Nutrição e saúde

Comida de boteco: 20 receitas clássicas de petiscos de botequim

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 24 outubro 2022
Comida de boteco: 20 receitas clássicas de petiscos de botequim

Mesa com cadeira, boa música, amigos, cerveja e petiscos... Pronto! O cenário está completo. Hoje o assunto é comida de boteco! Se a gente pensar que boteco é um lugar informal, em que estamos mais descontraídos, logo, a comida também tem que acompanhar esse ritmo.

Apesar de tradicional, a comida de boteco não tem complicação: é fácil de comer usando as mãos, cai bem acompanhando uma bebida e é ideal para petiscar quando se está no meio de uma roda de conversa muito interessante ou apenas dando risada!

Qual a sua comida de boteco preferida? Aqui no Tudo Receitas preparamos uma lista com as mais clássicas para você saborear com a família, com os amigos ou em qualquer momento que quiser!

A cultura da botecagem

Segundo o dicionário, a palavra boteco remete à botequim, mas no seu diminutivo, ou seja, é um pequeno estabelecimento onde são servidas bebidas alcoólicas e que, geralmente, se situa na periferia da cidade ou num lugar bem simples e de baixo custo. A partir da origem da palavra, já podemos entender um pouco mais sobre a cultura de boteco, que representa uma ocasião social de pura boêmia e de informalidade.

A cultura de boteco valoriza a simplicidade, tanto das comidas e bebidas - que têm preços muito mais acessíveis do que os bares - quanto da etiqueta e de regras sociais. O encontro com amigos e conhecidos para conversar e dar risada, ou até paquerar e ouvir música também estão no centro da cultura de boteco. Você se identifica com essa cultura?

Ela nasceu muito forte na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 50 e 60, pólo de cultura artística, e se espalhou para outros cidades do país como um estilo de vida, que vai além das condições econômicas e sociais.

Aqui no Tudo Receitas preparamos uma lista com comidas as mais clássicas para você saborear com a família, com os amigos ou em qualquer momento que quiser, e vivenciar um pouco da cultura de boteco!

Comida de boteco: 20 receitas clássicas de petiscos de botequim - A cultura da botecagem

20 receitas de comida de boteco

Você sabe quais são as comida de boteco? Bem, são petiscos fáceis de preparar e, na maioria fritos. Alguns levam recheios de carne e de queijo, mas também há opções vegetarianas e até veganas. Vamos para a nossa lista de comidas de boteco?

  1. Receita de Bolovo frito: este é um clássico dos botecos. O bolovo é um bolinho de carne moída com ovo cozido dentro, sendo bem crocante por fora. É ótimo para saciar a fome e comer acompanhado de uma cerveja!
  2. Receita de Linguiça calabresa acebolada: bem saborosa e fácil de fazer, em 15 minutos, você já tem uma bela porção pronta!
  3. Receita de Bolinho de carne de boteco: o tradicionalíssimo bolinho de carne, mas um tempero especial nesta receita para dar um sabor a mais: o cominho. Veja o passo a passo.
  4. Receita de Mandioca frita de boteco: Para quem não come carne, mas não dispensa a comida de boteco, a mandioca frita cai muito bem, mesmo porque esse carboidrato sacia bem a fome!
  5. Receita de Frango à passarinho de boteco: este não pode faltar nos happy hour com os colegas! Sequinho e crocante, o frango à passarinho também fica bom com algum molho ou maionese.
  6. Receita de Torresmo pururuca com pinga: o torresminho é uma pedida clássica dos botecos. Nesta receita, temos um truque a mais de usar pinga (ou cachaça) para dar um sabor especial. Confira o passo a passo:
  7. Receita de Bolinho de bacalhau com batata: ah, o bolinho de bacalhau é irresistível! São apenas 4 passos para preparar esse quitute de origem portuguesa. Confira!
  8. Receita de Cebola empanada com cerveja: crocante e saborosa, vamos ensinar como fazer este petisco de cebola empanada (também conhecido como onion ring) e deixá-lo bem sequinho após fritar!
  9. Receita de Espetinho de frango com bacon empanado: bem prático de comer, porque basta segurar no palitinho, e ainda crocante! Veja como fazer esse espetinho é bem simples.
  10. Receita de Pastel de carne seca: Uma porção de pastel com carne seca sempre vai bem numa mesa de boteco, né? Nesta receita, também acrescentamos queijo coalho no recheio para ficar ainda mais saboroso!
  11. Receita de Pastel de bauru: Recheado com presunto e queijo mussarela, este pastel é bem prática e fácil de preparar.
  12. Receita de Coxinha simples: claro que não poderíamos nos esquecer da coxinha, o petisco símbolo gastronômico do Brasil! Total sucesso, em apenas 45 minutos de preparo fica pronta.
  13. Receita de Croquete de atum simples: croquete faz sucesso na mesa de boteco e fica muito gostoso acompanhado de caipirinha ou cerveja. Veja como preparar.
  14. Receita de batata frita crocante: nesta receita, você vai aprender o truque de como deixar a clássica batata frita sequinha e bem crocante!
  15. Receita de Kibe frito simples: O kibe é outro prato bem tradicional de boteco. Bem gostoso, principalmente, se acompanhado de um molho ou maionese, veja como é o passo a passo.
  16. Receita de Bolinho de arroz simples frito: Uma opção vegetariana de petisco de boteco, muito comum nos bares da região sudeste do país.
  17. Receita de Isca de peixe frito: Uma deliciosa porção de isca de peixe no happy hour é irresistível. Sugerimos preparar com tilápia esta receita.
  18. Receita de Espetinho de queijo coalho na frigideira: Na região Nordeste, o queijo coalho é bem comum e, realmente, fica muito bom acompanhando uma cervejinha!
  19. Receita de Polenta frita: mais um clássico de comida de boteco que não pode faltar! Veja como é o passo a passo.
  20. Receita de Dadinho de tapioca: uma opção vegetariana para encerrar nossa lista de petiscos de boteco! Fácil e leve, o dadinho de tapioca pode ser preparado assado em vez de frito, o que é mais saudável. Veja como fazer.
Comida de boteco: 20 receitas clássicas de petiscos de botequim - 20 receitas de comida de boteco

Se gostou do artigo Comida de boteco: 20 receitas clássicas de petiscos de botequim, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Comida de boteco: 20 receitas clássicas de petiscos de botequim