PARTILHAR

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. Atualizado: 7 março 2019
Receita de Pernil de porco assado com abacaxi

Procurando receitas para a ceia de Natal? Confira esta sugestão do TudoReceitas.com para prato principal! O pernil de porco assado com abacaxi é uma opção saborosa e mais econômica que o tradicional peru recheado, que poderá também ser servida em outras ocasiões especiais como o Dia de Ação de Graças. Confira abaixo esta receita de Natal passo a passo e experimente!

8 convidados 4h Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, Ideal acompanhar com vinho branco, No forno
Ingredientes para fazer Pernil de porco assado com abacaxi:
  • Para o molho de abacaxi:
Também lhe pode interessar: Pernil de porco na panela
Como fazer Pernil de porco assado com abacaxi:
1

O primeiro passo para fazer esta receita de pernil de porco assado é reunir os ingredientes. Escolha o pernil em função da quantidade de pessoas para quem irá cozinhar esta receita.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 1
2

Em seguida prepare a carne para marinar, começando por cortar o excesso de gordura do pernil. Depois amarre o pernil com fio barbante, para que mantenha a sua forma durante toda a preparação desta receita natalina.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 2
3

Prepare a marinada colocando no liquidificador ou processador de alimentos o pimentão sem sementes e a cebola, ambos cortados em pedaços. Acrescente uma lata de cerveja e bata tudo, até obter uma espécie de purê. Depois acrescente o alho-poró, também em pedaços, e volte a bater.

Dica: Pode substituir a cerveja por vinho branco.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 3
4

Coloque o pernil de porco num recipiente grande (de preferência com tampa) e verta sobre ele o preparado anterior e os restantes ingredientes da marinada: a pasta de alho, as cervejas, a mostarda e o molho escuro. Misture tudo.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 4
5

Termine com as folhas de louro, o tomilho e a pimenta do reino, volte a misturar e tampe. Deixe marinando na geladeira por 24 a 48 horas, para que o sabor do pernil de porco fique bem apurado!

Dica: Quando mais tempo a carne ficar marinando, mais sabor terá!

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 5
6

Após o tempo indicado, prepare-se para começar cozinhando o pernil. Para isso tempere a carne com sal e pimenta leve ao fogo médio uma frigideira grande com um pouco de óleo. Quando estiver quente, sele o pernil, ou seja, doure-o bem por fora, para que se mantenha tenro por dentro quando for a assar no forno.

Dica: Ignore este passo se tiver escolhido uma peça grande e pesada, pois será difícil manuseá-la na frigideira.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 6
7

Depois de selar a carne, coloque-a numa assadeira que possa ir ao forno e regue com a marinada. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 250ºC. O tempo de cozimento depende do peso do pernil, por isso conte 15-20 minutos por cada quilo.

Dica: Para verificar o estado de cozimento da carne, retire-a, faça um corte ao meio e observe a coloração no interior.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 7
8

Quando a carne estiver ao seu gosto, retire do forno e acrescente sobre ela a rapadura desfeita ou o mel, para conferir um sabor doce e aspeto caramelado à carne. Leve de novo ao forno por 15 minutos, ou até ficar dourada.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 8
9

Enquanto isso, prepare o molho de abacaxi desta saborosa receita de Natal. O primeiro passo é descascar e cortar em cubos pequenos o abacaxi e o pimentão.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 9
10

Numa panela funda em fogo médio com um pouco de óleo, salteie o abacaxi e o pimentão temperados com sal, pimenta do reino e pasta de alho a gosto, até que fiquem dourados.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 10
11

Cubra com água quente, adicione o gengibre e deixe ferver em fogo médio até que o molho reduza e fique com consistência de caramelo. Desligue o fogo e, se quiser, bata este molho agridoce de abacaxi, para ficar homogêneo, ou deixe assim mesmo.

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 11
12

Retire o pernil assado do forno, corte o fio barbante e corte a carne em fatias, para ficar pronta a servir. Quando ao suco que ficou na assadeira, você pode aproveitar para cozinhar outras peças de carne ou servir como molho, pois é muito rico em sabores!

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 12
13

Finalmente sirva o pernil de porco com o molho agridoce preparado anteriormente e acompanhe com, por exemplo, arroz de amêndoa. Bom apetite!

Não deixe de experimentar esta saborosa receita de pernil de porco assado com abacaxi e dizer-nos o que achou!

Receita de Pernil de porco assado com abacaxi - Passo 13

Se você gostou da receita de Pernil de porco assado com abacaxi, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pernil.

Suba a sua foto de Receita de Pernil de porco assado com abacaxi

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
Receita de Pernil de porco assado com abacaxi
1 de 14
Receita de Pernil de porco assado com abacaxi

Voltar ao topo da página ↑