Molhos orientais

Receita de Molho tarê caseiro

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 3 julho 2020
Receita de Molho tarê caseiro

Se você gosta da gastronomia japonesa saberá que ela é rica em molhos salgados e agridoces que vão muito bem como acompanhamento de diversos pratos! Este molho oriental que ensinamos a preparar aqui no TudoReceitas é um dos mais populares para servir com sushi, peixe, frango e até salada. Continue lendo para descobrir como fazer molho tarê caseiro!

O molho tarê é uma versão agridoce do molho shoyu, também chamado de molho teriyaki - na verdade 'teriyaki' é o nome dado à técnica de grelhar alimentos usando molhos. Tarê significa brilhante, por isso espere um molho de aspeto bem apetitoso e sabor irresistível!

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de molho shoyu agridoce tipo teriyaki bem fácil de preparar e experimente!

2 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas japonesas

Ingredientes para fazer Molho tarê caseiro:

Também lhe pode interessar: Molho tonkatsu caseiro

Como fazer Molho tarê caseiro:

1

Coloque o shoyu, o saquê e o açúcar numa panela e leve ao fogo baixo. Fique mexendo até dissolver completamente o açúcar.

Dica: Prefira usar açúcar mascavo ou demerara nesta receita, porque o sabor fica melhor!

Receita de Molho tarê caseiro - Passo 1
2

Adicione as rodelas de gengibre e o hondashi ou caldo de peixe, esses ingredientes vão melhorar muito o sabor deste molho japonês tare! Deixe no fogo baixo e, quando começar a ferver, fique mexendo até o molho reduzir e ficar mais espesso.

Dica: Se você gosta de gengibre pode colocar ele ralado na panela e servir o molho sem descartar esses pedacinhos.

Receita de Molho tarê caseiro - Passo 2
3

Por fim descarte o gengibre e deixe o molho esfriar completamente. Está pronto! Sirva seu delicioso molho tarê com filé de frango simples, tataki de salmão com gergelim, entre outras opções. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Quer conhecer mais receitas de molhos orientais? Veja estas sugestões:

Receita de Molho tarê caseiro - Passo 3

Se você gostou da receita de Molho tarê caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molhos orientais. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Suba a sua foto de Receita de Molho tarê caseiro

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Renata
Faço com uma leve variação, por causa da quantidade de sódio, mesmo assim é delicioso.
A sua avaliação:
Jorge Goto
O nome do molho é um tanto estranho...Tare significa molho em japonês, logo se traduzirmos ficaria: Receita de molho molho caseiro... Acho que o razoavel seria pensar em molho de shoyu agridoce, apesar de ainda ser duvidoso, já que o molho usado na tecnica Teriaki também contém shoyu e açucar... Ainda bem que não sou eu que vou decidir o melhor nome... : p
Sara Silva
Oi Jorge, obrigada por compartilhar essas informações úteis! Neste caso indicamos que esta é uma receita de molho porque nem todo o mundo sabe que 'tarê' significa molho.
1 de 4
Receita de Molho tarê caseiro