Receita de Coxinha vegana de jaca
Nesta receita de coxinha o recheio é de "carne de jaca", um preparo muito popular na comida vegana para usar como substituto da carne de frango. Não se preocupe porque, ao usarmos jaca verde e muitos temperos, não fica gosto de jaca nessa receita vegana e, quem não souber, dificilmente dirá a diferença.
A carne de jaca tem ganhado popularidade como uma opção saudável e saborosa para substituir a carne em diversas receitas. Originária da Ásia, a jaca é uma fruta grande e fibrosa, e a sua carne, quando cozida ou desfiada, adquire uma textura similar à carne desfiada.
Confira abaixo todos os detalhes desta receita de coxinha vegana de jaca passo a passo e experimente, com certeza não irá se arrepender!
Ingredientes para fazer Coxinha vegana de jaca:
- Para a massa:
- Para o recheio:
Como fazer Coxinha vegana de jaca:
Para preparar esta coxinha sem carne comece por cozinhar a jaca. Para isso coloque-a na panela de pressão, cubra com água e acrescente um fio de azeite ou de óleo (para que ela não fique muito grudenta). Deixe cozinhar por cerca de 1 hora depois de pegar pressão. No fim desse tempo pique um garfo para conferir que está macia.
Dica: Use uma jaca verde, do tipo dura, para evitar o gosto de jaca na coxinha.
Quando sua jaca estiver macia, retire-a da panela e corte em rodelas. Depois jogue fora a casca e o miolo e desfie o interior (com exceção das sementes e das bagas, que você pode consumir noutras receitas).
Continue preparando esta receita de coxinha vegana de jaca: coloque no fogo uma panela com um frio de azeite e refogue os alhos e a cebola até dourar.
Depois junte o tomate, a jaca desfiada e tempere a gosto com sal e pimenta. Deixe cozinhar por 2-3 minutos, mexendo de vez em quando para evitar queimar. Acrescente o extrato de tomate, a cebolinha ou salsinha, misture tudo e desligue.
Chega a hora de preparar a massa da coxinha vegana: leve ao fogo uma panela com a água ou caldo de legumes, o azeite e o sal e espere ferver.
Acrescente a farinha de uma só vez e os oréganos e fique mexendo com a colher até a farinha absorver todo o líquido e virar uma bola de massa consistente e que desgruda. Desligue, espere amornar e sove numa bancada enfarinhada por 5-10 minutos, até ficar lisinha.
Pegue pedaços da massa da coxinha e coloque no centro um pouco do recheio. Feche bem, modelando a massa em forma de coxinha, passe por água e depois pela farinha de mandioca, para empanar.
Frite sua coxinha vegana de jaca em óleo quente, até dourar, e está prontinha! Prove e diga nos comentários o que você achou deste recheio vegano - e achar que ele pode ser melhorado, deixe suas dicas também. Bom apetite!
Se você gostou da receita de Coxinha vegana de jaca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coxinha. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Acompanhamentos para a coxinha vegana
A carne de jaca contém minerais como potássio, magnésio e manganês, que são fundamentais para a saúde muscular, equilíbrio eletrolítico e funcionamento adequado do organismo. Que tal deixar essa receita ainda mais gostosa preparando um molho especial para acompanhar?