Partilhar

Receita de Couve flor assada vegana

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora no TudoReceitas. 8 abril 2019
Receita de Couve flor assada vegana

Procurando uma receita de couve flor saudável para incluir no seu cardápio do cotidiano? Veja como fazer esta couve flor gratinada vegana que é uma ótima sugestão também para quem não segue uma alimentação vegana ou vegetariana!

Nesta receita vegana substituímos o leite por bebia vegetal de aveia, usamos azeite de oliva no lugar da manteiga ou margarina e, se você quiser, pode colocar queijo vegano também (indicamos algumas receitas de queijo vegano caseiro abaixo). O preparo é bem simples, rápido e garante uma refeição ou acompanhamento gostoso!

Vamos para a cozinha preparar esta receita de couve flor assada vegana? Confira todos os detalhes aqui no TudoReceitas!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Couve flor gratinada vegana
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque no fogo uma panela com água e uma pitada de sal e espere ferver. Quando ferver coloque a couve-flor previamente lavada e cortada em floretes, como na foto. Deixe ferver por 5 minutos e retire - a couve flor terminará de cozinhar no forno.

Dica: Após ferver a couve flor ela deverá estar ligeiramente macia mas ainda dura no interior. Se ela cozinhar demasiado neste passo desmanchará quando sair do forno.

Receita de Couve flor assada vegana - Passo 1
2

Seguidamente ligue o forno nos 200ºC no modo 'Grill' e pique as cebolas bem picadinhas. Refogue as cebolas numa panela ou frigideira com um pouco de azeite até ficarem macias e levemente douradas.

Dica: Coloque um pouco de sal na cebola enquanto refoga, isso ajudará a cozinhar mais rápido.

Receita de Couve flor assada vegana - Passo 2
3

Quando a cebola começar a dourar acrescente a farinha e misture bem, até virar uma pasta. Pouco a pouco coloque a bebida de aveia e continue mexendo até obter um molho branco vegano espesso e sem grumos, como na foto. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino.

Dica: Se você for intolerante ao glúten use maisena no lugar da farinha. Recomendamos usar bebida de aveia em vez de outra bebida vegetal porque esta deixa o molho branco mais cremoso e confere um gostinho doce delicioso!

Receita de Couve flor assada vegana - Passo 3
4

Coloque a couve flor numa assadeira, cubra com o molho branco vegano e, se quiser, polvilhe um pouco de queijo vegano para gratinar. Quando o forno estiver quente asse a 200ºC por 10-15 minutos ou até começar a dourar.

Dica: Em vez do queijo vegano você pode cobrir esta receita de couve flor com um pouco de amêndoas moídas ou tofu defumado ralado, o resultado será bem crocante e nutritivo!

Receita de Couve flor assada vegana - Passo 4
5

Depois do passo anterior está pronta esta deliciosa receita de couve flor gratinada vegana, uma couve flor assada gratinada sem ingredientes de origem animal e muito fácil de fazer. Experimente e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com couve flor vegana? Confira estas sugestões:

Receita de Couve flor assada vegana - Passo 5

Se você gostou da receita de Couve flor assada vegana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve-flor.

Suba a sua foto de Receita de Couve flor assada vegana

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Couve flor assada vegana

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Couve flor assada vegana
1 de 6
Receita de Couve flor assada vegana

Voltar ao topo da página