Moqueca

Receita de Moqueca de filé de merluza

amada m.
Por amada m.. Atualizado: 9 junho 2021
Receita de Moqueca de filé de merluza

A moqueca de peixe é um típico guisado de peixe que encontramos um pouco por todo o Brasil, mas mais especificamente do estado da Bahia e de Espírito Santo. Embora a origem exata do prato moqueca de peixe seja desconhecida, os primeiros escritos que a mencionam datam de 1554, tornando-a um dos pratos mais antigos e tradicionais do país! Ao longo dos anos, a receita tem sido modificada em alguns detalhes até chegar nas versões que se popularizaram hoje em dia.

Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer moqueca de filé de merluza seguindo a receita tradicional do estado da Bahia. Este prato é perfeito para a Semana Santa e para a Páscoa, no entanto pode ser consumido em qualquer momento do ano. Confira, reúna os ingredientes e prepare esta sugestão rica em sabor e saudável!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Popular no Outono-Inverno, Pouco picante, Estufado, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Moqueca de filé de merluza:

Também lhe pode interessar: Moqueca de palmito

Como fazer Moqueca de filé de merluza:

1

Enxague os filés de merluza e, se necessário, retire os espinhos. Coloque num recipiente e tempere com uma parte do alho ralado, sal e pimenta a gosto.

Dica: se estiver usando filé de merluza congelado, deixe descongelar completamente antes de temperar.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 1
2

Adicione também o suco de limão e reserve o peixe na geladeira por, pelo menos, 30 minutos, de modo a pegar o gosto destes temperos.

Dica: temperar a merluza com limão é um truque para que ela não se desfaça facilmente enquanto cozinha.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 2
3

Enquanto isso, higienize os legumes. Corte os pimentões (sem as sementes), uma cebolas e os tomates em rodelas e pique finamente os coentros, o cebolinho e a outra cebola.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 3
4

Retire a merluza da geladeira. Leve ao fogo baixo uma panela com um fio de azeite e refogue a cebola picada por alguns minutos, até ficar macia. Em seguida, doure os filés de peixe durante 2 minutos de cada lado.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 4
5

Em seguida, sem tirar a panela do fogo, acrescente uma camada de pimentão vermelho e verde sobre o peixe e tempere com um pouco de sal. Acrescente agora uma camada de cebola fatiada e tomate e tempere também com sal e pimenta a gosto.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 5
6

Sem mexer, continue montando camadas com os legumes até terminar. No final, adicione os coentros e a cebolinha picados, que vão conferir um gostinho mais aromático nesta receita de moqueca baiana.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 6
7

Por fim adicione o leite de coco, de todo a distribuí-lo por toda a panela, mas sem mexer. Tampe e, quando começar a ferver, deixe no fogo médio por mais 5 minutos.

Dica: não precisa adicionar água na moqueca para cozinhar os ingredientes, eles cozinharão no leite de coco e nos sucos que os legumes vão soltar.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 7
8

Após os 5 minutos, adicione um pouco de azeite de dendê sobre todos os ingredientes e suba o fogo, para que o preparado de moqueca termine de cozinhar mais rápido. De preferência, deixe agora a panela meio tampada.

Dica: o óleo de dendê é um ingrediente típico da moqueca, no entanto você pode substituir por azeite de oliva se preferir.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 8
9

Deixe sua moqueca baiana cozinhar por mais 10 minutos no fogo médio. Se você observar que o caldo está secando, adicione meio copo de água filtrada e tampe completamente, para evitar a perda de caldo através da evaporação.

Dica: se você quiser preparar uma moqueca de filé de merluza com camarão, adicione camarões a gosto neste passo.

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 9
10

Depois desse tempo sua moqueca de merluza está pronta! Sirva quente e com essas sugestões de acompanhamento para moqueca:

Faça este prato maravilhoso e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Receita de Moqueca de filé de merluza - Passo 10

Se você gostou da receita de Moqueca de filé de merluza, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Moqueca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Moqueca de filé de merluza

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Madalena Paulo salvador
Gostei muito da receita
1 de 11
Receita de Moqueca de filé de merluza