menu
Partilhar

Receita de Polenta brustolada com queijo

 
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 7 setembro 2021
Receita de Polenta brustolada com queijo

A polenta brustolada é um prato muito usual no Sul do Brasil, uma herança dos imigrantes italianos! Trata-se da polenta preparada na chapa de ferro ou diretamente na chapa do fogão a lenha. A receita de polenta brustolada é uma boa opção para aproveitar as sobras de polenta mole, que normalmente no dia seguinte ficam mais firmes.

Come-se no café da manhã, mas facilmente você encontrará polenta brustolada em qualquer cantina ou galeteria por aqui, no Sul! Existem muitas formas de saborear a polenta brustolada: apenas brustolada, ou seja, tostada na chapa, ou, depois de brustolar (que significa 'dourar' ou 'queimar levemente'), pode servir coberta com molho, legumes, parmesão e aquilo que sua criatividade mandar!

Eu hoje irei preparar uma receita de polenta brustolada com queijo colonial prática, rápida e que fica incrível! No caso, farei a polenta brustolada na frigideira, para mostrar que é possível fazer em outros utensílios que não só na chapa de ferro. Vamos lá?

4 convidados 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, Na frigideira, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Polenta brustolada com queijo:
Também lhe pode interessar: Polenta cremosa
Como fazer Polenta brustolada com queijo:
1

Prepare uma polenta firme com os flocos e a água: junte os dois ingredientes na panela, tempere com o sal e leve ao fogo até que a polenta engrosse e os flocos estejam macios. Coloque a polenta em um recipiente para esfriar e deixe firmar.

Dica: este preparo pode ser feito de um dia para o outro e você também pode aproveitar as sobras de polenta mole da refeição anterior.

Receita de Polenta brustolada com queijo - Passo 1
2

Depois que a polenta estiver bem firme, desenforme do recipiente e corte em fatias.

Dica: idealmente corte fatias com espessura de 2 cm ou retângulos de 3 por 7 cm (a maneira tradicional de cortar a polenta é com um fio).

Receita de Polenta brustolada com queijo - Passo 2
3

Em uma frigideira bem quente ou chapa de ferro também bem quente, toste as fatias de polenta até que estejam levemente coradas e com uma casquinha. Faça isso dos dois lados.

Dica: a este passo se chama brustolar a polenta!

Receita de Polenta brustolada com queijo - Passo 3
4

Quando virar novamente, acrescente fatias de queijo em cada pedaço de polenta e tampe ou abafe por alguns minutos, para o queijo derreter levemente. Sirva imediatamente com o queijo ainda derretido!

Dica: neste caso usei queijo colonial, mas a polenta brustolada também combina com queijo parmesão!

Receita de Polenta brustolada com queijo - Passo 4
5

A polenta brustolada com queijo é um excelente petisco ou opção de entradinha, podendo ser servida no café da manhã também. Experimente e diga nos comentários o que você achou desta receita popular dos estados do Sul!

Receita de Polenta brustolada com queijo - Passo 5

Se você gostou da receita de Polenta brustolada com queijo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Polenta. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

O que comer com polenta brustolada? Outras sugestões:

Como vimos acima, a polenta brustolada pode ser uma excelente receita de aproveitamento de sobras de polenta. Ela combina muito com queijo, porém existem muitas outras opções de ingredientes e preparos que vão bem com polenta brustolada.

Agora que você sabe o que é polenta brustolada e como fazer polenta brustolada, confira nossas sugestões de o que comer com polenta brustolada à moda do Sul:

  • Gostinho de pizza: depois de cortar a polenta, espalhe um pouco de molho rústico de tomate assado ou tomate picadinho, tempere com orégano fresco ou tomilho, polvilhe queijo ralado e leve para gratinar no forno ou simplesmente esquente na frigideira;
  • Delícia vegetariana: sobre as fatias de polenta disponha legumes salteados ou grelhados, que poderá intercalar com molho de tomate, polvilhe parmesão e sirva assim ou leve ao forno para gratinar no forno;
  • Calabresa e espinafre: frite algumas rodelas de linguiça calabresa até dourarem levemente e, à parte, prepare um espinafre refogado com alho. Coloque a calabresa sobre a polenta brustolada, cubra com o espinafre e finalize com um fio de azeite de oliva;
  • Com cebola: prepare uma cebola refogada ou cebola caramelizada e sirva com a polenta brustolada simples assim ou com queijo ralado.

Suba a sua foto de Receita de Polenta brustolada com queijo

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Polenta brustolada com queijo
1 de 6
Receita de Polenta brustolada com queijo

Voltar ao topo da página