Nutrição e saúde

Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. Atualizado: 13 outubro 2022
Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano

Dia 9 de outubro é o Dia da sobremesa, sabia disso?! Comer sobremesa sempre é um momento feliz e muito esperado da refeição, além disso, temos inúmeros profissionais que se especializam na gastronomia de doces e em confeitaria, então, nada mais justo que ser decretado o Dia Nacional da Sobremesa.

Mas por que no dia 9 de outubro? Nos Estado Unidos, o Dia da Sobremesa é 10 de outubro, então, é provável, que essa data tenha sido escolhida pela proximidade da celebração americana.

Índice

  1. Tipos de sobremesa diferentes
  2. Receitas de sobremesa caseira
  3. Receitas de sobremesa fit
  4. Receitas de sobremesa vegana

Tipos de sobremesa diferentes

Apesar do paladar preferencialmente doce, há diferentes tipos de sobremesa: algumas são mais amargas, agridoces, quentes ou frias.

Ainda há as sobremesas fit, que são sem nenhum açúcar e bem saudáveis, e as sobremesas veganas, que não usam nenhum ingrediente de origem animal.

Não existe só um tipo de sobremesa, o que consegue atender a variados paladares e objetivos ou restrições, para finalizar um almoço ou um jantar com aquele gostinho de satisfação e prazer, que só a sobremesa traz! Qual a sua preferida?

Aqui no Tudo Receitas, separamos sobremesas deliciosas, desde as mais simples para fazer em casa, até as fit e veganas. Vamos para a prática?!

Receitas de sobremesa caseira

Sobremesa caseira é aquela que você consegue fazer em casa, com ingredientes acessíveis, baratos, e sem complicação no preparo, porque o mais importante é que você deguste a sua sobremesa nessa data tão especial!

Entre as campeãs de sucesso, temos: sobremesa com chocolate, sobremesa de banana e sobremesa com abacaxi, porque costumam ser bem saborosas e simples de fazer.

Mas quem quiser uma sobremesa um pouquinho mais original e com uma fruta que não é tão comum no Brasil, a com frutas vermelhas também é uma ótima opção e costuma agradar muitas pessoas, estando entre as mais pedidas! Bem, vamos lá colocar a mão na massa?

  1. Receita de Sobremesa caseira de banana: uma sobremesa que não tem erro e costum agradar sempre é o doce de banana com creme de confeiteiro no potinho. Você precisa de apenas 5 ingredientes e leva 30 minutos para ficar pronto. Bem fácil, veja o passo a passo.
  2. Receita de Doce de abacaxi gelado: com uma textura bem suave e cremosa, esse doce que leva leite condensado e creme de leite, vai agradar a família e amigos. O abacaxi deixa um sabor bem leve e refrescante para complementar essa deliciosa sobremesa!
  3. Receita de Sorvete caseiro de frutas vermelhas: se você não resiste a frutas vermelhas, vai amar esse sorvete caseiro, que leva apenas 3 ingredientes!
  4. Receita de Fondue de chocolate caseiro: para os dias mais frios, este fondue caseiro é perfeito para uma noite romântica ou divertida entre amigos e família. Bem simples e fácil, leva apenas 15 minutos!
  5. Receita de Pudim caseiro de leite Ninho: além de fácil, esse pudim é econômico, gostoso - a criançada ama leite ninho! - e rápido de preparar! Em apenas 15 minutos, você finaliza, somando apenas o tempo de geladeira para ficar firme e geladinho!
  6. Receita de Banana flambada: aqui vai sobremesa bem simples de fazer em casa, mas com técnicas e dicas para você deixá-la bem caprichada! Fica muito boa acompanhando uma bola de sorvete.
  7. Receita de Sobremesa caseira de morango: morango é sempre sucesso nas opções de sobremesa, né? Aqui uma opção simples, doce, suave e que deve ser servida fria.
  8. Receita de Doce de abóbora caseiro: Uma sobremesa caseira bem tradicional no Brasil é o doce de abóbora, feito apenas com e ingredientes, que pode ser degustado puro, após almoço ou jantar, ou acompanhando torradas, bolachas, pães e queijos no café da manhã e da tarde! Bem versátil essa sobremesa, né?
  9. Receita de Pudim de pão caseiro: Sabia que dá pra aproveitar o pão amanhecido numa sobremesa caseira bem gostosa? Pois é, fica uma delícia, veja como fazer.
  10. Receita de Bolo de chocolate caseiro: O famoso bolo de chocolate sempre é campeão! Aqui vai uma receita simples, com cobertura de ganache.
Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano - Receitas de sobremesa caseira

Receitas de sobremesa fit

Para quem está seguindo uma dieta de redução de açúcar e carboidrato, o que não faltam são sobremesas fit para você não se privar desse momento incrível de prazer! Afinal, é o Dia da Sobremesa e você merece comer a sua preferida! Confira aqui algumas sugestões de receitas:

  1. Receita de Brigadeirão fit: Não é porque você está de dieta que vai deixar de comer brigadeiro, certo? O brigadeirão fit leva chocolate 70%, que tem pouco açúcar e gordura, nibs de cacau e óleo de coco, que é bem mais saudável.
  2. Receita de Mousse de limão fit: Em apenas 10 minutos, você prepara uma sobremesa sem açúcar e sem glúten, com poquíssima calorias! O melhor é que é uma delícia.
  3. Receita de Bolo de tapioca fit: Um bolo sem lactose e sem glúten. A tapioca tem pouco carboidrato e substituímos o açúcar por adoçante, para você se deliciar com esse bolo, mas sem quebrar sua dieta!
  4. Receita de Sorvete fit de banana: com apenas 3 ingredientes e 10 minutos de preparo, você faz esta sobremesa fit, que é sem lactose, sem açúcar e sem glúten, além de bem econômica!
  5. Receita de Trufa funcional fit: Trufa de chocolate é tã bom, né? Aqui, substituímos o creme de leite por abacate, que tem gorduras nutritivas, e dispensamos o açúcar, além de optar pelo chocolate amargo de 75% cacau. Fica muito saboroso e leve!
  6. Receita de Pudim de chia fit: Esta receita é uma ótima opção de sobremesa saudável, já que a chia é um super alimento rico em ômega-3, fibras e proteínas. Essa sobremesa não contém açúcar, nem lactose e nem glúten.
  7. Receita de Crepioca de chocolate fit: Você vai se surpreender com essa crepioca de chocolate recheada com morango! Perfeita para um pós treino, porque dá uma recarga de energia!
  8. Receita de Pera caramelizada fit: Sabe quando bate aquela vontade louca de doce? Então, essa pera caramelizada é ideal quando você quiser comer um docinho, mas ficar longe das calorias! Em apenas 10 minutos, fica pronta.
  9. Receita de Mousse de manga fit com iogurte natural: Bem leve, cremosa e sem açúcar, esta sobremesa é fácil de preparar - leva apenas 15 minutinhos! - e é perfeita para comer depois do almoço!
  10. Receita de Torta de chocolate fitness: O seu dia da sobremesa merece uma sobremesa fit maravilhosa como esta! Feita com chocolate 70% cacau, é de lamber os dedos e de surpreender quem for prová-la!
Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano - Receitas de sobremesa fit

Receitas de sobremesa vegana

Para você o mais importante é uma sobremesa sem ingredientes de origem animal? Então, vamos às receitas veganas! Mesmo que você não seja vegano, também pode – e deve! – provar as sobremesas veganas, pois vai se surpreender como outros ingredientes dão um sabor incrível e muito mais leve para um mesmo tipo de doce!

  1. Receita de Tiramisú vegano: a tradicional sobremesa gelada italiana de café, mas na versão vegana! Ou seja, não vai leite e nem queijo, por isso, o queijo mascarpone foi substituído por outros de textura e cremosidade semelhante. Você vai se surpreender com o resultado!
  2. Receita de Pavê de paçoca vegano: Tem como não gostar de pavê? As camadas de creme e biscoito sempre fazem a gente salivar! Aqui foram usados só ingredientes veganos e o resultado foi igualmente incrível.
  3. Receita de Sorvete vegano de camadas de frutas: Sem nenhum ingrediente de origem animal e sem açúcar, esta receita é gostosa, saudável e divertida, porque tem camadas coloridas. A criançada, principalmente, vai adorar! Veja o passo a passo.
  4. Receita de Doce de leite vegano: Doce de leite é irresistível, e aqui temos a receita vegana para você deixar o seu Dia da Sobremesa mais incrível! Em vez de leite animal, usamos o leite de amêndoas, confira como fazer em casa.
  5. Receita de Bombom vegano de figo: Às vezes, a gente precisa daquele docinho no meio da tarde, né? Este bombom de figo é ideal para esses momentos. Feito com figo turco seco, cacau e resíduo de amêndoas, ele é bem docinho, e ainda tem bem menos calorias do que um doce comum.
  6. Receita de Manjar de coco vegano: Feito com coco e damasco, este manjar tem sabor dos deuses! Em vez de leite, a receita usou leite de coco. O resultado é uma sobremesa leve e bem cremosa, que desmancha na boca!
  7. Receita de Arroz doce vegano: Uma sobremesa perfeita após um almoço ou jantar especial, este arroz doce é preparado com leite vegetal - pode ser de coco, amêndoas, aveia, o que for de sua preferência - e é bem simples de fazer.
  8. Receita de Sorvete vegano de chocolate sem açúcar: Para substituir o leite animal e leite condensado, vamos usar nesta receita banana, sopa de bebida vegetal, melado de cana e cacau em pós 100%. O resultado é um sorvete com textura bem cremosa!
  9. Receita de Mousse de chocolate e abacate: Em apenas 15 minutos, você vai ter uma deliciosa sobremesa vegana de mousse de chocolate, tendo como base o abacate para dar a cremosidade, além do leite vegetal. É simplesmente delicioso!
  10. Receita de Brownie de chocolate com feijão branco: Pode parecer estranho feijão, mas você vai surpreender, garantimos isso! O feijão branco é o ingrediente secreto que vai dar uma consistência deliciosa. Experimente, você vai adorar!

Se gostou do artigo Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dia da sobremesa: 30 receitas para aproveitar a data mais doce do ano