Receita de Espaguete de pupunha ao molho pesto
Vamos aprender a fazer espaguete de pupunha ao molho pesto? O nome soa a prato sofisticado, mas eu garanto que esta receita de espaguete pupunha é bem fácil! Não sabe o que é pupunha? É simplesmente uma variedade de palmito cortado em tirinhas finas, parecendo esparguete - confira mais detalhes no final da receita. É uma opção low carb para quem cuida da alimentação e procura alternativas leves ao macarrão. Aqui no TudoReceitas você encontra várias receitas com pupunha, este macarrão de pupunha ao pesto que apresentamos abaixo é uma receita vegetariana que vai bem como prato principal ou acompanhamento. Experimente!
Ingredientes para fazer Espaguete de pupunha ao molho pesto:
Como fazer Espaguete de pupunha ao molho pesto:
Como fazer espaguete de pupunha? Simplesmente rale os palmitos num ralados ou mandolina até obter fios semelhantes a espaguete. Escalde na água fervente com um pouco de sal por 3-5 minutos, retire e deixe escorrer.
Dica: Adicione à água a mesma quantidade de sal que você usa para cozinhar macarrão.
Num processador ou no liquidificador bata os ingredientes restantes até obter um molho pastoso. Prove e, se necessário, acerte o sabor com sal e suco de limão.
Dica: Para conseguir um sabor mais intenso, toste os pinholes ou as castanhas de caju na frigideira antes de bater com os restantes ingredientes.
Misture o palmito com o pesto e está pronto a servir seu espaguete de palmito pupunha ao molho pesto. Simples assim! Um prato nutritivo, rico em sabor e baixo em hidratos. Experimente e conte nos comentários o que você achou.
Procurando mais receitas com espaguete de pupunha? Confira estas sugestões:
- Espaguete de pupunha à carbonara;
- Espaguete de pupunha com atum;
- Espaguete de pupunha com molho branco.
Se você gostou da receita de Espaguete de pupunha ao molho pesto, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Palmito. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Qual é o melhor palmito?
Você sabia que existem diferentes variedades de palmito? O palmito usado nesta receita é o palmito pupunha, no entanto existem outros 4 que vale a pena conhecer pois eles variam em textura e sabor. Confira qual é o melhor palmito para cada preparação:
- Palmito pupunha: é o mais comum no mercado e o mais sustentável do ponto de vista ambiental. Seu sabor é suave, a textura é fibrosa mas macia, tem baixo teor calórico e é indicado para servir cru, por exemplo, em saladas;
- Palmito real: este é o menos comum das variedades de palmito. Tem origem na Austrália, se adaptou bem ao clima e solo brasileiros, sua textura é macia e o sabor é delicado, entre o doce e o amargo;
- Palmito guariroba: um palmito nativo brasileiro, no entanto pouco conhecido. Seu sabor é amargo, a textura é firme e por isso deve ser cozinhado antes do consumo.
- Palmito juçara: natural da Mata Atlântica, é uma espécie de palmito ameaçada de extinção. O sabor é suave e a textura é macia e suculenta;
- Palmito açaí: semelhante ao palmito juçara em sabor e textura, no entanto sua exploração é mais sustentável.
Após esta comparação concluímos que o palmito pupunha é o melhor palmito porque, além da sua produção ser mais sustentável, é um palmito muito versátil que pode ser servido cru também.