Carne bovina

Receita de Vaca atolada na panela de pressão

Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 27 maio 2021
Receita de Vaca atolada na panela de pressão

A vaca atolada é uma comida aconchegante, típica comida caseira do interior, bastante popular em Minas Gerais e em outras regiões do país. Mas, para quem está se questionando o que é vaca atolada, a explicação é bem simples: o prato consiste num cozido de carne bovina (geralmente a costela) com mandioca (aipim ou macaxeira) que se desmancha levemente durante o cozimento.

Tradicionalmente, a costela bovina deve ser levada ao fogo para cozinhar até ficar macia e em seguida é acrescentada a mandioca para cozinhar até quase desmanchar. Costuma ser um prato de preparo demorado, por isso estamos trazendo para você uma receita de vaca atolada feita na panela de pressão, sem perder a essência e o sabor dessa comida típica tão apreciada, com a vantagem de ter preparo mais rápido e prático.

Vamos acompanhar o passo a passo com fotos dessa deliciosa receita de vaca atolada na panela de pressão aqui no TudoReceitas? Confira abaixo todos os detalhes e faça logo essa receita bem tradicional e ótima para fazer no dia a dia com ingredientes simples que sempre temos em casa.

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Popular no Outono-Inverno, Panela de pressão, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Vaca atolada na panela de pressão:
Também lhe pode interessar: Músculo com mandioca na panela de pressão
Como fazer Vaca atolada na panela de pressão:
1

Separe os ingredientes necessários para o preparo desta receita de vaca atolada na pressão. O corte de costela bovina deve ter gordura, mas não em excesso, já que ela contribuiu com sabor e nutrientes para esta receita.

Dica: se não quiser usar extrato de tomate na receita, inclua mais um tomate bem maduro à receita.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 1
2

Descasque a mandioca e corte-a em pedaços médios (em formato retangular ou quadrado). Pique o tomate e o cheiro verde. Corte a cebola em tirinhas ou pique-as, se preferir. Amasse os dentes de alho. Corte as folhas de couve em tirinhas finas.

Dica: algumas versões tradicionais da vaca atolada não mencionam a introdução das folhas de couve, mas garantimos que essa verdura irá enriquecer e trazer ainda mais sabor a este delicioso prato.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 2
3

Numa panela de pressão média, aqueça o óleo e adicione os pedaços de costela bovina para refogar, selando todos os lados da carne.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 3
4

Adicione a cebola e deixe refogando por alguns minutos.

Dica: se quiser dar um toque especial ao refogado, inclua neste momento 3 colheres de sopa de aguardente (cachaça) para acentuar o sabor e espere refogar até o álcool evaporar.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 4
5

Adicione o tomate e o alho e refogue mais um pouco.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 5
6

Junte o extrato de tomate e misture bem. Continue refogando, mexendo de vez em quando.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 6
7

Tempere com sal e pimenta do reino e misture bem.

Dica: outras opções de tempero para vaca atolada incluem tempero baiano, pimentão e colorau. Na dúvida, use os temperos da sua preferência!

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 7
8

Adicione a água quente e a mandioca cortada em pedaços.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 8
9

Coloque metade do cheiro verde e se certifique de que a água cobriu todos os ingredientes, sem passar da medida de segurança da panela de pressão. Feche a panela e deixe cozinhar por 40 minutos a partir do momento que iniciar a pressão.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 9
10

Desligue o fogo após esse tempo e espere a pressão sair completamente. Abra a panela e verifique se a mandioca está cozida e macia, picando-a com um garfo ou faca. Caso ainda não esteja cozida, deixe mais 10 minutos na pressão.

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 10
11

Por fim, acrescente as tirinhas de couve e deixe a vaca atolada cozinhando (sem pressão) por mais 5 minutos ou até que a couve reduza levemente.

Dica: a caldo da vaca atolada ficará bem espesso, devido à mandioca que vai se desmanchando no caldo. Por esse motivo o prato vaca atolada se assemelha a um ensopado, ótimo para os dias mais frios!

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 11
12

Desligue o fogo e sirva esta receita de costela com mandioca na panela de pressão em seguida, acompanhada de arroz e salada. Decore com o cheiro verde restante e se prepare para receber muitos elogios!

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 12
13

Esperamos que você tenha apreciado essa suculenta e deliciosa receita de vaca atolada feita na panela de pressão. Bom apetite!

Procurando mais receitas de carne na panela de pressão? Confira:

Receita de Vaca atolada na panela de pressão - Passo 13

Se você gostou da receita de Vaca atolada na panela de pressão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Vaca atolada na panela de pressão

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Gilberto
Esse prato é maravilhoso! Preparado na panela de pressão ganhamos mais tempo, sem perder o sabor da costela com a mandioca. Aprovado!
1 de 14
Receita de Vaca atolada na panela de pressão