Partilhar

20 receitas de molhos para carne

 
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 9 janeiro 2019
20 receitas de molhos para carne

Se você está procurando molhos para carne, seja carne de porco, carne assada, carne de frango ou outra, preste atenção nesta lista de 20 molhos para acompanhar carne e anote seus favoritos!

Neste artigo, além de indicarmos para você alguns dos melhores molhos para carne, falamos acerca de quais os sabores e ingredientes mais indicados para combinar com cada tipo de carne, como fazer molhos de redução, como temperar carne, entre outras dicas e conselhos.

Com estas 20 receitas de molhos para carne com certeza você conseguirá preparar receitas de carne mais saborosas para deliciar todos aí em casa e variar no cardápio. Veja abaixo como fazer molhos para churrasco, molhos para hambúrguer, molhos para frango, molhos para carne de porco e muito mais!

Também lhe pode interessar: Receita de Molho de cranberry para carne

Molhos agridoces para carne

Se você gosta de sabores agridoces, experimente servir sua carne assada na prancha, na frigideira ou na grelha com estas nossas sugestões de molhos agridoces. Verá que o resultado final é bem diferente de servir a carne com os temperos habituais!

Nestas receitas de molhos agridoces para carne você encontra combinações de sabores doces, cítricos e ácidos. Se você prefere uma combinação de sabor suave, aconselhamos preparar estes molhos com carne de frango ou de porco. Confira a lista dos tipos de carne que vão bem com molhos agridoces:

Molho de laranja

Este molho de laranja para carne é preparado com laranja, açúcar mascavo, coentro e vinagre e com certeza conferirá mais sabor até aos cortes de carne mais sem graça. Siga a receita e prepare este molho para servir quente ou frio.

Molho de abacaxi e arando vermelho

O arando, também chamado de oxicoco e cranberry, é uma frutinha vermelha com sabor entre o doce e o ácido. Ele é muito popular na gastronomia de vários países americanos, sobretudo nos Estados Unidos, e resulta muito bem neste molho de abacaxi e arando para carne. Experimente!

Chutney de maçã

O chutney é um molho agridoce tradicional na culinária indiana. Por essa razão seu preparo inclui várias especiais tais como canela, gengibre, cravinho, cominhos, entre outras. Se você não está familiarizado com molhos chutney mas quer dar uma chance, confira nossa receita de chutney de maçã que fica uma delícia!

20 receitas de molhos para carne - Molhos agridoces para carne

Molhos verdes para carne

Quando falamos em molhos verdes para carne referimo-nos a molhos preparados com ervas aromáticas, geralmente frescas, entre as quais se inclui salsinha, coentro, hortelã, manjericão, entre outras.

Outra diferença entre estes molhos e os restantes é que os molhos verdes não necessitam de cocção, basta bater ou misturar os ingredientes e servir diretamente com a carne escolhida. Por essa razão estes molhos com ervas aromáticas são considerados molhos refrescantes, perfeitos para carne de churrasco!

Este tipo de molhos, populares sobretudo no Brasil, Argentina, Colômbia e noutros países com grande tradição de carne assada na grelha, são indicados para acompanhar as seguintes carnes de churrasco:

Molho verde para carnes

É certo que existe molho verde para peixe, que pode de igual forma ser adicionado às carnes grelhadas. Porém o molho verde para carnes tem a particularidade de ser preparado com maionese, ficando bem cremoso e gostoso! Confira nossa sugestão de molho verde para churrasco que, além de maionese e ervas aromáticas, inclui também azeite, alho e limão.

Chimichurri

O molho chimichurri é, possivelmente, um dos molhos verdes mais populares! Ao contrário do molho verde anterior, o chimichurri apresenta uma consistência mais mole, com os ingredientes finamente picados, sendo que os sabores predominantes são de azeite, alho, salsinha ou orégano. Confira como fazer a receita de molho chimichurri argentino tradicional e também o chimichurri colombiano.

20 receitas de molhos para carne - Molhos verdes para carne

Reduções para carne

Outro tipo de molho para carne muito popular é o molho de redução que consiste em ferver lentamente um líquido (caldo, vinho, vinagre...) de forma a conseguir um molho mais espesso e de sabor mais intenso. Confira as principais receitas de molho de redução que super combinam com carne:

Molho gravy

Este é um molho para carne fácil muito popular no Reino Unido e nos Estados Unidos preparado a partir dos sucos da cocção da carne, seja na frigideira ou no forno. Por permitir o aproveitamento dos temperos usados na carne, ele é um molho econômico que evita o desperdício alimentar. Veja como fazer molho gravy passo a passo.

Molho de vinho do Porto

Como o nome indica, este é um molho preparado com o famoso vinho do Porto português, um vinho com toque adocicado que confere um sabor agridoce às preparações culinárias. O molho de vinho do Porto é preparado através de uma redução do vinho do Porto e fica perfeito para acompanhar carnes nobres como, por exemplo, filé mignon e magret de pato. Experimente e delicie-se!

Redução de vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico é um vinagre de uva originário das regiões de Modena e Reggio Emilia, em Itália. Por isso ele tem um sabor adocicado que super combina com a carne! No entanto preste atenção na hora de preparar carne com redução de vinagre balsâmico: é muito importante escolher um vinagre balsâmico de qualidade, de preferência o de Modena, ou a carne ficará com gosto amargo. Confira como fazer redução de vinagre balsâmico.

20 receitas de molhos para carne - Reduções para carne

Molhos asiáticos

Quem é fã da gastronomia japonesa, chinesa, coreana e de outros países asiáticos com certeza não dispensa cozinhar com os molhos de sabor intenso típicos dessas regiões! Há mais molhos asiáticos para além do clássico molho shoyu, confira nossas sugestões e varie no cardápio!

Molho teriyaki

Famoso por conferir mais sabor em várias receitas de miojo e yakissoba, o molho teriyaki é preparado a partir de molho de soja (shoyu) e, entre outros ingredientes, inclui mel ou açúcar. Por isso o resultado é semelhante a um caramelo agridoce que super combina com todos os tipos de carne! Confira nossa receita de molho teriyaki caseiro.

Molho yakitori

Não tão famoso quanto o molho anterior, mas igualmente versátil, o molho yakitori é outra opção de molho típico da culinária oriental. Ele é servido sobretudo com yakitori, um espetinho de frango japonês. Veja como fazer molho yakitori e experimente!

20 receitas de molhos para carne - Molhos asiáticos

Molhos barbecue

E, por fim, falamos de um dos tipos de molhos de carne assada mais populares: o molho barbecue americano! Desengane-se quem pensa que existe apenas uma receita de molho barbecue, pois esse extra gostoso tem muitas variações a partir dos ingredientes habituais: molho de tomate, cebola, açúcar e vinagre. Veja estas nossas três sugestões de molho barbecue para fazer em casa!

Molho barbecue caseiro

Se você não sabe como fazer molho barbecue em casa, confira nossa receita de molho barbecue caseiro e comprove como é simples fazer esse molho gostoso! Além de usar ingredientes de qualidade, é importante deixar o molho reduzir pelo tempo indicado, somente assim você garante que ele fica bem saboroso para acompanhar carne e batatas.

Molho barbecue rápido

Sem tempo ou paciência para ficar no fogão cozinhando um molho barbecue? Esta receita de molho barbecue rápido é perfeita para você! Prepare com cebola, alho, molho de tomate, mel, açúcar mascavo, páprica, azeite de oliva e sal.

Molho barbecue com Coca-Cola

Uma alternativa ao molho barbecue tradicional é esta opção preparada com Coca-Cola no lugar do mel ou açúcar. Pode parecer um ingrediente improvável, mas nós garantimos que dá super certo! Prepare este molho barbecue com Coca-Cola para conferir mais sabor às suas carnes assadas.

20 receitas de molhos para carne - Molhos barbecue

Outras receitas de molhos para carne

Além das sugestões indicadas existem muitos mais molhos para carne que vale a pena descobrir e experimentar! Anote estas sugestões que certamente farão parte da sua lista de favoritos:

Experimente estas sugestões e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

20 receitas de molhos para carne - Outras receitas de molhos para carne

Se gostou do artigo 20 receitas de molhos para carne, sugerimos que entre na nossa categoria de Molhos para carne.

Escrever comentário sobre 20 receitas de molhos para carne

O que lhe pareceu o artigo?

20 receitas de molhos para carne
1 de 7
20 receitas de molhos para carne

Voltar ao topo da página