Partilhar

Receita de Pão de batata sem glúten

Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. Atualizado: 20 julho 2020
Receita de Pão de batata sem glúten

Atualmente a intolerância ao glúten é uma doença que vai ganhando mais importância. Uma vez que a percentagem de pessoas celíacas tem aumentado e, dado ser um problema que se combate somente com a alimentação, é necessário alterar o preparo e a composição dos alimentos para os converter em "livres de glúten". É o caso dessa receita de pão de batata sem glúten que apresentamos no TudoReceitas.com, uma sugestão de pão sem glúten muito simples, prática e com um sabor excelente. Confira todo o passo a passo e experimente, você irá se surpreender com este incrível sabor!

8 convidados 2h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Pão sem glúten
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por pesar e reunir os ingredientes de que irá precisar para elaborar este delicioso pão de batata sem glúten. O mix de farinhas sem glúten para pão você encontra produto no mercado, consiste numa mistura de várias farinhas sem glúten indicadas para o preparo de receitas de pão. Também pode preparar seu mix de farinhas sem glúten em casa, confira esta receita.

Receita de Pão de batata sem glúten - Passo 1
2

Em seguida cozinhe as batatas: coloque-as em uma panela com água suficiente e deixe cozer até que estejam muito suaves. Uma vez prontas as batatas, retire a casca e esmague em purê.

Receita de Pão de batata sem glúten - Passo 2
3

Em uma tigela funda coloque todos os ingredientes: a farinha sem glúten, o purê de batata, o fermento, o ovo, a água morna e a margarina amolecida. Misture muito bem até obter uma massa homogênea.

Receita de Pão de batata sem glúten - Passo 3
4

Unte uma forma de pão com margarina e enfarinhe. Coloque nela a massa de pão de batata e deixe repousar por 1 a 2 horas em um local ameno, até que dobre de tamanho. Este passo é importante para conseguir um pão sem glúten crescido e com uma consistência fofinha.

Dica: Você pode usar a mesma farinha que usou para o pão para enfarinhar a forma.

Receita de Pão de batata sem glúten - Passo 4
5

Depois de crescer leve a massa de pão sem glúten a assar por 40 minutos a 180ºC. Ao fim desse tempo suba a temperatura para 220ºC e deixe assar por mais 10 minutos, ou até dourar.

Dica: Controle a assadura do pão pois o tempo indicado varia de acordo com os fornos.

Receita de Pão de batata sem glúten - Passo 5
6

Passado esse tempo o seu pão de batata sem glúten está pronto! Este pão é perfeito para acompanhar uma sopa gostosa como a sopa de cebola, carne, peixe e também para preparar um sanduíche.

Procura outras receitas sem glúten? No TudoReceitas poderá encontrar uma vasta variedade, entre as quais o Biscoito amanteigado sem glúten e o Bolo de cenoura sem glúten. Bom apetite!

Dica: Gostou dessa receita? Experimente, avalie, comente e suba a foto do resultado final!

Receita de Pão de batata sem glúten - Passo 6

Se você gostou da receita de Pão de batata sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.

Suba a sua foto de Receita de Pão de batata sem glúten

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pão de batata sem glúten

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
42 comentários
A sua avaliação:
Stefany
Deveria ser especificado na receita o tipo de farinha sem glúten que é utilizada em especial esse mix que contém diversos produtos diferentes de farinha pois da maneira que está na receita dá a entender que qualquer farinha sem glúten utilizada dá certo o que não é verdade pois usei fécula de batata, segui a receita a risca e meu pão ficou horrível, extremamente cascudo por fora, parecendo um pão de queijo por dentro e totalmente pálido.
Ao contrário de muitos comentários que vi de pessoas que já tinha feito algum outro tipo de pão e foram capazes de perceber que a massa precisava de mais líquido eu como nunca havia feito não detectei essa necessidade e com certeza isso contribui ainda mais para o insucesso da receita .
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Stefany, obrigada pelo seu comentário. De fato esta receita deve ser preparada com um mix de farinhas sem glúten para pão, você encontra esse produto no mercado e consiste numa mistura de várias farinhas sem glúten indicadas para o preparo de receitas de pão. Vamos indicar essa informação na receita e esperamos que dê certo da próxima vez que você fizer!
A sua avaliação:
Eliane
Essa receita daria certo com batata doce na mesma proporção?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Eliane, não testámos desse jeito! Se você fizer, conte para nós o que achou.
A sua avaliação:
Nicoly
Olá eu poderia deixar a massa descansar e depois de descansada poderia moldar em bolinhas , ou teria que fazer isso antes?
A sua avaliação:
Anna
Fiz e estou esperando esfriar , comi um pedaço quentinho e gostei bastante, esperando esfriar para ver como vai estar. Mas adianto que quentinho estava leve e gostoso. Eu só usei mais água, 500mL no total e 5 gr de goma xantana.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Anna, seu pão sem glúten de batata ficou maravilhoso! Obrigada pela foto e comentário.
Anna
Quais farinhas e proporções vc usou nessa receita?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Anna, para esta receita foi usado um mix de farinhas sem glúten. Você pode preparar sua própria farinha sem glúten com esta receita: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-mix-de-farinha-sem-gluten-3555.html
Cinthya
Oi
Não posso usar ovo então fiz como ovo de linhaça e acrescentei 1 colher de sopa de pyssillium e vinagre. Usei Mix de farinha pronto sem glúten, então a textura ficou bem diferente, ficou ponto de bola. Está descansando. Tomara que dê certo.
maria inez
Vou fazer, obrigada. No entanto, não vou usar margarina. As nutricionistas não consideram essa substância um alimento. Nem moscas pousam em margarina. Faz mal à saúde. Por que não usar manteiga? Bom final de domingo!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Maria Inez. Nesta receita você pode usar margarina ou manteiga, como preferir 🙂 Depois suba foto do seu pão de batata pronto!
CAMILA
50 GRAMAS DE MARGARINA ENTRA EM QUAL PARTE DO PROCESSO??? NAO FOI FALADO
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Camila, a margarina vai no passo nº 3 junto com os restantes ingredientes. Obrigada pelo seu comentário e quando preparar esta receita conte para nós o que você achou! 🙂
Patrícia
Fiz somente com a farinha de arroz acrescentei mas um ovo e um pouco a mais de água morna mesmo assim a massa ficou com consistência um pouco dura mas vamos ver como vai ficar.. obrigada!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Patrícia, a massa deverá ficar com a consistência como mostra na foto do passo nº4. Conte para nós o que você achou 🙂
Wanda M. R. Colovato
Preciso de uma informação,se eu usar farinha de arroz o que posso adicionar para dar a liga e quanto coloco de farinha de arroz e de outro ingrediente?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Wanda, você pode sim usar farinha de arroz nesta receita na quantidade indicada de farinha sem glúten (500 g). Para garantir a liga, adicione 1 colher de chá de goma xantana.

Receita de Pão de batata sem glúten
1 de 7
Receita de Pão de batata sem glúten

Voltar ao topo da página