Receita de Molho tarê caseiro
Se você gosta da gastronomia japonesa saberá que ela é rica em molhos salgados e agridoces que vão muito bem como acompanhamento de diversos pratos! Este molho oriental que ensinamos a preparar aqui no TudoReceitas é um dos mais populares para servir com sushi, peixe, frango e até salada. Continue lendo para descobrir como fazer molho tarê caseiro!
O molho tarê é uma versão agridoce do molho shoyu, também chamado de molho teriyaki - na verdade 'teriyaki' é o nome dado à técnica de grelhar alimentos usando molhos. Tarê significa brilhante, por isso espere um molho de aspeto bem apetitoso e sabor irresistível!
Confira abaixo todos os detalhes desta receita de molho shoyu agridoce tipo teriyaki bem fácil de preparar e experimente!
Ingredientes para fazer Molho tarê caseiro:
Como fazer Molho tarê caseiro:
Coloque o shoyu, o saquê e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo. Fique mexendo até dissolver completamente o açúcar.
Dica: Prefira usar açúcar mascavo ou demerara nesta receita, porque o sabor fica melhor!
Adicione as rodelas de gengibre e o hondashi ou caldo de peixe, esses ingredientes vão melhorar muito o sabor deste molho japonês tare! Deixe no fogo baixo e, quando começar a ferver, fique mexendo até o molho reduzir e ficar mais espesso.
Dica: Se você gosta de gengibre pode colocar ele ralado na panela e servir o molho sem descartar esses pedacinhos.
Por fim descarte o gengibre e deixe o molho esfriar completamente. Está pronto! Sirva seu delicioso molho tarê com filé de frango simples, tataki de salmão com gergelim, entre outras opções. Experimente e diga nos comentários o que você achou!
Quer conhecer mais receitas de molhos orientais? Veja estas sugestões:
Se você gostou da receita de Molho tarê caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molhos orientais. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.