Partilhar

Receita de Alcatra suína assada

 
Por abgail. 20 fevereiro 2019
Receita de Alcatra suína assada

Você conhece alcatra suína? Essa é uma peça de carne tenra e suculenta, o sabor lembra costelinha porém contém menos gordura. A alcatra de porco é usada para assados, grelhados e churrascos sem perder sua maciez.

Aqui no TudoReceitas mostro deixo para você uma sugestão de como fazer alcatra suína no forno acompanhada de cenoura e um molho feito a partir do caldo da cocção da carne. Fica muito saborosa e perfeita para um almoço especial de domingo, a comemoração de aniversário e mais. Prepare esta receita de alcatra suína assada com minhas dicas e com certeza vai render muitos elogios!

4 convidados 3h Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Alcatra suína com molho barbecue
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Limpe a carne do excesso de gordura, deixando um pedaço de toucinho na peça para que não resseque enquanto assa. Numa tigela misture as pimentas, o sal, o mix de ervas e a lemon pepper. Esfregue esses temperos na carne e deixe descansar por 18 horas - se não for possível deixe por, no mínimo, 2-3 horas.

Dica: A lemon pepper é um tempero cítrico muito usado na Europa e os Estados Unidos.

Receita de Alcatra suína assada - Passo 1
2

Passado o tempo de descanso da carne coloque-a em uma forma, junte a ela as cenouras cortadas em rodelas e a cabeça de alho cortada ao meio. Regue com 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico, envolva a forma em papel alumínio e leve ao forno a 150 graus por 2 horas e 30 minutos.

Dica: O vinagre balsâmico confere um toque adocicado à carne e ajuda a dourar, por isso não deixe de usar.

Receita de Alcatra suína assada - Passo 2
3

Após o período indicado retire a carne assada no forno com papel alumínio e verifique se a está macia, picando-a com um garfo ou uma faca. Se estiver retire o papel alumínio, reserve o caldo que se formou e o alho numa panela e retire as cenouras para outro recipiente. Volte com a carne ao forno, sem cobrir, para dourar.

Receita de Alcatra suína assada - Passo 3
4

Leve ao fogo o caldo da cocção da carne, a cabeça de alho e o restante vinagre balsâmico. Quando ferver baixe o fogo e deixe ferver novamente, mexendo sempre até engrossar. Quando o molho para carne alcatra estiver espesso o suficiente desligue o fogo, coe e coloque numa molheira.

Dica: Para engrossar o molho mais rápido acrescente 1/2 colher de sobremesa de amido de milho dissolvida em um pouco de água.

Receita de Alcatra suína assada - Passo 4
5

Retire a alcatra assada do forno e distribua as cenouras na forma. Leve o prato à mesa juntamente com o molho, prove e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Gostou desta sugestão de alcatra assada no forno? Veja também estas receitas de carne para assar no forno:

Dica: Sugestão de acompanhamento: arroz com batata doce, tomate picado com cebola e as cenouras assadas.

Receita de Alcatra suína assada - Passo 5

Se você gostou da receita de Alcatra suína assada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Alcatra e maminha.

Suba a sua foto de Receita de Alcatra suína assada

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Alcatra suína assada

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Alcatra suína assada
1 de 6
Receita de Alcatra suína assada

Voltar ao topo da página