Receita de Feijão tropeiro vegano
O feijão tropeiro surgiu no período colonial, para alimentar as tropas. Eles misturavam feijão, farinha de mandioca, linguiça e outras proteínas curadas. Com o tempo, esse prato caiu no gosto dos brasileiros e agora faz parte da nossa cultura.
Que tal inovarmos e prepararmos um feijão tropeiro vegano, sem nada de origem animal e igualmente saboroso? Um feijão bem temperado, com cebola, pimentão e banana da terra.
Aqui no TudoReceitas vamos te ensinar a preparar essa opção de feijão tropeiro vegano para quem não consome carne. Acompanhe o passo a passo abaixo.
Ingredientes para fazer Feijão tropeiro vegano:
Utensílios:
- Panela de pressão
- Frigideira
- Panela
- Colher de pau
- Tábua de corte de alimentos
- Faca
- Talheres
Como fazer Feijão tropeiro vegano:
O primeiro passo é cozinhar o feijão preto. De preferência algumas horas antes do preparo do feijão tropeiro para que o feijão possa esfriar. Reserve. O cozimento deve estar al dente. Portanto, cozinhe por uns 30 a 35 minutos.
Dica: Se for utilizar o feijão marrom ou carioca cozinhe por menos tempo.
Feito isso, separe os ingredientes. Separe o feijão, meça a farinha de mandioca. Corte a cebola branca em quadradinhos e a cebola roxa em formato de lua. Assim ficarão mais bonitas no prato. Corte a banana da terra em pedaços de meia-lua. Os pimentões em tiras e depois em retângulos.
Dica: Para essa receita evite o pimentão verde. Ele costuma ter um gosto mais forte.
Em uma panela, coloque o óleo e refogue a cebola branca. Mexa para que solte líquido. Assim o feijão ficará mais saboroso.
Dica: Para refogar o feijão, prefira a cebola branca, por ter um sabor mais forte.
Depois de refogar a cebola, coloque o feijão. Mexa delicadamente e acrescente os temperos de sua preferência. Deixe refogar por uns 5 minutos. Mantenha o fogo bem baixo.
Dica: Nesse período, continue mexendo o feijão para que não agarre. Se for necessário, acrescente mais óleo de soja.
Enquanto o feijão refoga, em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e toste as bananas.1 colher de chá é o suficiente. Deixe que dourem de um lado, depois vire e deixe que dorem do outro lado.
Cuidado, as bananas são delicadas e queimam rápido. Mantenha o fogo baixo. Depois de tostadas, retire do fogo e reserve.
Dica: Prefira usar bananas não tão maduras.
Depois de refogar o feijão, acrescente os pimentões e a cebola roxa. Mexa delicadamente e deixe absorver os sabores.
Dica: Nessa etapa, prefira usar a cebola roxa, pois ela tem um sabor mais suave.
Acrescente o restante dos ingredientes, incluindo a metade da banana da terra frita. Reserve somente a farinha de mandioca. Mexa delicadamente. Acrescente a margarina ou azeite, mexendo sempre.
Dica: A margarina trará um sabor mais agradável ao prato. Prefira usar esse ingrediente.
Por último, acrescente a farinha de mandioca. Mexa bem e delicamente. Desligue o fogo.
Dica: A farinha de mandioca amarela poderá ser substituída pela farinha de mandioca comum ou torrada.
O feijão tropeiro vegano está pronto. Fica muito bom acompanhado de um arroz branco e couve. É um prato completo para seu almoço ou jantar. Faça e nos conte o que achou dessa receita.
Se você gostou da receita de Feijão tropeiro vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijão.
Acompanhamento para feijão tropeiro vegano
Se você busca acompanhamentos para fazer uma refeição completa com esse feijão tropeiro vegano, experimente combiná-lo com:
- Chips de couve: além de deliciosa, esta receita é muito saudável para o seu organismo.
- Arroz branco soltinho: muitas pessoas acreditam que para fazer arroz é necessário ter manha, mas neste artigo do TudoReceitas mostraremos que não é necessário ser um chef de cozinha para preparar um arroz cinco estrelas.