Pão simples

Receita de Pão ázimo com azeite

Receita de Pão ázimo com azeite

O pão ázimo, também conhecido como pão asmo, matzo ou matzá, é um dos pães mais antigos que existem! Além de ser muito econômico e fácil de preparar somente com farinha, água, sal e azeite, é um pão com grande simbolismo para os judaicos e cristãos porque é esse pão que a Bíblia fala.

É comum preparar pão ázimo para Santa Ceia, no entanto essa é uma receita prática para o dia a dia porque é um pão sem fermento que você prepara bem facilmente. Neste caso recomendo sovar a massa e deixar repousar por 1 hora, assim a massa ficará mais macia e fácil de abrir.

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir esta receita de pão ázimo com azeite e faça aí na sua casa!

4 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno, Receitas da Arábia Saudita

Ingredientes para fazer Pão ázimo com azeite:

Também lhe pode interessar: Focaccia com alecrim

Como fazer Pão ázimo com azeite:

1

Num recipiente misture todos os ingredientes: primeiro as duas farinhas, depois a água, o azeite e o sal.

Dica: Se você preferir pode preparar este pão ázimo somente com farinha de trigo. Nesse caso use 450 gramas de farinha de trigo.

Receita de Pão ázimo com azeite - Passo 1
2

Misture primeiro com uma espátula ou colher de madeira, depois sove com as mãos. É importante amassar e sovar bem esta massa até ficar bem macia, já que ela não contém fermento.

Receita de Pão ázimo com azeite - Passo 2
3

Para isso, quando a massa já não grudar no recipiente, transfira-a para uma bancada enfarinhada e continue amassando e sovando por mais 10 minutos. Depois modele em forma de bola, coloque numa tigela untada e deixe repousar por 1 hora.

Receita de Pão ázimo com azeite - Passo 3
4

Após esse tempo, preaqueça o forno nos 200ºC com calor em cima e em baixo. Pegue a massa do pão e abra em dois discos com cerca de 15 cm de diâmetro e mais ou menos 5 mm de espessura. Coloque os discos de massa num tabuleiro de forno com papel manteiga e pincele com azeite de oliva.

Dica: Para saber como fazer pão ázimo na frigideira, confira as indicações no final desta receita.

Receita de Pão ázimo com azeite - Passo 4
5

Coloque o pão assando no forno nos 200ºC por 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e sirva em seguida. Agora você sabe como fazer pão ázimo facilmente aí em casa! Faça esta receita e diga o que você achou.

Procurando mais receitas sem fermento? Veja estas sugestões:

Receita de Pão ázimo com azeite - Passo 5

Se você gostou da receita de Pão ázimo com azeite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Receita de pão ázimo de frigideira

Além de cozer o pão ázimo no forno, você também pode preparar ele na frigideira. Nesse caso prepare a receita do pão ázimo do jeito indicado até ao momento de abrir a massa. Nesse momento separe a massa em 4 ou 6 discos finos - você pode fazer isso com as mãos ou com o rolo de cozinha. Esquente uma frigideira no fogo médio, sem untar, e coloque um disco de massa. Espere uns segundinhos, até dourar, depois vire e deixe dourar do outro lado também. Retire seu pão ázimo de frigideira para um prato e sirva em seguida, enquanto está crocante, ou guarde embrulhado em um pano prato, para ficar macio.

Experimente e conte nos comentários o que você achou!

Suba a sua foto de Receita de Pão ázimo com azeite

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
Márcia Lopes
A receita é excelente, fez o maior sucesso, estou extremamente agradecida por encontrá-la.
A sua avaliação:
Jony Heringer
Gostei muito desta receita !
Ela veio muito completa ; bem elaborada . Não deixa dúvidas quanto à elaboração...
A sua avaliação:
Kelly
Essa é uma receita adaptada, pois o matzá a partir do momento que se começa a por a água e sova e abre contasse 18 minutos para não dar tempo de fermentar, se deixar descansar perde a originalidade e a massa fermenta um pouquinho.
Mas claro que isso é questão de gosto no caso. Só se a pessoa quiser fazer no ritmo judeu mesmo.
A sua avaliação:
Aline
Fiz a receita, mas acho q fiz um pouco mais grossa a massa ele ficou menorzinho, e demorou bastante para dourar foi 50mn acho que pelo fato de ter ficado mais grossa a massa e ficou um pouquinho duro em baixo, mas vou tentar de novo p/ acertar!
Equipe TudoReceitas
Oi Aline, a massa precisa estar fininha mesmo! Obrigada pelo seu comentário com fotos.
A sua avaliação:
Ana Assolini
Ao invés de colocar papel manteiga posso apenas untar a forma com margarina e farinha?
Equipe TudoReceitas
Oi Ana, aconselhamos forrar a forma com papel manteiga ou papel alumínio pois a mistura de margarina e farinha poderá fazer o pão grudar enquanto está assando. No entanto, se você fizer desse jeito, conte para nós como ficou!
1 de 6
Receita de Pão ázimo com azeite