Partilhar

Receita de Acelga ao vapor com batata

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora no TudoReceitas. 20 setembro 2018
Receita de Acelga ao vapor com batata

Esta receita de acelga ao vapor com batata é perfeita para incluir num cardápio de alimentação saudável e alimentação vegetariana/vegana porque é um acompanhamento saudável, nutritivo e saboroso! Confira aqui no TudoReceitas nosso passo a passo e descubra como fazer acelga de um jeito bem fácil e baixo em calorias. Perfeita para servir junto com seu almoço ou jantar ou preparar com outros ingredientes e assim conseguir uma salada de acelga ainda mais nutritiva. Experimente!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Ao vapor
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Acelga à milanesa
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Lave bem as acelgas e, com as mãos ou com uma faca, corte em pedaços. Descasque e corte as batatas em fatias não muito pequenas nem muito grandes.

Receita de Acelga ao vapor com batata - Passo 1
2

Leve ao fogo uma panela com água e, quando começar a ferver, encaixe nela a bandeja ou acessório de assar no vapor. Coloque nele as acelgas, as batatas e, se você quiser, o dente de alho e meia cebola picados também.

Dica: O alho e a cebola são ingredientes opcionais que conferem mais sabor a esta receita com acelga.

Receita de Acelga ao vapor com batata - Passo 2
3

Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe e deixe cozinhar as batatas e a acelga no vapor durante 15-20 minutos em fogo médio ou até as batatas ficarem ao seu gosto - neste caso aconselhamos que cozinhe as batatas até desfazerem.

Receita de Acelga ao vapor com batata - Passo 3
4

Após o passo anterior coloque a acelga e a batata num bowl, se quiser adicione páprica e misture. Está pronta sua acelga ao vapor com batata! Bem simples de preparar, não é mesmo? Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Agora que você sabe como fazer acelga no vapor, confira também estas receitas com acelga:

Receita de Acelga ao vapor com batata - Passo 4

Se você gostou da receita de Acelga ao vapor com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Acelga.

Benefícios da acelga

A acelga é um alimento funcional que tem vindo a tornar-se cada vez mais popular devido aos seus benefícios. Seu sabor é um pouco diferente, meio amargo e picante, porém fica mais suave após ser cozinhado.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você os principais benefícios da acelga e razões porque deve incluir esta hortaliça na sua alimentação:

  • A acelga é considerada um dos vegetais mais nutritivos do mundo, só perdendo para o espinafre1;
  • A acelga é uma boa fonte de fibras que, além de ajudarem a saciar, regulam o funcionamento dos intestinos2;
  • 100 gramas de acelga crua contêm 379 mg de potássio, 81 mg de magnésio, 51 mg de cálcio e 46 mg de fósforo e apenas 19 calorias2;
  • Devido ao elevado teor de cálcio e magnésio na sua composição, a acelga auxilia a prevenir a anemia, a melhorar a saúde dos ossos e a prevenir cãibras, sendo benéfica para melhorar e manter a saúde dos músculos.
  • O potássio presente na acelga ajuda a diminuir a hipertensão arterial de forma natural e, por isso, a prevenir doenças cardiovasculares.

Consuma acelga crua, preparando uma salada de acelga, para usufruir de todos estes benefícios da melhor forma, e varie no cardápio confeccionando receitas de acelga refogada, no vapor, assada e mais. Bom apetite!

Referências

Suba a sua foto de Receita de Acelga ao vapor com batata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Acelga ao vapor com batata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Acelga ao vapor com batata
1 de 5
Receita de Acelga ao vapor com batata

Voltar ao topo da página