Partilhar

Receita de Broto de samambaia

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 12 agosto 2019
Receita de Broto de samambaia

Você sabia que o broto de samambaia é um acompanhamento culinário tradicional no Estado de Minas Gerais e em regiões do Espírito Santo? Algumas pessoas se questionam se samambaia é comestível porque ela está envolta em alguma polêmica - se não for bem preparada, seus níveis de toxicidade pode comprometer a saúde humana. Porém a samambaia é popular no preparo de receitas como costelinha com broto de samambaia e broto de samambaia com carne moída e é muito apreciada também na culinária japonesa (onde é chamada de warabi).

Se você está procurando como fazer broto de samambaia e como tirar o amargo do broto de samambaia, continue aqui no TudoReceitas para conferir nossas dicas bem simples. Veja como fazer esta receita de broto de samambaia refogada para acompanhar suas preparações culinárias e variar no cardápio!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Refogado, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Legumes salteados com shoyu
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiramente é importante saber como escolher broto de samambaia. Use somente os brotos jovens da samambaia silvestre ou samambaia do mato, ou seja, as folhinhas jovens que ainda se encontram com a ponta curvada, como na foto.

Dica: Em algumas regiões do Brasil você encontra brotos de samambaia à venda em mercados municipais. A espécie de samambaia indicada para consumo é a samambaia Pteridium aquilinum (L.) Kuhn.

Receita de Broto de samambaia - Passo 1
2

Para eliminar o amargo e a toxicidade da samambaia coloque os brotos numa panela com água até cobrir e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe até ferver e escorra, desprezando a água. Enxague os brotos e repita o procedimento mais duas vezes com água filtrada e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio de cada vez.

Receita de Broto de samambaia - Passo 2
3

Leve ao fogo uma frigideira com o óleo, os dentes de alho picadinhos ou amassados e a pimenta calabresa. Quando os alhos começarem a dourar coloque os brotos de samambaia e refogue junto por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Receita de Broto de samambaia - Passo 3
4

O ponto dos brotos de samambaia é quando estão macios, mas ainda levemente duros - al dente. Experimente esta receita, diga nos comentários o que você achou e suba foto dos seus brotos de samambaia prontos. Bom apetite!

Os brocos de samambaia vão bem como acompanhamento destas receitas de carne:

Receita de Broto de samambaia - Passo 4

Se você gostou da receita de Broto de samambaia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros legumes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Bibliografia

Suba a sua foto de Receita de Broto de samambaia

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Broto de samambaia

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Broto de samambaia
1 de 5
Receita de Broto de samambaia

Voltar ao topo da página