Partilhar

Receita de Coxinha vegana de jaca

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora no TudoReceitas. Atualizado: 12 abril 2018
Receita de Coxinha vegana de jaca

Nesta receita de coxinha o recheio é de "carne de jaca", um preparo muito popular na comida vegana para usar como substituto da carne de frango. Não se preocupe porque, ao usarmos jaca verde e muitos temperos, não fica gosto de jaca nessa receita vegana e, quem não souber, dificilmente dirá a diferença. Confira abaixo todos os detalhes desta receita de coxinha vegana de jaca passo a passo e experimente, com certeza não irá se arrepender!

8 convidados 2h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Receita de Coxinha vegana assada
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar esta coxinha sem carne comece por cozinhar a jaca. Para isso coloque-a na panela de pressão, cubra com água e acrescente um fio de azeite ou de óleo (para que ela não fique muito grudenta). Deixe cozinhar por cerca de 1 hora depois de pegar pressão. No fim desse tempo pique um garfo para conferir que está macia.

Dica: Use uma jaca verde, do tipo dura, para evitar o gosto de jaca na coxinha.

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 1
2

Quando sua jaca estiver macia, retire-a da panela e corte em rodelas. Depois jogue fora a casca e o miolo e desfie o interior (com exceção das sementes e das bagas, que você pode consumir noutras receitas).

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 2
3

Continue preparando esta receita de coxinha vegana de jaca: coloque no fogo uma panela com um frio de azeite e refogue os alhos e a cebola até dourar.

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 3
4

Depois junte o tomate, a jaca desfiada e tempere a gosto com sal e pimenta. Deixe cozinhar por 2-3 minutos, mexendo de vez em quando para evitar queimar. Acrescente o extrato de tomate, a cebolinha ou salsinha, misture tudo e desligue.

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 4
5

Chega a hora de preparar a massa da coxinha vegana: leve ao fogo uma panela com a água ou caldo de legumes, o azeite e o sal e espere ferver.

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 5
6

Acrescente a farinha de uma só vez e os oréganos e fique mexendo com a colher até a farinha absorver todo o líquido e virar uma bola de massa consistente e que desgruda. Desligue, espere amornar e sove numa bancada enfarinhada por 5-10 minutos, até ficar lisinha.

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 6
7

Pegue pedaços da massa da coxinha e coloque no centro um pouco do recheio. Feche bem, modelando a massa em forma de coxinha, passe por água e depois pela farinha de mandioca, para empanar.

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 7
8

Frite sua coxinha vegana de jaca em óleo quente, até dourar, e está prontinha! Prove e diga nos comentários o que você achou deste recheio vegano - e achar que ele pode ser melhorado, deixe suas dicas também. Bom apetite!

Procurando mais receitas veganas? Confira estas sugestões:

Receita de Coxinha vegana de jaca - Passo 8

Se você gostou da receita de Coxinha vegana de jaca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coxinha.

Suba a sua foto de Receita de Coxinha vegana de jaca

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Coxinha vegana de jaca

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Coxinha vegana de jaca
1 de 9
Receita de Coxinha vegana de jaca

Voltar ao topo da página