Partilhar

Receita de Ossobuco assado no forno

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 20 maio 2019
Receita de Ossobuco assado no forno

Ossobuco, chambari ou chambaril: diferentes nomes para a mesma peça de carne, o músculo da perna do boi (um corte acima da canela e abaixo do joelho). Essa é uma carne gostosa para fazer na panela de pressão, à milanesa, na brasa, no forno e de tantos outros jeitos. Aqui no TudoReceitas eu mostro para você como fazer ossobuco simples no forno, com temperos democráticos e de um jeito bem fácil. Continue lendo para saber!

Fazer ossobuco assado no forno não exige muito esforço na cozinha: basta temperar a carne, envolver na farinha, dourar na frigideira e levar para assar por 45 minutos a 1 hora. O segredo está somente nos temperos e no tempo de forno, pois você não quer deixar seu ossobuco sem sabor e duro, pois não? Confira abaixo o passo a passo detalhado e prepare esta receita de ossobuco assado fácil para o seu almoço ou jantar!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Ossobuco no forno
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Leve ao fogo baixo uma frigideira com o azeite, o alecrim e os alhos fatiados. Deixe por 1-2 minutos para aromatizar o azeite.

Dica: Se você quiser pode substituir o alecrim por salsinha, por exemplo.

Receita de Ossobuco assado no forno - Passo 1
2

Enquanto isso tempere os ossobucos de um lado e do outro com sal e pimenta. Coloque a farinha numa tigela e passe os ossobucos na farinha, pressionando levemente para ela grudar.

Receita de Ossobuco assado no forno - Passo 2
3

Suba o fogo da frigideira e frite os ossobucos de um lado e do outro até dourar - a este passo se chama 'selar a carne' e garante que o ossobuco fica macio depois de ir no forno.

Receita de Ossobuco assado no forno - Passo 3
4

Desligue o fogo e coloque os ossobucos numa assadeira. Coloque na frigideira o vinho tinto e, com ele, raspe os pedacinhos de carne grudados na frigideira, para libertar os sabores. Verta esse líquido sobre os ossobucos e cubra com papel alumínio.

Receita de Ossobuco assado no forno - Passo 4
5

Coloque o ossobuco assando no forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos. Tire o papel alumínio e deixe por mais um pouco para dourar e terminar de assar. O ossobuco assado no forno deverá ficar douradinho e macio. Sirva com polenta mole e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de ossobuco? Veja estas ideias:

Dica: o tempo que os ossobucos demoram para assar depende do tamanho deles. Por isso, no fim de 45-50 minutos, pique a carne com um garfo para conferir se está pronta.

Receita de Ossobuco assado no forno - Passo 5

Se você gostou da receita de Ossobuco assado no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Ossobuco.

Suba a sua foto de Receita de Ossobuco assado no forno

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Ossobuco assado no forno

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Ossobuco assado no forno
1 de 6
Receita de Ossobuco assado no forno

Voltar ao topo da página