Berinjela

Receita de Berinjela recheada com bacalhau

 
amada m.
Por amada m.. 3 fevereiro 2021
Receita de Berinjela recheada com bacalhau

Muitos de nós conhecemos a versatilidade das berinjelas, pois basta dar uma olhada rápida em qualquer livro de receitas para ver que existe uma grande variedade de pratos deliciosos que podem ser preparados com este legume. Neste caso, mostramos como fazer berinjela recheada com bacalhau, uma receita diferente do habitual para você variar no cardápio, sem glúten e sem lactose, mas rica em sabor!

Se você está procurando uma receita fácil para um jantar especial ou para uma refeição saudável, estamos certos de que esta opção rapidamente fará parte da sua lista de favoritos! Siga todos os nossos passos e descubra como preparar esta receita de berinjela recheada com bacalhau bem saudável.

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Popular no Outono-Inverno, Pouco picante, Ideal acompanhar com vinho branco, No forno

Ingredientes para fazer Berinjela recheada com bacalhau:

Também lhe pode interessar: Berinjela recheada com arroz

Como fazer Berinjela recheada com bacalhau:

1

O primeiro passo desta receita de berinjela recheada com peixe é abrir a berinjela no meio, para conseguir duas metades iguais. Com uma faca afiada faça alguns cortes na polpa da berinjela, para permitir que cozinhe melhor. Regue com um fio de azeite, tempere com sal e coloque assando no microondas por 10 minutos na potência máxima.

Dica: Cozinhar berinjela no microondas é um truque rápido para agilizar o preparo desta receita! De preferência tampe a berinjela com uma tampa própria para usar no microondas.

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 1
2

Após este tempo, verifique se as berinjelas estão macias o suficiente para extrair a sua polpa. Se ainda estiverem durinhas, devolva ao microondas por mais alguns minutos, ficando de olho para evitar que sequem muito. Retire a polpa das duas metades de berinjela com uma colher evitando romper a pele.

Dica: Reserve a polpa da berinjela para usar no recheio.

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 2
3

Descasque a cebola e pique-a em pedaços, fazendo o mesmo com o pimentão (rejeitando as sementes) e com o alho. Leve ao fogo médio uma frigideira com um fio de azeite e, quando estiver quente, adicione esses temperos para refogar.

Dica: Tempere esses ingredientes na frigideira com uma pitada de sal, desse jeito cozinharão mais depressa.

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 3
4

Enquanto isso, desfie os lombos de bacalhau ainda crus, retirando sua pele e espinhos. Confira como preparar bacalhau caso o seu bacalhau esteja salgado.

Dica: Nesse momento preaqueça o forno a 200ºC com calor apenas em cima ou na função Grill (para gratinar).

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 4
5

Adicione a polpa de berinjela e o bacalhau desfiado na frigideira e misture, salteando um pouco. Deixe cozinhar por apenas 1-2 minutos, para manter o bacalhau suculento, lembrando que ele continuará cozinhando no forno.

Dica: Se quiser poderá acrescentar outros ingredientes da sua preferência na frigideira, como azeitona, milho, cogumelo, etc.

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 5
6

Adicione a salsinha picada, pimenta-do-reino moída e um pouco mais de sal, se necessário. Misture tudo, desligue o fogo e recheie as berinjelas com essa mistura.

Dica: Se as berinjelas estiverem muito moles para rechear, modele uma forma de papel alumínio em forma de canoa e acomode-as dentro dela. Outra opção é acomodar as duas berinjelas numa assadeira pequena, de modo a que fiquem bem apertadinhas.

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 6
7

Polvilhe queijo ralado a gosto sobre as berinjela recheadas com bacalhau e leve ao forno preaquecido, deixando dourar por uns 10 minutos.

Dica: Por cima do queijo ralado poderá polvilhar salsinha, oréganos ou até um pouco de páprica, para conferir mais cor e sabor nesta receita.

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 7
8

Após o passo anterior está pronta sua berinjela com bacalhau gratinada! Sirva acompanhando com arroz branco ou, para garantir uma alimentação saudável e baixa em carboidratos, acompanhe com uma salada de folhas. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de berinjela? Veja como fazer:

Receita de Berinjela recheada com bacalhau - Passo 8

Se você gostou da receita de Berinjela recheada com bacalhau, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Berinjela.

Suba a sua foto de Receita de Berinjela recheada com bacalhau

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Berinjela recheada com bacalhau