Partilhar

Receita de Rosca frita simples

Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 31 julho 2019
Receita de Rosca frita simples

Quem resiste a umas rosquinhas fritas deliciosas, daquelas rosquinhas de padaria que lembram nossa infância e Festas Juninas? Esta receita de rosca frita simples que ensinamos a fazer aqui TudoReceitas é conhecida como donuts na terra dos gringos. Além desta ser uma das sobremesas favoritas das crianças, é simples de fazer em casa e pode ser servida simplesmente com açúcar e canela ou com glacê.

Abaixo compartilhamos os ingredientes e passo a passo em fotos com todas as dicas e truques de como fazer rosquinhas fritas caseiras. Veja como é fácil fazer e como ficam surpreendentemente fofinhas e macias para deliciar todos aí em casa. Você pode inclusivamente preparar esta receita de rosquinhas fritas para vender, com certeza será um sucesso! Experimente.

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para crianças, Frito
Ingredientes para fazer Rosca frita simples:
Também lhe pode interessar: Rosca recheada e trançada
Como fazer Rosca frita simples:
1

Para começar fazendo a massa para rosquinha, em uma tigela grande coloque a farinha e o açúcar e misture. Abra um buraquinho no centro e coloque aí o leite com o fermento dissolvido nele - a isto se chama um vulcão de farinha.

Receita de Rosca frita simples - Passo 1
2

Adicione também no centro a manteiga cortada em pedaços e os ovos levemente batidos. Comece misturando estes ingredientes com a farinha, de dentro para fora, com uma colher ou com as mãos. Depois amasse e sove até obter uma massa com textura lisa e elástica e que desgruda.

Receita de Rosca frita simples - Passo 2
3

Quando a massa das rosquinhas já não grudar nas mãos, modele em forma de bola, coloque de novo na tigela e cubra com um pano ou plástico filme, para manter a umidade da massa. Deixe repousar por 1 hora ou até que dobre de volume.

Dica: Se estiver preparando a massa num ambiente frio, preaqueça um pouco o forno, até que fique morno no interior, desligue e coloque aí a massa repousando. Desse jeito ela crescerá mais depressa.

Receita de Rosca frita simples - Passo 3
4

Após este tempo, a massa já deverá estar crescida. O passo seguinte é sovar um pouco, para retirar o ar, e abrir com um rolo até que fique com cerca de 2-3 cm de altura.

Dica: Polvilhe a superfície e a massa com farinha, para que a massa não grude nela.

Receita de Rosca frita simples - Passo 4
5

Corte a massa em forma de rosquinhas, usando um cortador especial ou qualquer outro que seja redondo (como um copo, por exemplo). Não se esqueça também de cortar um círculo ao centro, usando um acessório redondo menor (exemplos: bico de confeiteiro, tampa de garrafa, etc).

Receita de Rosca frita simples - Passo 5
6

Deixe a massa repousar novamente, desta vez por 30 minutos, para que as rosquinhas aumentem de tamanho e fiquem mais fofinhas. Depois esquente o óleo numa frigideira, frite as rosquinhas até dourarem e retire para um tabuleiro com papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo.

Dica: Uma opção mais saudável é levar as rosquinhas para assar no forno preaquecido a 200ºC por 15-20 minutos.

Receita de Rosca frita simples - Passo 6
7

Polvilhe suas rosquinhas doces com açúcar e canela misturados ou, se quiser, confeite com ganache de chocolate, ganache de morango, glacê de açúcar e limão, glacê real. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de rosquinhas? Confira estas sugestões:

Receita de Rosca frita simples - Passo 7

Se você gostou da receita de Rosca frita simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Roscas e rosquinhas.

Rosquinhas da vovó - dicas e truques para ficarem perfeitas

Se você quer saber como fazer rosquinhas da vovó bem gostosas, existem algumas dicas e truques que vale a pena conhecer! Confira:

  • O segredo das rosquinhas perfeitas está na massa! Para conseguir rosquinhas macias e fofinhas é imprescindível usar fermento de biológico e deixar a massa crescer pelo tempo indicado;
  • No momento de abrir a massa para cortar não esqueça de polvilhar um pouco de farinha na bancada e também na massa, assim evitará que ela grude. Porém não exagere na quantidade de farinha, caso contrário as rosquinhas poderão ficar duras e pesadas;
  • Se você quiser pode congelar as rosquinhas. Para isso modele as rosquinhas, deixe crescer pelo tempo indicado, e coloque no freezer sem fritar;
  • A temperatura ideal do óleo para assar rosquinhas é entre 160ºC e 165ºC, desse jeito as rosquinhas ficarão douradinhas por fora e macias por dentro;
  • Frite as rosquinhas numa frigideira funda, pois elas precisam flutuar no óleo para que fritem por igual, virando-as a cada minuto até ficarem bem douradas.

Com estas dicas com certeza você conseguirá preparar rosquinhas de açúcar deliciosas que ninguém vai conseguir parar de comer. Bom apetite!

Suba a sua foto de Receita de Rosca frita simples

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Ayesha
Meninaaaa, que delícia! Receita perfeita, fiz conforme as orientação e deu super certo, bem fofinha! Todos amaram, muito obrigada por compartilhar! Vou postar uma fotinho aqui depois! Amei!
Ps: o açúcar era mesmo só pra polvilhar nas roscas depois de prontas? Rs... na dúvida coloquei só um pouquinho na massa e deu super certo rs... amei ameiiiii S2 Obrigada :) 😘😘😘
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Ayesha, que bom que você gostou da nossa receita de rosca frita simples! O açúcar vai junto com a farinha. Obrigada pelo seu comentário e ficamos no aguardo da foto de rosca frita simples 🙂
A sua avaliação:
solange
AMO DEMAIS ESTA RECEITA DE ROSCA!!! já fiz ela várias vezes para festa junina e mais e é simplesmente MARAVILHOSAAA massa fofinha e gostosa, amo demais
ERIKA AGUILAR FERREIRA
Boa tarde! Gostaria de saber se alguém já fez essa receita assada, e se sim, gostaria de saber se ficou macia tanto quanto ela frita.
solange
oi erika, a massa fica macia sim, muito gostosa!! melhor comer no dia em que preparou, porque fica um pouco ressequida no dia seguinte
Josete
Excelente receita. ADOREI. Farei sempre que puder. Agora final de ano farei para os colegas de trabalho. É muito boa a receita, custa pouco e é deliciosa. Parabéns. Obrigada.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Valeu Josete, obrigada pelo seu comentário! Da próxima vez que preparar suba a foto das suas roscas :)
ILZE HELENA DA CONCEIÇÃO
AMEI....

Receita de Rosca frita simples
1 de 8
Receita de Rosca frita simples

Voltar ao topo da página