Receita de Churrasco argentino de carne
O churrasco argentino tradicional nada mais é do que filé de vitela ou de porco sem osso. Em geral, é preparado em uma chapa quente, apesar de que também é possível fazer na parrilha sob as brasas. Para fazer churrasco argentino não use um pedaço de carne muito grosso (deverá ter, no máximo, cerca de 2 cm de espessura) e cozinhe-o dos dois lados.
Aqui no TudoReceitas você vai aprender a preparar o autêntico churrasco argentino de carne, com o típico molho crioulo que acompanha e ainda batata. Essa receita é muito fácil de fazer, mas com um sabor muito característico originário das Pampas argentinas. Em poucos passos você vai aprender qual o verdadeiro segredo do tempero argentino para churrasco e se deliciar com uma comida irresistível!
Ingredientes para fazer Churrasco argentino de carne:
Como fazer Churrasco argentino de carne:
Em uma tábua corte a cebola, o tomate, o pimentão vermelho e a cebolinha em pedacinhos pequenos. Esses ingredientes serão usados no molho para churrasco argentino.
Coloque todos os ingredientes cortadinhos em um recipiente e adicione azeite, vinagre, sal e pimenta. Misture bem e reserve esse delicioso molho argentino para churrasco, também chamado de salsa crioula, até o momento de servir.
Dica: Se quiser adicione também pimentão verde, pimenta ou personalize o seu molho crioulo com ervas de sua preferência.
Para fazer o acompanhamento, coloque para ferver as batatas em uma panela com bastante água e sal até estarem no ponto, isso pode demorar mais ou menos 20 minutos.
Dica: Não esqueça de limpar e esfregar bem as batatas antes de cozinhar e não deixe as batatas passar do ponto, para que não desmanchem.
Quando as batatas já estiverem cozidas, escorra e corte na metade.
Dica: Você pode servir as batatas com pele ou sem ela, como preferir. No entanto eu aconselho que se mantenham com a pele, para o prato ficar super bem apresentado.
Coloque um pouco de azeite de oliva, manteiga e tomilho em uma frigideira. Quando esquentar, salteie as batatas até que fiquem douradas e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve até que a carne argentina esteja pronta.
Dica: Se você preferir, pode fazer as batatas no forno após cozer elas, de acordo com o passo anterior.
Em uma chapa bem quente untada com azeite coloque o filé de vitela e deixe assar. Não mexa até que esteja dourado desse lado.
Depois de alguns minutos, e dependendo do ponto do filé argentino que você deseja, vire e deixe dourar o outro lado. Polvilhe sal e pimenta-do-reino a gosto.
Dica: Prefira usar sal grosso em vez de sal fino, ele combina melhor com esse prato e ajuda a intensificar mais o sabor da carne.
Quando a carne estiver no ponto, coloque as batatas no prato, adicione o molho preparado anteriormente e aproveite esse maravilhoso churrasco argentino. Para ver mais opções de receitas argentinas, confira:
- Receita de Empanada argentina original;
- Receita de Molho chimichurri argentino;
- Receita de Chocotorta argentina.
Dica: Perfeito não é mesmo? Não esqueça de deixar um comentário e, claro, fotos do resultado. Bom apetite!
Se você gostou da receita de Churrasco argentino de carne, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de carne bovina. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas argentinas.
Cortes e carne argentinos
Os cortes argentinos mais tradicionais são tapa de cuadril (picanha), lomo (filet mignon) e bife de chorizo. Todos esses cortes se caracterizam por não terem ossos e por serem muito macios, são excelentes para fazer churrasco no forno, na brasa e na chapa. Além disso, também é tradicional servir como acompanhamento do churrasco argentino batatas fritas ou salada mista, feita com tomate, alface, cebola e um vinagrete de sal, azeite, vinagre ou limão.