PARTILHAR

Receita de Caponata de berinjela

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 3 agosto 2021
Receita de Caponata de berinjela

A caponata de berinjela é um típico prato de legumes sicilianos, que geralmente é servido como entrada ou como acompanhamento. Com berinjela, azeitonas, alcaparras e aipo, é uma receita tradicional bastante elaborada, mas o resultado vale a pena. Geralmente é servida fria e regada com vinagre. Siga o passo a passo do TudoReceitas do detalhe e aprenda a preparar esta requintado caponata de berinjela!

4 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Ideal acompanhar com vinho tinto, Receitas italianas
Ingredientes para fazer Caponata de berinjela:
Também lhe pode interessar: Caponata de berinjela no forno
Como fazer Caponata de berinjela:
1

Prepare os ingredientes para fazer a caponata de berinjela. A maioria dos ingredientes são do mercado. As azeitonas podem ser pretas e verdes e é importante que não tenham caroço.

Dica: A versão tradicional também tem pinhões, mas não incluí o ingrediente nesta ocasião.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 1
2

Para começar, lave e corte os troncos de aipo e deixe ferver durante alguns minutos. Escorra e deixe descansar sobre um pano limpo.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 2
3

Corte a cebola em tirinhas julienne e refogue em uma panela com óleo.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 3
4

Quando a cebola ficar transparente, adicione as azeitonas cortadas em metades e as alcaparras. Se que usar pinhões, é o momento de adicioná-los.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 4
5

Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos , enquanto lava e corta os tomates. É o próximo ingrediente que adicionaremos à panela para preparar este caponata de berinjela. Deixe refogar em fogo médio por cerca de 10 minutos.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 5
6

Em outra frigideira com óleo, refogue o aipo fervido anteriormente. Dois minutos serão suficientes. Transfira o aipo para a panela com a cebola e o tomate com a ajuda de uma escumadeira.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 6
7

Na mesma panela onde refogou o aipo, adicione um pouco de óleo e, quando estiver bem quente, junte as berinjelas, previamente lavadas e picadas, primeiro no comprimento e depois no sentido transversal.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 7
8

Quando a berinjela tiver refogado, transfira para a panela com a cebola, o tomate e as azeitonas onde já tem todos os ingredientes. Deixe cozinhar mais alguns minutos e em seguida, adicione sal, a colher de açúcar e o vinagre.

Receita de Caponata de berinjela - Passo 8
9

Cozinhe por mais alguns minutos para que os aromas se soltem. Deixe esfriar a caponata de berinjela até à temperatura ambiente e está pronto para servir, acrescentando folhas de manjericão no prato.

Gostou da receita? Descubra também:

Não abandone o portal sem escrever um comentário, publicar uma fotografia do resultado e compartilhar também as suas receitas no TudoReceitas! Bom apetite!

Receita de Caponata de berinjela - Passo 9

Se você gostou da receita de Caponata de berinjela, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Berinjela. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Suba a sua foto de Receita de Caponata de berinjela

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
José Denison Prado Silvaa
Achei interessante, mas não fiz o prato.
A sua avaliação:
Claudio
Parece uma deliciosa receita, não vejo a hora de prová-la. Obrigado.
Receita de Caponata de berinjela
1 de 10
Receita de Caponata de berinjela

Voltar ao topo da página ↑