Nutrição e saúde

Receitas veganas fáceis: 30 pratos fáceis e gostosos de comer

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. Atualizado: 4 julho 2023
Receitas veganas fáceis: 30 pratos fáceis e gostosos de comer
Imagem: Unsplash)

A alimentação vegana tem ficado cada vez mais popular nos últimos anos, devido à consciência ambiental e animal. Mas você sabe o que é a alimentação vegana?

Trata-se de não consumir nenhum alimento ou ingrediente de origem animal, diferente do vegetariano, que se restringe à carne animal, mas consome ovos e leite, por exemplo.

Seguindo uma dieta balanceada, é possível repor as vitaminas encontradas nos alimentos animais, optando por uma rica escolha de vegetais, legumes, cereais integrais, leguminosas, quinoa, tofu, hortaliças e frutas, leite vegetal, entre outros, que possuem os nutrientes necessários.

No entanto, você não precisa ter uma dieta estritamente vegana para comer pratos veganos, mesmo porque eles são deliciosos, e muitos são preparados com ingredientes bem saudáveis.

Dessa forma, a alimentação vegana também pode contribuir para a sua saúde e dar maior sensação de leveza ao organismo. Mas se você for vegano ou vegetariano, verá que essa seleção de Receitas veganas fáceis: 30 pratos fáceis e gostosos de comer!

Receitas fáceis de pratos veganos salgados

  1. Receita de Feijoada vegana: a tradicional receita brasileira, mas com ingredientes veganos, como o cogumelo, que substituirá a carne. Veja como preparar.
  2. Receita de acarajé vegano: esta especialidade da Bahia, mas na versão vegana! Confira o passo a passo que é simples: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-acaraje-vegano-como-fazer-10699.html
  3. Receita de Hambúrguer vegano de berinjela: rico em fibras, este hambúrguer com certeza é uma opção mais leve e saudável, inclusive, para quem come carne e quer variar um pouco o cardápio:
  4. Receita de Cachorro quente vegano: quer saber como substituímos a salsicha do cachorro quente? Confira aqui, você vai se surpreender com o resultado dessa receita.
  5. Receita de Risoto vegano de legumes: delicioso, colorido e nutritivo, veja como preparar um risoto sem nenhum ingrediente de origem animal. A dica para deixar seu risoto ainda melhor é usar arroz brando de grão curto ou cateto.
  6. Receita de Queijo vegano de amendoim: para quem quer reduzir a lactose de sua dieta, mas não dispensa um queijo, que tal aprender a fazer um que seja rico em proteínas? Confira o passo a passo desse queijo vegano caseiro: proteínas
  7. Receita vegana de Chuchu recheado: o chuchu é rico em água, fibra e vitamina C, além de ter poucas calorias. Nesta receita, você vai aprender a temperá-lo para deixar esse prato vegano com muito sabor.
  8. Receita de Guisado vegano de legumes: este é um prato indiano, temperado com cominho, sementes de coentro, gengibre, cúrcuma, que dá bastante sabor aos legumes. O resultado é incrível:
  9. Receita de Manteiga ghee vegana: Preparada com óleo de coco e azeite, duas gorduras saudáveis, e cúrcuma, esta manteiga dispensa leite. Veja como fazer!
  10. Receita de Escondidinho vegano de batata: O escondidinho é um dos pratos típicos da culinária brasileira, bem comfort food. Veja como fazer a versão vegana, e substituir a carne moída pela berinjela:
  11. Receita de Rocambole vegano salgado: Feito com repolho, champignon, berinjela e azeitonas refogados com cebola e alho, este rocambole é perfeito para o almoço ou jantar.
  12. Receita de Quibe vegano assado: Este quibe vegano na travessa, feito com abóbora com quinoa, vai surpreender pela textura e sabor! Ótimo para um almoço ou jantar.
  13. Receita de Maionese de abacate vegana: Para acompanhar uma salada ou um sanduíche, veja como preparar esta deliciosa maionese sem ovos. Em menos de 10 minutos, fica pronto:
  14. Receita de Bolinho de lentilha vegano: em 30 minutos, você vai preparar este bolinho super nutritivo de lentinha, que pode ser acompanhado de legumes, arroz, verduras e molhos. Veja só como fazer:
  15. Receita de Strogonoff vegano: quem resiste a um strogonoff?! Este delicioso prato agora você vai poder comer na versão vegana, feita com berinjela, cogumelos e creme de leite de castanha de caju.
  16. Receita de Coxinha vegana de jaca: a coxinha é um salgadinho que ninguém dispensa! A jaca é perfeita para substituir o frango e servir para o recheio. Veja como preparar!
  17. Receita de Torta de legumes vegana: Bem saborosa e cremosa, esta torta de legumes é uma opção perfeita para um almoço mais leve e saudável.
  18. Receita de Hambúrguer vegano de feijão: já experimentou hambúrguer de feijão? Vai te surpreender de tão bom! Confira como fazer na sua casa.
Receitas veganas fáceis: 30 pratos fáceis e gostosos de comer - Receitas fáceis de pratos veganos salgados

Receitas fáceis de pratos veganos doces

  1. Receita de Mousse de chocolate vegano: feito com abacate e cacau, este mousse vegano é bem leve, além de uma opção mais saudável do que a receita tradicional de com ingredientes de origem animal. Para a cremosidade, usamos o leite vegetal. Veja só como fazer.
  2. Receita de Brownie vegano: um delicioso brownie sem lactose para quando bater a vontade de uma sobremesa! Confira o passo a passo.
  3. Chocolate quente vegano: Ideal para aqueles dias mais frios, este chocolate quente é preparado com leite de soja, chocolate vegano e finalizado com canela em pó. Uma delícia!
  4. Receita de donut vegano fácil: esta famosa rosquinha doce, conhecida como donut, é simplesmente irresistível, e você vai aprender como manter o sabor, mas sem usar manteiga, leite ou ovo.
  5. Receita de Pavê de paçoca vegano: Bem cremoso e de lamber os dedos, mas com nenhum ingrediente de origem animal! Em apenas 30 minutos, esta receita fica pronta para você saborear:
  6. Receita de Arroz doce vegano: Feito com leite de coco, xarope de bordo e arroz arbóreo, este arroz doce é perfeito para uma sobremesa depois do almoço. Confira como preparar esta receita deliciosa:
  7. Receita de Doce de leite vegano: Sem lactose, e com apenas 4 ingredientes, você vai aprender como fazer um doce de leite vegano de lamber os dedos!
  8. Receita de Bombom vegano: Feito com figo turco seco e coco ralado, você vai notar que este bombom é naturalmente doce. Para deixá-lo ainda mais gostoso, a receita também leva cacau em pó e amêndoas:
  9. Receita de Sorvete de banana vegano: este sorvete vegano, provavelmente, vai ser o sorvete mais fácil da sua vida! Veja como fazer!
  10. Receita de Manjar de coco vegano: uma sobremesa bem leve e delicada, perfeita para comer depois do almoço ou do jantar. Surpreenda seus convidados com essa delícia vegana:
  11. Receita de Cupcake vegano de chocolate: Com chocolate tudo fica mais gostoso, né?! O resultado é tão delicioso que você nem irá acreditar que não é preparado com os ingredientes habituais!
Receitas veganas fáceis: 30 pratos fáceis e gostosos de comer - Receitas fáceis de pratos veganos doces

Se gostou do artigo Receitas veganas fáceis: 30 pratos fáceis e gostosos de comer, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Unsplash)
1 de 3
Receitas veganas fáceis: 30 pratos fáceis e gostosos de comer