Grão-de-bico

Receita de Fainá vegana

 
Yana
Por Yana, Blogueira de cozinha. 20 novembro 2020
Receita de Fainá vegana

Procurando receitas com farinha de grão de bico veganas? Descubra como fazer uma massa com grão de bico assada e perfeita para acompanhar suas refeições ou servir como torta salgada!

A receita de fainá é originária da Itália, mais especificamente da cidade de Gênova, onde é chamada de farinata ou torta di ceci. Os imigrantes genoveses introduziram a fainá na cozinha uruguaia e argentina no século 20. Na cidade de Buenos Aires, por exemplo, a fainá é vendida em muitas pizzarias tradicionais e é muito comum servi-la acompanhada de uma fatia de pizza.

Esta receita de fainá vegana é muito fácil de preparar e com poucos ingredientes: você vai precisar somente de farinha de grão de bico, óleo, água e sal. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

2 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, No forno, Receitas italianas

Ingredientes para fazer Fainá vegana:

Também lhe pode interessar: Lombo vegano

Como fazer Fainá vegana:

1

Primeiramente separe uma assadeira retangular (20 x 30, aproximadamente) e unte com um pouco de azeite de oliva. Preaqueça o forno a 180-200 graus (forno médio-alto).

Dica: Para que seja mais fácil desenformar a fainá, poderá forrar a assadeira com papel manteiga e untá-lo com azeite.

Receita de Fainá vegana - Passo 1
2

Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha de grão de bico, o sal e a pimenta. Adicionar gradualmente a água, mexendo até que todos os ingredientes estejam bem integrados numa massa nem muito mole nem muito consistente.

Dica: A farinha de grão de bico forma grumos com muita facilidade, por isso peneire antes de misturar com a água.

Receita de Fainá vegana - Passo 2
3

Despeje a massa na assadeira untada e decore com a cebola fatiada. Leve para assar no forno a 180-200 graus por 20 minutos ou até dourar.

Receita de Fainá vegana - Passo 3
4

Depois de assar a faina, retire-a do forno e deixe esfriar um pouco. Pode servir simples assim, como entrada ou acompanhamento da sua refeição, ou rechear e comer como se fosse um sanduíche.

Receita de Fainá vegana - Passo 4
5

Não hesite em preparar esta receita de fainá argentina e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com farinha de grão de bico? Veja como fazer:

Receita de Fainá vegana - Passo 5

Se você gostou da receita de Fainá vegana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Grão-de-bico. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Suba a sua foto de Receita de Fainá vegana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Fainá vegana