Arroz com legumes

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 2 julho 2020
Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada

O arroz com lentilha é um clássico da gastronomia árabe. Se lhe juntarmos cebola caramelizada vira uma das receitas de final de ano mais tradicionais! Acredita-se que consumir lentilhas na última noite do ano atrai a prosperidade e abundância. Verdade ou mito, vale a pena preparar essa receita porque ela é tudo de bom!

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer arroz com lentilha e cebola caramelizada ao estilo árabe (chamado de mjadra). Prepare esta receita bem facilmente com apenas 3 ingredientes principais: arroz, lentilha e cebola! Os temperos ficam por conta do gosto de cada um, mas nós indicamos abaixo algumas sugestões que proporcionam um gostinho mais característico nessa receita.

Confira abaixo todos os detalhes de como conseguir cebolas caramelizadas crocantes sem erro para servir com esse arroz árabe e deliciar todos!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Receitas de Ano novo, Cozido, Receitas da Arábia Saudita
Ingredientes para fazer Arroz com lentilha e cebola caramelizada:
Também lhe pode interessar: Arroz com lentilhas e calabresa
Como fazer Arroz com lentilha e cebola caramelizada:
1

Primeiramente coloque as lentilhas de molho em água filtrada por 4 a 6 horas, isso é importante para que cozinhem mais depressa, praticamente ao mesmo tempo que o arroz. Depois escorra e enxague.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 1
2

Enquanto isso comece preparando a cebola árabe: corte pela metade 2 cebolas já descascadas, depois corte em meia-lua mantendo as fatias mais ou menos com a mesma espessura. Coloque as cebolas num escorredor com um prato por baixo, polvilhe 2 colheres de sopa de sal e reserve por 30 minutos.

Dica: Deixar a cebola no sal é um truque para deixar ela mais sequinha na hora de caramelizar!

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 2
3

Pique em cubinhos a cebola restante e leve ao fogo numa panela com 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Deixe refogar até ficar macia e acrescente os temperos: cominhos, páprica, pimenta do reino e sal. Misture e deixe por mais 1 minuto.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 3
4

Depois coloque as lentilhas e 1 xícara de água, caldo de legumes ou caldo de galinha. Tampe e deixe cozinhar por 10 minutos no fogo médio.

Dica: Aconselhamos usar caldo caseiro no lugar da água porque, além de deixar a receita mais saborosa, também contém mais nutrientes que a água somente.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 4
5

De volta à cebola, retire-a do escorredor e espalhe sobre 2-3 folhas de papel absorvente, como na foto. Cubra com mais 2-3 folhas e pressione, para que a cebola fique sequinha.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 5
6

Leve ao fogo médio uma frigideira com as outras 2 colheres de sopa de azeite e coloque aí a cebola. Deixe refogar por 5 minutos ou até ficar macia.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 6
7

Enquanto a cebola está amaciando, adicione o arroz na panela das lentilhas e coloque também mais 1 xícara de água ou caldo. Tempere com 1 colher de sopa rasa de sal, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 15 minutos.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 7
8

Fique de olho na sua cebola quando ela ficar macia e começar a dourar. Nesse momento baixe o fogo e deixe por mais 10-15 minutos. Mexa de vez em quando, para caramelizar bem sem queimar.

Dica: Para acelerar o processo de caramelização, se quiser coloque 1 colher de sopa de açúcar na cebola e mexa.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 8
9

Confira o ponto do arroz de lentilhas após 5-10 minutos de cozimento e, se estiver secando, coloque a terceira xícara de água ou caldo. Dependendo da variedade de arroz usada poderá não ser necessário colocar toda a água.

Dica: Para saber se o arroz está pronto simplesmente retire um pouco dele com um garfo e prove: o arroz e as lentilhas deverão estar macios, mas não desmanchando.

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 9
10

Quando o arroz de lentilhas estiver pronto e a cebola estiver bem caramelizada é só servir junto! Este prato típico do Oriente Médio vai bem como acompanhamento de carnes vermelhas e pode ser uma solução de receita vegana para a ceia, porque pode ser comido sozinho também. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de lentilhas? Veja estas sugestões:

Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada - Passo 10

Se você gostou da receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arroz com legumes.

Suba a sua foto de Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Arroz com lentilha e cebola caramelizada