Partilhar

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples

 
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. Atualizado: 26 março 2019
Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples

Quantas receitas com berinjela podemos preparar? A resposta depende apenas da nossa imaginação! No TudoReceitas sugerimos para você esta receita de hambúrguer de berinjela que pode ser preparada para acompanhar uma refeição ou para servir como refeição principal, sobretudo se você seguir uma alimentação sem carne e sem peixe.

Mas o que têm de especial estes hambúrgueres de berinjela? São são gordura, perfeitos para um cardápio fit e low carb! Além do mais são preparados com legumes assados, que conferem uma textura muito suculenta e gostinho defumado a estes hambúrgueres vegetarianos irresistíveis!

Vamos para a cozinha preparar esta receita de hambúrguer de berinjela bem simples! Confira abaixo o passo a passo.

8 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Berinjela recheada com frango fit
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para cozinhar os legumes desta receita de hambúrguer de legumes coloque uma grelha ou grade de resfriamento sobre o fogo direto no fogão e adicione a berinjela, o pimentão e a cebola. Deixe os legumes cozinharem até ficarem macios e levemente queimados em todo o redor.

Seguidamente coloque os legumes dentro de um saco, feche e deixe por 20 minutos, para que terminem de cozinhar com o calor residual. Depois passe os legumes por água, esfregando para tirar o queimado, e pique em pedacinhos.

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples - Passo 1
2

Outra opção para cozinhar os legumes é usando o forno. Ligue o forno nos 250ºC, com calor em cima e em baixo. Arrume os legumes num tabuleiro e coloque no nível mais alto do forno, junto à resistência, deixando assar por 45 minutos.

Retire e coloque os legumes sobre papel absorvente, para que escorram seus sucos enquanto esfriam. Por fim retire a pele queimada dos legumes e pique em cubinhos pequenos, como na foto. Pique também os alhos e a salsinha.

Dica: Existem outras opções para cozinhar estes legumes (na frigideira, no churrasco, no grill...), o ideal é que fiquem com gostinho defumado.

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples - Passo 2
3

Coloque os legumes em um bowl e acrescente os temperos: o sal, a salsinha, pimenta do reino e sal a gosto.

Dica: Se você tiver molho barbecue, molho de pimenta defumado ou molho de fumaça líquida adicione também um pouco, para incrementar o gostinho defumado.

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples - Passo 3
4

Para criar liga entre os legumes e os temperos adicione os ovos e misture muito bem. Se você preferir pode preparar hambúrguer vegano de berinjela substituindo o ovo por ovo de linhaça ou um pouco de purê de maçã ou purê de batata.

Dica: Se quiser adicione outros legumes e temperos nesta receita de hambúrgueres: milho e azeitona são duas sugestões democráticas.

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples - Passo 4
5

Adicione agora a aveia ou farinha de rosca nos legumes e misture muito bem. Reserve por 20 minutos, para que a aveia ou farinha de rosca absorva a umidade dos ingredientes e a mistura fique mais consistente.

Dica: Se após o tempo indicado a massa do hambúrguer de legumes continuar mole demais para modelar, adicione um pouco mais de aveia ou farinha de rosca até dar liga.

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples - Passo 5
6

Pegue uma porção da massa e modele em forma de bolinho. Depois espalme entre as mãos, para conseguir um formato de hambúrguer. Coloque os hambúrgueres de berinjela em uma frigideira anti aderente ou levemente untada com azeite e leve ao fogo, deixando cozinhar dos dois lados até dourar.

Outra opção é fazer hambúrguer de berinjela de forno: coloque os hambúrgueres num tabuleiro com papel manteiga e leve ao forno alto até dourarem.

Dica: Se quiser pode passar os hambúrgueres por aveia ou farinha de rosca antes de levar ao fogo, assim ficarão mais sequinhos.

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples - Passo 6
7

Sirva seu hambúrguer de berinjela fit quando estiver douradinho, com acompanhamento ao seu gosto, e diga nos comentários o que você achou desta receita. Bom apetite!

Procurando mais receitas de berinjela? Confira estas opções:

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples - Passo 7

Se você gostou da receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Berinjela.

Suba a sua foto de Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Hambúrguer de berinjela fit e simples

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples
1 de 8
Receita de Hambúrguer de berinjela fit e simples

Voltar ao topo da página