PARTILHAR

15 receitas de bacalhau para o Natal

Letícia Lima
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 10 dezembro 2021
15 receitas de bacalhau para o Natal

Quando pensamos em receitas para cardápio de Natal, sempre lembramos do clássico bacalhau. Esse peixe branco, baixo em calorias e saboroso pode ser cozinhado de vários jeitos e sempre garante uma preparação sofisticada para a noite mais especial do ano. Mas, para evitar cara feia à mesa, não esqueça que o bacalhau deve ser demolhado antes do preparo (um ou dois dias com troca de água regular). Depois disso pode cozinhar do jeito que a família mais gostar!

Se você está procurando receitas de bacalhau para o Natal, confira as sugestões que temos para você aqui no TudoReceitas. Receitas passo a passo com fotos, simples, práticas e saborosas que certamente agradarão a toda a família. Experimente!

Também lhe pode interessar: Salada de bacalhau para o Natal

Salada de bacalhau para o Natal

Quando falamos em cardápio de ceia de Natal, muitas pessoas gostam de preparar duas opções de prato principal: uma de peixe e outra de carne. Esse é um jeito esperto de agradar a todos e garantir variedade na ceia. Se é o seu caso, prepare uma salada de bacalhau prática e rápida, que pode também ser servida fria como entrada, assim sobrará tempo para outras comidinhas! Veja: salada de bacalhau para o Natal.

15 receitas de bacalhau para o Natal - Salada de bacalhau para o Natal

Salada de bacalhau simples para o Natal

Uma das receitas de bacalhau para o Natal mais pedidas é a salada de bacalhau e batata. É uma receita bem prática que, mesmo com poucos ingredientes, fica gostosa e geralmente agrada a todos! Nela as batatas são cozidas e o bacalhau pode ser cozido também ou refogado. Depois você monta camadas numa assadeira e, se quiser, pode levar ao forno para dourar. Confira: receita de salada de bacalhau com batata.

15 receitas de bacalhau para o Natal - Salada de bacalhau simples para o Natal

Bacalhau de Natal gratinado

Nossa receita de bacalhau gratinado com maionese e purê de batata é uma preparação um pouco demorada mas muito saborosa e sofisticada para servir na ceia ou no almoço de Natal. Nela vai purê de batatas, bacalhau, maionese e pão ou broa em migalhas que conferem uma mistura de sabores e texturas maravilhosa. Acompanhe com uma salada de folhas verdes e sua refeição de Natal será certamente um sucesso!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau de Natal gratinado

Bacalhau de Natal à portuguesa

O bacalhau à portuguesa, ou bacalhoada, é uma receita popular tanto no Natal como na Páscoa. Em Portugal este prato é chamado de 'bacalhau com todos' porque o bacalhau é servido com vários legumes e acompanhamentos: batata, couve, cebola, ovo, pimentão... aqui os gostos acabam influenciando o resultado final, por isso você pode retirar ou acrescentar ingredientes ao seu gosto. Veja como fazer bacalhau de Natal à portuguesa.

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau de Natal à portuguesa

Bacalhau ao forno tradicional

Falando em receitas de bacalhau portuguesas, não deixe de conferir também esta receita de bacalhoada tradicional portuguesa bem prática, fácil e que fica uma delícia! Os ingredientes todo o mundo tem em casa, basta cozer o bacalhau, levar ao forno com o acompanhamento respetivo e deixar assar por 20-30 minutos. Não deixe de preparar esta sugestão de bacalhau ao forno tradicional que se tornará numa favorita em sua casa!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau ao forno tradicional

Torta de bacalhau para o Natal

Se você quer servir bacalhau de Natal de um jeito diferente, aposte nesta receita de torta de bacalhau simples que vai deixar todos saciados! Nessa receita você prepara a massa da torta no liquidificador e monta na assadeira com o recheio simples de bacalhau e cebola. Depois é só assar até dourar! Se preferir uma torta de bacalhau com massa podre, confira essa nossa sugestão que inclui também legumes e molho branco no recheio.

15 receitas de bacalhau para o Natal - Torta de bacalhau para o Natal

Escondidinho de bacalhau para o Natal

Outro jeito de surpreender com uma receita de bacalhau que Natal que não é tão óbvia assim é preparando um escondidinho de bacalhau. Aqui no TudoReceitas mostramos também como fazer escondidinho de bacalhau com puré de batata, basta conferir nossa receita passo a passo e substituir o peixe indicado por bacalhau dessalgado. Ficará tão gostoso que até melhor cozinheira da sua família vai elogiar!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Escondidinho de bacalhau para o Natal

Bacalhau desfiado para o Natal

Quando falamos em receitas com bacalhau desfiado, as possibilidades são quase infinitas! Desde bolinho de bacalhau, a arroz com bacalhau, passando pelo bacalhau refogado, as opções agradam a todos. Mas, no Natal, sempre procuramos fazer receitas de bacalhau mais elegantes e fugindo dos clássicos do cotidiano, não é mesmo? Por isso esta receita de bacalhau espiritual é uma escolha certa! Preparada com cenoura, pão e molho branco, o resultado é um bacalhau muito cremoso para provar e repetir!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau desfiado para o Natal

Bacalhau cremoso de Natal

O nome pode não soar a prato sofisticado, mas garantimos que esta receita de fricassé de bacalhau simples fica uma delícia! Esta é nossa sugestão de bacalhau cremoso de Natal para fugir das sugestões tradicionais, com a garantia de agradar até à criança com mais frescura pela comida. Confira o passo a passo e aposte nesta delícia simples para este Natal!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau cremoso de Natal

Bacalhau à Zé do Pipo para o Natal

O bacalhau ao Zé do Pipo é outra receita de bacalhau tradicionalmente portuguesa, geralmente reservada para ocasiões especiais. Este é um bacalhau com purê gratinado muito gostoso para quem procura uma receita de bacalhau simples para o Natal sem prescindir da elegância característica desta ocasião do ano.

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau à Zé do Pipo para o Natal

Bacalhau com natas para o Natal

O bacalhau com natas, também chamado de bacalhau com creme de leite, é mais uma sugestão de bacalhau muito cremoso para servir na noite mais especial do ano. Esta receita dispensa acompanhamento pois ela própria é um prato principal com batata, bacalhau e molho cremoso que, para ficar ainda mais apetitosa, vai gratinar no forno antes de servir. Experimente e com certeza não vai se arrepender!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau com natas para o Natal
Imagem: deliciouswordflux.com

Bacalhau para o Natal ao molho de tomate

É certo que a grande maioria das receitas de bacalhau para o Natal incluem batata no seu preparo, ainda que cozinhada e apresentada de jeitos diferentes. Se você procura receitas de bacalhau sem batata para variar no cardápio, o jeito é procurar receitas de postas ou de lombos de bacalhau preparados individualmente, ou seja, sem o clássico acompanhamento de batata e cebola. Mas, se ao mesmo tempo você não quer fugir aos sabores tradicionais, esta receita de bacalhau ao molho de tomate é escolha segura. Confira e prepare sem erro!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau para o Natal ao molho de tomate

Bacalhau light para o Natal

Se a saúde e a alimentação saudável são preocupações suas e da sua família também no Natal, deixe de fora as receitas com batata, com creme de leite e com molho branco e simplifique preparando nossa receita de bacalhau com legumes ao forno. Ela faz lembrar o clássico ratatouille de legumes francês, por isso tem um je ne sais quoi de sofisticação. Confira a receita e prepare para deliciar todos!

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau light para o Natal

Bacalhau diferente para o Natal

Se sua família não é tão tradicional assim e aceita de bom grado receitas diferentes daquelas que todo o mundo prepara para a ceia, surpreenda-os com esta receita de bacalhau diferente para o Natal! Você precisa apenas de bacalhau, alho, azeite, vinho, farinha de trigo e alguns temperos básicos. Esta receita de bacalhau simples ao molho fica pronta em menos de 30 minutos e muito gostosa para servir com farofa e arroz natalino, entre outras opções.

15 receitas de bacalhau para o Natal - Bacalhau diferente para o Natal

Suflê de bacalhau

E terminamos nossas sugestões de bacalhau para a ceia de Natal com uma sugestão inusitada mas igualmente elegante e perfeita para servir até como entrada: suflê de bacalhau. Mas atenção: esta não é uma receita de suflê de bacalhau qualquer: nela vai uma boa quantidade de legumes, incluindo batata. Experimente: suflê de bacalhau com batata.

15 receitas de bacalhau para o Natal - Suflê de bacalhau

Se gostou do artigo 15 receitas de bacalhau para o Natal, sugerimos que entre na nossa categoria de Bacalhau.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
antonia
parece tudo muito bom quero exprementar
A sua avaliação:
Joede Neves
Boa tarde, na receita de escondidinho de bacalhau foi apresentada a receita c meluza, poderia enviar c bacalhau? Posso substituir por batata doce?
Grata
Equipe TudoReceitas
Oi Joede, tem aqui a receita de escondidinho de bacalhau: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-escondidinho-de-bacalhau-com-batata-9163.html No entanto você pode seguir essa receita de escondidinho de merluza e substituir a merluza pelo bacalhau. Pode também fazer com batata doce, sim! Experimente e conte para nós o que você achou.
A sua avaliação:
Rosaura Barbosa
olá, achei maravilhosas essas sugestões. gostaria também de receber receitas de bacalhau no forno para o natal
A sua avaliação:
Maria Antónia Pereira
Gostaria de receber no meu mail esta página de receitas de bacalhau, porque são todas ótimas. Obrigada!
15 receitas de bacalhau para o Natal
Imagem: deliciouswordflux.com
1 de 16
15 receitas de bacalhau para o Natal

Voltar ao topo da página