urucum passo a passo em fotos. Esta é uma comida típica brasileira do Pantanal, seu nome foi em homenagem ao chamado Morro do Urucum, localizado em Corumbá. Você começa temperando os filés de pintado, depois empana e frita. Seguidamente prepara o molho de urucum com leite de coco e creme de leite, coloca numa assadeira junto com os filés de pintado frito e um pouco de queijo e coloca no forno para gratinar.

Garanto para você que esta receita de pintado ao molho com leite de coco fica simplesmente maravilhosa, por isso não deixe de preparar!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas para Semana Santa, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Pintado ao molho com leite de coco:

Também lhe pode interessar: Pintado ao urucum

Como fazer Pintado ao molho com leite de coco:

1

Primeiramente tempere os filés de pintado com 1 dente de alho, sal, pimenta do reino e suco de meio limão. Deixe marinar por 15 minutos, para pegar o gosto.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 1
2

Misture 1 copo de farinha de trigo com 2 colheres de fubá para empanar o peixe - o fubá deixará o empanamento mais crocante e sequinho! Depois passe nos filés nessa mistura e dê apertadinhas, para grudar bem.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 2
3

Esquente o óleo e, quando estiver bem quente, frite os filés de peixe até dourar. Retire para um prato com papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo, e reserve.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 3
4

Enquanto os filés fritam, adiante o molho de urucum (colorau)! Em uma panela coloque cerca de 2 colheres de óleo e 1 colher de chá de urucum e deixe fritar por algum minutos, para soltar bem a cor.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 4
5

Junte nesse óleo de urucum 1 dente de alho, a cebola e os tomates cortados grosseiramente. Tempere com um pouco de sal e pimenta e refogue bem até estes legumes murcharem e ficarem macios.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 5
6

Adicione nesse refogado 1 copo de água e bata bem até obter um molho lisinho. Para este passo você poderá usar o liquidificador ou mixer.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 6
7

Deixe esse molho ferver por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Depois acrescente nele o leite de coco e o creme de leite, misture e desligue o fogo. Prove e acerte o sabor com sal e pimenta a gosto.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 7
8

Para fazer o pintado no forno ao molho de urucum e leite de coco ajeite os pedaços de peixe em um refratário bem grande de vidro (não precisa untar). Ligue o forno em potência alta.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 8
9

Cubra o peixe com o molho e espalhe colheradas de requeijão cremoso por cima. Por fim cubra com mussarela e leve ao forno em potência alta até gratinar bem, ou seja, até o queijo derreter e dourar.

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 9
10

Depois de dourar o queijo está pronta esta receita de pintado ao molho de urucum! Sirva acompanhando com, por exemplo, farofa de ovo com couve e bom apetite. Diga nos comentários o que você achou desta sugestão e confira também estas receitas de pintado:

Receita de Pintado ao molho com leite de coco - Passo 10

Se você gostou da receita de Pintado ao molho com leite de coco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pintado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Pintado ao molho com leite de coco

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Pintado ao molho com leite de coco