Outros legumes

Receita de Broto de samambaia

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 1 fevereiro 2021
Receita de Broto de samambaia

Você sabia que o broto de samambaia é um acompanhamento culinário tradicional no Estado de Minas Gerais e em regiões do Espírito Santo? Algumas pessoas se questionam se samambaia é comestível porque ela está envolta em alguma polêmica - se não for bem preparada, seus níveis de toxicidade pode comprometer a saúde humana. Porém a samambaia é popular no preparo de receitas como costelinha com broto de samambaia e broto de samambaia com carne moída e é muito apreciada também na culinária japonesa (onde é chamada de warabi).

Se você está procurando como fazer broto de samambaia e como tirar o amargo do broto de samambaia, continue aqui no TudoReceitas para conferir nossas dicas bem simples. Veja como fazer esta receita de broto de samambaia refogada para acompanhar suas preparações culinárias e variar no cardápio!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Refogado, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Broto de samambaia:

Também lhe pode interessar: Legumes salteados com shoyu

Como fazer Broto de samambaia:

1

Primeiramente é importante saber como escolher broto de samambaia. Use somente os brotos jovens da samambaia silvestre ou samambaia do mato, ou seja, as folhinhas jovens que ainda se encontram com a ponta curvada, como na foto.

Dica: Em algumas regiões do Brasil você encontra brotos de samambaia à venda em mercados municipais. A espécie de samambaia indicada para consumo é a samambaia Pteridium aquilinum (L.) Kuhn.

Receita de Broto de samambaia - Passo 1
2

Para eliminar o amargo e a toxicidade da samambaia coloque os brotos numa panela com água até cobrir e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe até ferver e escorra, desprezando a água. Enxague os brotos e repita o procedimento mais duas vezes com água filtrada e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio de cada vez.

Receita de Broto de samambaia - Passo 2
3

Leve ao fogo uma frigideira com o óleo, os dentes de alho picadinhos ou amassados e a pimenta calabresa. Quando os alhos começarem a dourar coloque os brotos de samambaia e refogue junto por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Receita de Broto de samambaia - Passo 3
4

O ponto dos brotos de samambaia é quando estão macios, mas ainda levemente duros - al dente. Experimente esta receita, diga nos comentários o que você achou e suba foto dos seus brotos de samambaia prontos. Bom apetite!

Os brocos de samambaia vão bem como acompanhamento destas receitas de carne:

Receita de Broto de samambaia - Passo 4

Se você gostou da receita de Broto de samambaia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros legumes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Bibliografia
  • https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/a-toxicidade-do-broto-de-samambaia-pteridium-aquilinum-e-a-saude-humana/13988
  • http://alimentacaoviva.blogspot.com/2008/04/broto-de-samambaia-to-txico-quanto.html

Suba a sua foto de Receita de Broto de samambaia

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 5
Receita de Broto de samambaia