menu
Partilhar

Receita de Palitos de polenta no forno

 
Por Equipe TudoReceitas, Equipe editorial e de redação do TudoReceitas. 17 novembro 2021
Receita de Palitos de polenta no forno

A farinha de milho é um carboidrato muito versátil e que não contém glúten. Com ela podemos preparar tanto pratos doces quanto salgados, de modo que as possibilidades que nos oferece são praticamente infinitas e também adequadas para quem sofre de Doença Celíaca (intolerância ao glúten).

Aqui no TudoReceitas, uma das receitas com farinha de milho que queremos apresentar é a famosa polenta, no caso preparada em forma de palitos e assada no forno. Você pode preparar esta polenta palito para servir como petisco ou acompanhamento de um prato principal, com a garantia de conter menos calorias que a versão de polenta frita!

Quer saber como assar polenta no forno para ficar crocante? Continue lendo e descubra abaixo todo o preparo em fotos desta receita de palitos de polenta no forno.

3 convidados 1h 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Ingredientes para fazer Palitos de polenta no forno:
Também lhe pode interessar: Polenta simples
Como fazer Palitos de polenta no forno:
1

Para começar preparar estes palitos de polenta sem fritura comece por levar ao fogo as 3 xícaras de água com a folha de louro e o sal. Deixe até ferver.

Dica: para conseguir mais sabor na polenta, substitua a água por caldo de legumes ou adicione um tablete de caldo de legumes na água.

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 1
2

Quando a água ferver, baixe o fogo e adicione a farinha de milho para polenta de uma vez só. Mexa constantemente até cozinhar e engrossar, dissolvendo todos os grumos que se formarem.

Dica: o tempo de cozimento dependerá da farinha de milho usada, podendo variar entre 5 a 10 minutos. O ideal será confirmar as instruções no pacote.

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 2
3

Quando a polenta ficar consistente, como na foto, desligue o fogo e, se desejar, adicione o queijo ralado. Misture para que o queijo derreta com o calor residual da polenta.

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 3
4

Transfira a polenta para um recipiente retangular ou quadrado (pode ser uma forma de bolo ou assadeira, por exemplo) untado com óleo vegetal ou azeite. Cubra com plástico filme e reserve na geladeira por, pelo menos, 1 hora. Isso será o suficiente para que fique mais firme e consistente para cortar em palitos.

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 4
5

Após esse tempo, pré-aqueça o forno nos 200ºC. Corte a polenta em palitos, idealmente todos com o mesmo tamanho.

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 5
6

Coloque a polenta palito em uma assadeira ligeiramente untada ou forrada com papel manteiga. Se quiser, polvilhe com páprica defumada a gosto e leve ao forno a 200ºC por 20-30 minutos ou até dourarem.

Dica: se seu forno for ventilado, ligue a ventoinha pois isso ajudará na crocância da polenta.

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 6
7

Na metade do cozimento, vire os palitos de polenta para que fiquem dourados de ambos os lados e mais crocantes. Faça isto cuidadosamente, para que não quebrar nem amassar a polenta.

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 7
8

Depois desse tempo, seus palitos de polenta assados no forno deverão estar prontos! Retire, deixe esfriar um pouco e sirva do jeito que mais gostar. Diga nos comentários o que você achou e bom apetite!

Procurando mais receitas de pratos com polenta? Veja também como fazer:

Receita de Palitos de polenta no forno - Passo 8

Se você gostou da receita de Palitos de polenta no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Polenta.

Quantas calorias tem o palito de polenta assado no forno?

1 porção (100 g) destes palitos de polenta contêm menos de 200 kcal. Poderá servi-los com uma maionese de legumes ou uma salada verde para um prato nutritivo, mas saudável. Eles também são isentos de glúten, tornando-os adequados para quem sofre de doença celíaca ou intolerância ao glúten. Experimente e suba a foto dos seus palitos de polenta abaixo nos comentários!

Suba a sua foto de Receita de Palitos de polenta no forno

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Palitos de polenta no forno
1 de 9
Receita de Palitos de polenta no forno

Voltar ao topo da página