PARTILHAR

Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne

 
Lu Fonseca
Por Lu Fonseca. Atualizado: 15 julho 2022
Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne

O veganismo é o consumo de alimentos que não sejam de origem animal. O mais interessante é que pode ser muito rico e criativo porque utiliza ingredientes que não são comuns ou de primeira escolha em nossa rotina e, por isso mesmo, podem ser muito mais nutrientes e saudáveis.

O Tudo Receitas selecionou 10 receitas para um almoço vegano super especial, principalmente para amigos e família e que pode ser feita inclusive durante o fim de semana. Quer ver como as receitas veganas podem ser deliciosas? Então, confira!

Como fazer entradas veganas

Vamos começar o almoço vegano com entradinhas capazes de agradar tanto a veganos e vegetarianos, quanto a apreciadores de carne. Essas três receitas bem saborosas ajudam a fazer um almoço vegano simples. Vem ver:

Receita de Fainá Vegana: para abrir o paladar vale começar pela fainá, uma receita originalmente da Itália, conhecida como farinata. Ela é feita com grão de bico e é muito tradicional não só em terras italianas como também na Argentina e no Uruguai. Na cidade de Buenos Aires, por exemplo, a fainá é vendida em muitas pizzarias tradicionais e é muito comum servi-la acompanhada de uma fatia de pizza. Com poucos ingredientes, você consegue preparar essa deliciosa receita vegana e sem glúten.

Receita de Vichyssoise Vegana: esta sopa cremosa é um prato tradicional francês servido frio - e bem gostoso como entrada. Feito com batatas, nessa versão não se usa creme de leite. Mesmo assim, essa receita não perde nenhum um pouco de sabor, aliás, ela fica bem e saudável e com menos gordura. É bem fácil de preparar e o seu ingrediente mais importante é o alho-poró.

Receita de Bolinho Caipira Vegano: claro que a gente não iria se esquecer de uma entrada bem típica brasileira! Um petisco típico interior de São Paulo e de Minas Gerais, o bolinho caipira é feito à base de farinha de milho, que leva como recheio legumes e cogumelos. Fica simplesmente delicioso. Você precisa experimentar!

Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne - Como fazer entradas veganas

Como fazer pratos principais veganos

Receita de Feijoada vegana: a tradicional feijoada brasileira na versão vegana é simplesmente imperdível! Substituir a carne por cogumelos e unir um delicioso tempero de páprica doce e caldo de legumes, faz do prato uma iguaria muito mais leve. Ficou curiosa para saber o resultado? Siga o passo a passo da feijoada vegana.

Receita de Hambúrguer de Berinjela Vegano: sabia que o hambúrguer de berinjela funcional é rico em fibras? Ótimo para comer com pão ou com salada, você pode servi-lo de várias maneiras, por isso, esta receita é bem interessante para esse almoço vegano. Além de berinjela, o hambúrguer leva farelo de aveia, tapioca e linhaça.

Receita de Cachorro-Quente Vegano: uma opção bem gostosa e divertida para seu almoço vegano: cachorro-quente sem produtos de origem animal! Aqui substituímos a salsicha por cenouras cozidas e douradas no zeite e páprica defumada. Saiba que fica muito gostoso?! Bem simples de fazer, confira a receita:

Receita de Quibe Vegano Assado: esse delicioso quibe de travessa é feito com abóbora e quinoa, e é uma receita perfeita para um almoço que não leva carne. A textura é super crocante e bem parecida com o quibe tradicional. Além de tudo, é muito fácil de fazer.

Receita de Torta de Brócolis Vegana: sem ovo, sem creme de leite, queijo e carne, mas simplesmente deliciosa! Fizemos uma substituição dos ingredientes de origem animal por apenas os de origem vegetal. Bem parecida com uma quiche eruopeia, esta torta de brócolis vegana ainda leva tofu no recheio, o que a deixa bem macia.

Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne - Como fazer pratos principais veganos

Como fazer sobremesas veganas

Receita de Bolo de Chocolate Vegano: nem precisamos dizer que o bolo de chocolate sempre é uma das sobremesas campeãs, né?! Como não gostar?! Nesta receita, tiramos os ingredientes de origem animal e elaboramos um bolo de chocolate vegano incrível.

Receita de Tiramisú Vegano: esta é a típica sobremesa italiana, feita com café e cacau, mas na versão vegana! Substituímos o queijo mascarpone e os ovos por amendoim, aquabafa e biscoitos veganos. O resultado é uma delícia, além de ser bem mais leve! Veja o passo a passo da receita que - apostamos - você vai querer fazer sempre, seja vegano ou não.

Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne - Como fazer sobremesas veganas

Se gostou do artigo Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne
1 de 4
Almoço vegano: 10 receitas para preparar comida sem carne

Voltar ao topo da página ↑