PARTILHAR

Receita de Patacón colombiano

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 4 junho 2020
Receita de Patacón colombiano

Você já ouviu falar em patacón? Sabe o que são patacones? Aqui no TudoReceitas quero apresentar para você essa iguaria colombiana. Continue lendo para saber mais!

O patacón é um dos acompanhamentos indispensáveis nos pratos colombianos e é preparado com banana verde frita, depois esmagada e frita novamente até ficar semelhante a uma panqueca. O resultado é um disco de banana crocante e delicioso!

O jeito de servir os patacones colombianos varia um pouco de acordo com a região do país: na Zona Bananera, por exemplo, o patacón é servido no café da manhã, no lanche ou no almoço; na costa geralmente serve-se o patacón com queijo, enquanto que no centro do país o patacón é popular como entrada ou acompanhamento de carne, frango e camarão.

Como vê, o patacón colombiano é muito versátil! É uma das comidas típicas da Colômbia que vale a pena conhecer, mesmo que você não esteja planejando viajar para esse país. Veja como fazer patacones colombianos em sua casa de um jeito bem simples com o passo a passo em fotos que compartilho abaixo e experimente!

2 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Frito, Receitas colombianas
Ingredientes para fazer Patacón colombiano:
Também lhe pode interessar: Patacones colombianos
Como fazer Patacón colombiano:
1

Pegue as bananas verdes e corte em rodelas grossas, com cerca de 2-3 dedos de espessura. Descasque.

Dica: Recomendo usar a banana da terra verde e descascar a banana somente após cortar, para que o corte seja mais fácil.

Receita de Patacón colombiano - Passo 1
2

Esquente o óleo numa panela ou frigideira no fogo médio. Quando estiver bem quente coloque as bananas para fritar durante 10 minutos ou até ficarem bem douradinhas de todos os lados.

Dica: Vire as rodelas de banana com a ajuda de um garfo ou colher, para que fiquem bem fritas de todos os lados.

Receita de Patacón colombiano - Passo 2
3

Retire a banana da panela ou da frigideira e coloque num prato com papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo. Depois esmague as rodelas de banana separadamente até ficarem o mais finas possível. Na Colômbia, tradicionalmente usa-se um utensílio chamado 'pataconera' para esmagar as bananas. Se você não tem uma pataconera, simplesmente esmague as rodelas de banana com um prato ou com uma tábua de cozinha.

Receita de Patacón colombiano - Passo 3
4

Frite novamente as bananas no óleo quente por 10 minutos ou até ficarem bem douradas - fritar novamente as bananas confere-lhes mais crocância!

Dica: Em algumas regiões da Colômbia os patacones esmagados são temperados com suco de limão e alho antes de fritar novamente. Se você quiser pode temperar desse jeito também ou usar somente sal, como indicado no passo seguinte.

Receita de Patacón colombiano - Passo 4
5

Retire novamente as bananas para um prato com papel absorvente, para eliminar o excesso de óleo. Nessa hora polvilhe sal a gosto.

Receita de Patacón colombiano - Passo 5
6

Após o passo anterior estão prontos seus patacones colombianos! Sirva como petisco ou acompanhamento da sua refeição - recomendo servir com tilápia frita na frigideira, os sabores combinam muito bem! Experimente preparar esta receita colombiana e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas colombianas para testar? Veja estas sugestões:

Receita de Patacón colombiano - Passo 6

Se você gostou da receita de Patacón colombiano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas colombianas.

Receitas de recheios para patacones

Além de serem servidos no café da manhã, como petisco e como acompanhamento das refeições, os patacones colombianos também podem ser recheados. Os patacones recheados servem-se com ingredientes a gosto por cima, como se fossem uma arepa colombiana.

Os recheios para patacones são muito diversos porque dependem sobretudo do gosto de cada um. Confira as sugestões mais tradicionais de recheio para patacón:

Bibliografia

Suba a sua foto de Receita de Patacón colombiano

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
Receita de Patacón colombiano
1 de 7
Receita de Patacón colombiano

Voltar ao topo da página ↑