Pão sem glúten

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten

Márcia Cavalcanti
Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. Atualizado: 15 janeiro 2021
Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten

Se você chegou nesta receita de pão sem glúten, provavelmente já ouviu falar na Doença Celíaca (intolerância ao glúten), uma doença que provoca uma inflamação intestinal após o consumo de alimentos que possuem glúten, como a farinha de trigo. Por esta ser uma doença crônica, a pessoa celíaca deve evitar ao máximo alimentos com glúten, optando por farinhas menos refinadas e consideradas mais saudáveis.

Muitas dessas pessoas sentem falta de consumir pão, porém é possível fazer pão sem glúten em casa e de um jeito muito simples! Quer saber como? Confira esta receita de pão de farinha de arroz sem glúten que compartilhamos no TudoReceitas!

Esta é uma receita de pão de farinha de arroz com fermento biológico seco bem simples de preparar e que vai ajudar você a controlar o desejo por pão. No entanto lembre que esse é um pão sem glúten, por isso não vai ficar fofinho e crescido como os pães tradicionalmente preparados com trigo. Ainda assim fica uma delícia, por isso siga o passo a passo em fotos e faça!

5 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, No forno

Ingredientes para fazer Pão de farinha de arroz sem glúten:

Também lhe pode interessar: Pão com farinha de arroz (sem glúten)

Como fazer Pão de farinha de arroz sem glúten:

1

O primeiro passo para fazer este pão de farinha de arroz sem glúten é reunir todos os ingredientes de que necessita para a sua preparação. Usamos açúcar porque ele ajuda a ativar o fermento biológico seco, também chamado de fermento instantâneo para pão.

Dica: Poderá melhorar o sabor deste pão acrescentando na farinha alguns ingredientes ou temperos simples: oréganos, sementes, nozes picadas, cúrcuma, canela, etc.

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten - Passo 1
2

Comece por colocar os ingredientes secos numa tigela grande: a farinha de arroz, o fermento, o sal e o açúcar. Misture até que todos estejam integrados.

Dica: Antes de preparar esta receita, confirme que está usando um fermento biológico sem glúten.

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten - Passo 2
3

Num recipiente à parte misture a água morna com o azeite. Adicione esses líquidos nos ingredientes secos e misture bem até obter uma massa semelhante a massa de bolo, mas mais espessa.

Dica: Se a massa ficar muito densa após misturar bem, adicione um pouco mais de água.

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten - Passo 3
4

Coloque a massa de pão de arroz numa forma de pão, previamente untada com manteiga, e deixe repousar até dobrar de tamanho.

Dica: Melhor reservar a massa num local morno, para promover seu crescimento. Para isso, ligue seu forno até esquentar ligeiramente o interior e desligue. Reserve esta massa dentro do forno desligado por 1-2 horas.

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten - Passo 4
5

Após a massa deste pão feito com farinha de arroz crescer, ligue o forno nos 200ºC (forno alto). Quando chegar nessa temperatura, coloque a massa para assar por 20-30 minutos ou até ficar bem douradinha.

Dica: Se você tiver reservado a massa dentro do forno para crescer, retire-a do forno antes de subir a temperatura para os 200ºC. Isso porque a massa deve ser colocada para assar somente quando o forno já estiver bem quente.

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten - Passo 5
6

Ao terminar o tempo, retire o pão do forno e deixe esfriar completamente (assim evitará que ela quebre na hora de desenformar ou cortar). Saboreie seu pão de farinha de arroz sem glúten feito em casa simples assim ou acompanhado de, por exemplo, manteiga de alho. Bom apetite!

Quer descobrir mais receitas de pão sem glúten? Confira também:

Dica: Curtiu essa receita? Avalie, comente e suba a foto do seu pão pronto.

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten - Passo 6

Se você gostou da receita de Pão de farinha de arroz sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.

Suba a sua foto de Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
13 comentários
A sua avaliação:
Laívine Rocha
Então... Fermento de pão tem glúten 😬
Equipe TudoReceitas
Oi Laívine, procure um fermento sem glúten no mercado, atualmente existem algumas opções!
A sua avaliação:
Tainaravaz
achei muito boa essa receita de pão sem glúten, lembrando que pessoas com intolerância ao glúten severa (como o meu caso) devem usar fermento biologico sem glúten!!!
A sua avaliação:
Marisa
Fiz com o dobro da água, deu certíssimo. Ficou myo gostoso e fofinho.
Equipe TudoReceitas
Oi Angela, que bom que você gostou desta receita de pão com farinha de arroz! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões.
A sua avaliação:
Maria Eugenia
Gostei da massa .
A sua avaliação:
Áurea
Fiz ontem, consegui dar o ponto, acrescentando mais líquidos, mas o sabor não agradou. Achei que hoje poderia está mais saboroso, porém me decepcionei pq além de não ter sabor nenhum, estava mais ressecado. Obrigada pela boa vontade em ajudar e desculpe a sinceridade, mas depois de tanto trabalho, ter que jogar no lixo, fico muito triste
Sara Silva
Oi Áurea, obrigada pelo seu comentário. Que pena que você não gostou do sabor!
A sua avaliação:
Áurea
Fiz e deu certo. Coloquei mais líquido pq o da receita ñ é suficiente, mas o sabor não agradou a ninguém aqui em casa, apesar da aparência ter ficado muito bonita
A sua avaliação:
Áurea
Acho que essas medidas não estão corretas pq minha massa ficou parecendo uma farofa. Fui colocando mais água até ficar como mostra a foto e a descrição da receita. Espero ñ ter perdido meu tempo e os ingredientes
A sua avaliação:
Irenilto Lopes da Silva
Boa noite, encontrei esse site e fiquei muito feliz, estou com vários tipos de intolerância alimentar, e essas receitas vai mim ajudar muito, quanto ao fermento que fiquei preocupado, parabéns.
A sua avaliação:
sônia
muito boa esta receita de pão com farinha de arroz fácil!!! fiz pela primeira vez, esse é meu primeiro pão sem glúten e ficou muito gostoso. adicionei mix de sementes na massa e comi com goiabada
Sara Silva
Oi Sônia, que bom que esta sua primeira experiência preparando pão sem glúten deu tão certo! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas sem glúten 🙂
Margarida
Consegui fazer, na 3ª tentativa, o pão a meu gosto!!! Ele cresceu :D juntei duas colheres de linhaça moída e usei quase o dobro de água que indica na receita. Em cima, coloquei sementes de chia. Ficou delicioso!
Sara Silva
Ficou com ótima cara o seu pão, Margarida! Obrigada por compartilhar conosco a fotografia e que bom que você gostou! 🙂
A sua avaliação:
Margarida
Gostei do resultado final! Apesar de achar que o pão deveria ter crescido mais um pouco, mas não sei se se deve ao facto da farinha ter sido pouco moída (era caseira). É estranho se habituar ao sabor (já que estou habituada ao sabor do pão de trigo/milho). Mas fica muito bom e é um pão que sacia :P vou voltar a experimentar mas desta vez com a farinha mais fina. Obrigada!
Sara Silva
Seu pão ficou ótimo, Margarida! Obrigada por compartilhar a fotografia. É normal este pão não crescer muito por conta da falta de glúten.
A sua avaliação:
Leticia e Claudio
As quantidades de sólidos secos e dos líquidos não são coerentes e não se chegará a consistência da massa.
Sara Silva
Oi, Leticia e Claudio. Obrigada pelo vosso comentário, já corrigimos a receita.
Ana
Que tipo de fermento foi usado?
Gabi
O fermento que foi utilizado não é fermento para bolo, pois o fermento para bolo é o químico. O que foi utilizado na receita foi o biológico, utilizado em pães!
Sara Silva
Oi Gabi, é isso mesmo! :)
1 de 7
Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten