Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 2 março 2017
Imagem: pinterest.com
Melhor que fazer molho de tomate para usar no momento, é fazer molho de tomate e guardar para usar várias vezes em suas futuras receitas! Dessa forma você consegue cozinhar de forma mais prática, rápida e econômica, pois o molho já está pronto. Confira abaixo como fazer molho de tomate para conserva com o TudoReceitas.com, e não deixe de experimentar!
Para preparar um bom molho de tomate caseiro para conserva há que escolher os tomates com cuidado. Se possível, use tomates orgânicos, que são livres de químicos, e dê preferência aos que são frescos, maduros, firmes e sem machucados.
Imagem: agronegocios.eu
2
Retire a rama dos tomates, lave-os, faça um corte na base em forma de cruz, e escalde por 5 minuto em água fervente. Assim, além de desinfetar, será mais fácil retirar a pele dos tomates.
Imagem: uncacahueteenlacocina.wordpress.com
3
Depois de pelar os tomates, retire as sementes e corte em pedaços. Reserve e comece preparando o molho de tomate para conserva: leve ao fogo baixo uma panela com o azeite, os alhos e as cebolas picadas e as folhas de louro. Cozinhe até a cebola ficar transparente.
Imagem: acozinhadacacau.com.br
4
Acrescente os tomates e deixe cozinhar até levantar fervura. Nesse momento acrescente as ervas aromáticas, o sal, o açúcar e a pimenta do reino, de preferência moída na hora. Tampe e cozinhe em fogo médio-baixo por 1 hora, mexendo de vez em quando.
Imagem: acozinhadacacau.com.br
5
Ao fim do tempo indicado, verifique a cozedura: se o molho de tomate estiver muito líquido, deixe ferver destampado por mais alguns minutos. Se achar que a consistência está boa, desligue o fogo e triture tudo com um mixer.
Imagem: farofadechucrute.com
6
Prove e retifique o sabor com sal, pimenta e açúcar. Distribua o molho ainda quente por frascos de vidro esterilizados e herméticos, deixando cerca de 2 cm de espaço até o topo. Feche muito bem e coloque os frascos de ponta cabeça até esfriar.
Imagem: receitasdatiafatima.blogspot.pt
7
Finalmente, o molho de tomate para conserva está pronto! Guarde os frascos fechados num local ameno e, quando abrir, reserve na geladeira e consuma no máximo durante 1 semana. Experimente e diga-nos o que achou!
Imagem: pinterest.com
Se você gostou da receita de Molho de tomate para conserva, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molho de tomate.
Oi Isis. Após o preparo, feche bem seu molho de tomate num pote esterilizado e tampado e poderá conservar ele durante vários meses. Após abrir, reserve na geladeira e consuma até 1 semana.
Oi Robson, se o molho estiver hermeticamente fechado e em vácuo pode durar vários meses na despesa, só precisa colocar no frio depois de abrir 🙂
Marilda
Olá, boa noite!!
Obrigada por ter respondido a dúvida da cenoura em conserva.
Sobre o molho de tomate, esse tomate biológico não seria tomate orgânico? Se for mesmo biológico por aqui não tem, vou usar o comum da feira.
Oi Marilda! Sim, o tomate que indicamos é o orgânico, que está citado na receita como biológico. Já mudei isso na receita para não terem mais essa dúvida. Obrigada!
Fernanda
Olá! Quando está em conserva, antes de abrir, ele dura quanto tempo? E posso fazer com diversos molhos diferentes para armazenar ou já muda algo importante?
Olá Fernanda! Se o pote estiver bem esterilizado e fechado da maneira correta dura em torno de um ano. Sim pode fazer mais tipos de molhos, mas é melhor seguir uma receita do tipo que quer fazer. Do que gostaria de fazer? Posso buscar a receita que precisa.
Fernanda Soares
Oi! Entendi. Eu estava pensando em um molho com berinjela. Aí quando envolve pedaços eu fico com dúvida da validade.. rs Muda algo? Obrigada por ter me respondido! :)
Com berinjela, a duração pode ser menor. Tudo depende dos ingredientes que você usa e da esterilização e conservação do potinho. Contudo, se o resultado for bom, não deve durar muito tempo porque se come tudo! :)