Pastel salgado

Receita de Empadinha de frango cremosa

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 6 março 2020
Receita de Empadinha de frango cremosa

As empadinhas de frango são pequenas porções de empada perfeitas para servir em uma festa ou levar na marmita durante a semana. Aqui no TudoReceitas compartilho com você como fazer empadinha de frango com requeijão que é uma delícia também para vender! Preparada com massa podre caseira e com frango desfiado e temperado, essa receita de empadinha de frango é puro amor e dedicação pela culinária.

Esta é uma empadinha de frango simples, mas você pode acrescentar outros ingredientes da sua preferência e preparar, por exemplo, uma empadinha de frango com palmito, azeita, milho, etc. Confira abaixo todo o passo a passo em fotos desta empadinha que com certeza vai agradar a todos que a provarem!

4 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo econômico, No forno

Ingredientes para fazer Empadinha de frango cremosa:

  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Empadinha de palmito

Como fazer Empadinha de frango cremosa:

1

Antes de mais cozinhe o frango em água com temperos a seu gosto. Neste caso usei uma folha de louro, dois dentes de alho, sal e pimenta - confira as dicas de como fazer um frango cozido bem gostoso.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 1
2

Enquanto o frango cozinha, prepare a massa podre para empadinha. Misture a farinha com o sal e a manteiga até virar uma farofa. Depois coloque o ovo e a água e amasse até conseguir uma massa consistente, como na foto. Reserve na geladeira.

Dica: Se a massa estiver muito seca e quebradiça, coloque um pouco mais de água. Se estiver muito úmida, polvilhe um pouco de farinha.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 2
3

Continue preparando o recheio de frango para empadinha: depois do frango cozer, retire ele para um prato e deixe esfriar um pouco. Depois desfie.

Dica: Coe o caldo do cozimento do frango para usar como caldo de frango caseiro nas suas receitas.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 3
4

Leve ao fogo uma frigideira com um fio de azeite e, quando estiver quente, refogue a cebola até ficar macia. Junte o frango desfiado e misture. Coloque também o extrato de tomate, o cominho, sal e pimenta a gosto. Misture tudo, deixe cozinhar por 1-2 minutos e desligue.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 4
5

Para finalizar, adicione a salsinha picada e volte a misturar. Reserve até este frango desfiado e temperado esfrie ou amorne.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 5
6

Pegue uma forma de empadinhas e unte ela ou forre com papel manteiga. Retire porções da massa de empada e abra com os dedos na forma de empada, forrando o fundo e laterais, como na foto.

Dica: Reserve cerca de 1/3 da massa de empada para cobrir o recheio. Amasse um pouco a massa com as mãos, para esquentar um pouco e ficar mais macia.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 6
7

Em cada buraquinho coloque uma porção do frango refogado e um pouco de requeijão cremoso.

Dica: Não coloque demasiado recheio (frango e requeijão) para que as empadinhas não vazem quando estiverem assando.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 7
8

Pegue a massa restante e separe tantos pedacinhos quanto as empadinhas que você está preparando. Modele em forma de disco e cubra o recheio com esses pedaços de massa. Feche as beiradas, retire o excesso com uma faca e pincele ovo batido.

Dica: Pique o topo das empadinhas com uma faca ou garfo, para que se liberte o ar do interior enquanto elas estiverem assando, evitando assim que quebrem e fazem.

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 8
9

Asse as empadinhas de frango no forno preaquecido a 180ºC por 30-40 minutos ou até dourarem. Retire e sirva em seguida como entrada ou prato principal, acompanhadas de uma saladinha. Bom apetite e conte para nós o que você achou!

Procurando mais receitas com frango desfiado? Veja estas sugestões:

Dica: Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão respetiva ao preparo desta receita com frango desfiado? Escreva um comentário abaixo!

Receita de Empadinha de frango cremosa - Passo 9

Se você gostou da receita de Empadinha de frango cremosa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado.

Suba a sua foto de Receita de Empadinha de frango cremosa

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Empadinha de frango cremosa