Risoto

Receita de Risoto caprese delicioso

 
Mércia Santos
Por Mércia Santos, Colaboradora TudoReceitas. 9 julho 2019
Receita de Risoto caprese delicioso

Pense num arroz cremoso com tomate cereja, parmesão e manjericão. Essa é a receita de risoto caprese delicioso que compartilho aqui no TudoReceitas! Com o passo a passo em fotos mostro para você como fazer risoto caseiro de um jeito bem simples e ao estilo italiano, continue lendo para saber mais detalhes!

O que é caprese? Caprese é o nome dado para a combinação de tomate, manjericão, queijo e azeite, geralmente em forma de salada. A salada caprese é típica da ilha de Capri, na Itália, e representa as cores da bandeira italiana. Neste caso usei os mesmos ingredientes da salada caprese para preparar um risoto de tomate que fica bem aromático e cremoso - sem adição de creme de leite!

Veja abaixo como fazer risoto caprese, receita fácil e gostosa para variar no cardápio de todo o dia.

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas italianas

Ingredientes para fazer Risoto caprese delicioso:

  • Para o caldo de legumes:

Como fazer Risoto caprese delicioso:

1

Para conseguir um risoto caprese bem saboroso recomendo usar um caldo de legumes caseiro. Basta juntar os legumes de sua preferência e temperos com um litro de água e ferver. Neste caso usei tomate, cebola, cenoura, louro e pimenta do reino em grão.

Dica: Os legumes fervidos para o caldo podem ser aproveitados para o preparo de sopa.

Receita de Risoto caprese delicioso - Passo 1
2

Numa outra panela ou frigideira grande refogue bem a cebola picada com uma colher de manteiga e um fio de azeite.

Dica: Não deixe a cebola queimar para evitar gosto aguardo no risoto.

Receita de Risoto caprese delicioso - Passo 2
3

Acrescente o arroz e refogue por 3 minutos ou até os grãos de arroz ficarem ligeiramente transparentes. Coloque o vinho branco e mexa bem até o vinho evaporar, para libertar o álcool.

Receita de Risoto caprese delicioso - Passo 3
4

Em seguida vá adicionando conchas de caldo de legumes já quente enquanto mexe o arroz. Mexa sem parar durante 20-30 minutos, sempre adicionando caldo de legumes quando o arroz secar. Desse jeito você consegue soltar o amido do arroz, que confere cremosidade ao risoto.

Dica: É importante você não parar de mexer o arroz durante esse tempo. Caso contrário seu risoto ficará em papa em vez de cremoso e os grãos de arroz ficarão crus no meio.

Receita de Risoto caprese delicioso - Passo 4
5

Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente os restantes ingredientes principais desta receita: os tomates cerejas cortados ao meio e o manjericão fresco picado grosseiramente.

Receita de Risoto caprese delicioso - Passo 5
6

Mexa por mais uns 3 minutos, para os sabores se agregarem ao risoto e até os grãos de arroz ficarem prontos. Desligue o fogo e finalize com o parmesão e uma colher de manteiga. Acerte o sal após acrescentar o queijo, pois ele já possui sal.

Dica: Para saber se os grãos de arroz estão prontos retire um pouco e prove: você deve sentir os grãos cremosos e ligeiramente crus no interior.

Receita de Risoto caprese delicioso - Passo 6
7

E está pronto seu arroz risoto caprese! Uma ótima pedida para dias frios e sugestão para opções vegetarianas ou para quem não consome carne nem peixe. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou desta receita italiana!

Procurando mais receitas de risoto? Veja estas sugestões:

Dica: Se preferir, também poderá adicionar outro queijo de sua preferência, como a mussarela de búfala ou queijo grana padano.

Receita de Risoto caprese delicioso - Passo 7

Se você gostou da receita de Risoto caprese delicioso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Risoto. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Suba a sua foto de Receita de Risoto caprese delicioso

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Risoto caprese delicioso