Molho de tomate

Receita de Molho rústico de tomate assado

 
Graciela Martins
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 10 junho 2021
Receita de Molho rústico de tomate assado

Molho rústico de tomates assados: aquele tipo de receita que o dia que você começar a fazer, nunca mais vai querer fazer outro tipo de molho de tomate. Uma receita muito prática que não vai exigir habilidades na cozinha, além de ser muito econômica e um grande aliado de quem precisa cozinhar todos os dias, mas não dispõe de tanto tempo assim.

Ter molho caseiro pronto e congelado é aquela mão na roda nos dias mais corridos, não é mesmo? Então basta se programar, fazer esta receita de molho rústico de tomate assado e você terá várias porções de molho para a semana. Com ele você irá preparar lasanhas, molho para macarrão e carnes e até mesmo preparar um saboroso creme de tomates para aquecer os dias mais frios.

Além de muito saborosa, esta versão de molho de tomate caseiro é muito nutritiva, já que é enriquecida com cenouras e pimentões vermelhos, alimentos ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante que contribui para nosso sistema imunológico e também para uma pele mais saudável e mais bonita. Este molho é saúde pura!

Continue aqui no TudoReceitas para conferir como fazer molho de tomate assado rústico passo a passo em fotos e agilize as receitas da sua semana.

10 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa

Ingredientes para fazer Molho rústico de tomate assado:

Também lhe pode interessar: Molho de tomate rústico

Como fazer Molho rústico de tomate assado:

1

Selecione todos os ingredientes do molho de tomate rústico. No momento da compra dos tomates é importante escolher os mais maduros possíveis. Tomates que não estejam maduros, resultarão em um molho ácido e que não ficará de cor avermelhada.

Dica: pré-aqueça o forno nos 250ºC (forno alto).

Receita de Molho rústico de tomate assado - Passo 1
2

Descasque as cebola, os alhos e a cenoura e retire as sementes dos pimentões. Corte os legumes grosseiramente, espalhe em uma assadeira, cubra com o azeite e leve em forno preaquecido 250 graus por aproximadamente 50 minutos ou até que os legumes estejam macios e levemente caramelizados.

Dica: se quiser temperar os legumes com sal neste momento, use pouca quantidade de sal. Como os legumes ficarão assando por um bom tempo, o sabor será intensificado.

Receita de Molho rústico de tomate assado - Passo 2
3

O caramelizado irá conferir um sabor incrível neste molho de tomate caseiro, por isso não hesite em deixar os legumes no forno até atingirem esse ponto! Após, desligue o forno e retire a assadeira, deixando os legumes amornar.

Receita de Molho rústico de tomate assado - Passo 3
4

Assim que os legumes amornarem, leve-os para o liquidificador ou processador e triture. Neste caso, como estamos preparando um molho de tomate rústico, com pedaços dos legumes, que ficará muito bonito em cima de um macarrão, não será necessário bater muito.

Dica: para um molho de tomates assados menos rústico, ou seja, mais lisinho, deixe bater por alguns minutos.

Receita de Molho rústico de tomate assado - Passo 4
5

Depois de bater o molho, você poderá congelar porções em pequenas embalagens para usar posteriormente ou já aproveitar em alguma preparação!

Receita de Molho rústico de tomate assado - Passo 5
6

Com esse molho delicioso foi dia de fusilli integral ao molho de tomates e manjericão aqui em casa - para saber como fazer, confira as indicações no final desta receita! Mas existem muitas outras receitas com molho de tomate que você poderá preparar, basta substituir o molho de tomate de caixinha por esta versão caseira.

Receita de Molho rústico de tomate assado - Passo 6
7

Gostou de saber como fazer molho de tomate caseiro ao estilo rústico? Deixe em baixo seu comentário e confira também estas incríveis receitas de tomate:

Receita de Molho rústico de tomate assado - Passo 7

Se você gostou da receita de Molho rústico de tomate assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molho de tomate.

Receita de fusilli integral ao molho de tomates e manjericão

Como comentei acima, no dia em que preparei meu molho de tomates assados rústico servi um delicioso prato de macarrão fusilli integral com ele! Para isso levei o molho de tomate para a panela, acertei sal e pimenta e acrescentei folhas de manjericão (a gosto); deixei ferver por 5 minutos, tempo suficiente para aquecer meu molho e desprender os aromas do manjericão nele! À parte fervi o macarrão fusilli até ficar al dente (lembrando que, por ser um macarrão integral, demora um pouco mais para cozinhar), escorri e misturei com o molho.

E para você? Qual a melhor maneira de aproveitar um belo molho de tomates? Deixe sua resposta no espaço para comentários abaixo!

Suba a sua foto de Receita de Molho rústico de tomate assado

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Molho rústico de tomate assado