Nutrição e saúde

Como parar de comer carne

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 18 julho 2022
Como parar de comer carne

O vegetarianismo tem crescido hoje em dia, principalmente, entre a geração Millennial e a Geração Z, com o aumento da discussão em torno dos impactos ambientais da indústria da carne e a crueldade contra os animais.

Apesar de ser um dos países que mais consome carne, no Brasil cerca de 14% da população (30 milhões de pessoas) se declara vegetariana, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência, realizada em abril de 2018. Desse número, cerca de 7 milhões seriam veganos, ou seja, não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal.

Um movimento pró-vegetarianismo bem famoso é o “Segunda Sem Carne”, uma campanha internacional que incentiva diminuir o consumo de carne, começando pelas segundas-feiras, para melhorar a saúde das pessoas e também do planeta.

Mas como parar de comer carne da melhor forma? Muitas pessoas reclamam de sentir falta da proteína animal na refeição quando adotam uma dieta vegetariana, mas aqui no Tudo Receitas, vamos dar dicas de como parar de comer carne, os benefícios de não consumir o alimento animal e também as consequências de não comer carne.

Também lhe pode interessar: O que comer antes de jogar futebol

Índice

  1. Por que parar de comer carne
  2. Como parar de comer carne
  3. Benefícios de parar de comer carne
  4. Consequências de não comer carne
  5. 10 Receitar para quem quer parar de comer carne

Por que parar de comer carne

Além da questão da crueldade animal, um dos maiores motivos a incentivar as pessoas a não comerem carne é a contribuição dessa forma alimentar para o aquecimento do planeta através da mudança climática.

Estima-se que, por ano, um bife bovino na refeição do almoço e do jantar de uma pessoa é responsável pela emissão de 5.272,2 kg de dióxido de carbono. Para absorver esse carbono, é necessário ao menos 242 árvores. Ou seja, essa conta, em termos planetários, é quase impossível de ser resolvida se o consumo de carne for muito grande. Daí a relação com o alto consumo desse alimento com um risco ambiental irreversível na Terra.

Além disso, ainda é preciso considerar a criação de animais em escala industrial, que fomenta a emissão de carbono - é responsável por entre 10 a 12% dos gases do Efeito Estufa - além de contribuir para o surgimento de epidemias e doenças, devido à aglomeração entre eles.

Somado a isso, muitas atividades de pecuária estão ligadas ao consumo excessivo de água e ao desmatamento de florestas, como o caso da Amazônia. Por tudo isso, comer carne se tornou tema entre as gerações mais jovens, que devem lidar de maneira mais direta com essas questões no futuro.

Como parar de comer carne - Por que parar de comer carne

Como parar de comer carne

Segundo o Guia da Alimentar do Ministérios da Saúde, a alimentação vegetariana estrita é viável e o consumo de carnes e laticínios não são imprescindíveis para uma alimentação saudável.

A dica inicial é reduzir o consumo de carne aos poucos.

Primeiro, substitua as carnes vermelhas por cortes mais magros e, depois, vá diminuindo os dias da semana de consumo de carne.

Ao mesmo tempo, é importante substituir a proteína da carne por outros alimentos com os nutrientes necessários, como por exemplo: ovos, legumes como brócolis, folha verdes-escuras, grão de bico, lentilha, feijão, cogumelos, chia, quinoa, linhaça, cereais - só para citar alguns deles.

Para uma dieta ainda mais equilibrada nessa transição, você pode consultar um especialista em nutrição.

Benefícios de parar de comer carne

Em se tratando de parar de comer carne, vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a redução do consumo de carne vermelha, como de porco e boi, e processada, como bacon e linguiça, como forma de prevenir câncer e doenças cardiovasculares.

Segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, parar de comer carne reduz em 16% o risco de doenças cardiovasculares e, caso se desenvolva alguma enfermidade deste tipo, se a pessoa for vegetariana tem 32% menos chances de risco de morte.

A dieta vegetariana ainda traz benefícios para a flora intestinal, redução de doenças crônicas, ação antioxidante, menor inchaço corporal, melhoria na aparência da pele e maior disposição em geral, já que a carne animal, no geral, pode conter hormônios e substâncias inflamatórias.

 

Como parar de comer carne - Benefícios de parar de comer carne

Consequências de não comer carne

Uma dieta vegetariana pode trazer benefícios como regulação do humor, apetite, sono, memória, além de melhorar funções fisiológicas essenciais.

No entanto, é importante substituir as vitaminas e nutrientes necessários para o organismo em uma dieta sem carne.

O corpo pode sofrer com a falta de ferro, zinco, selênio, vitaminas D e B12, caso a dieta vegetariana seja pobre em diversidade de alimentos. Como consequência, a pessoa pode se sentir fraca, sem energia e correr risco de uma anemia.

Como parar de comer carne - Consequências de não comer carne

10 Receitar para quem quer parar de comer carne

Agora que você já sabe os benefícios de parar de comer carne e a necessidade de ter uma dieta vegetariana diversificada, aqui vão 10 receitas saborosas e bem fáceis para preparar em casa:

Receita de quiche vegetariana: que tal uma deliciosa quiche com cogumelos, legumes e queijo? Essa ninguém resiste, confira o passo a passo.

Receita de hambúrguer de quinoa e beterraba: mesmo para quem consome carne, esse hambúrguer é de surpreender! Leve, mas ao mesmo tempo consistente, veja como fazer um hambúrguer vegetariano bem saudável e nutritivo.

Receita de lasanha vegetariana: a berinjela e abobrinha substituem a carne, dando bastante sabor para a lasanha. Os não-vegetarianos nem sentirão falta de carne, experimentem.

Receita vegetariana de curry de vegetais: inspirado na culinária indiana, esse prato, além de aromático por causa do curry, é bem nutritivo e simples de preparar.

Receita vegetariana de lentilhas salteadas: a lentilha é fonte de ferro, zinco e vitaminas, o que é bem importante para quem pretende parar de comer carne. Além e fácil de fazer, essa receita é bem saborosa:

Receita de almôndegas de cogumelos: uma bela opção para substituir a almôndega de carne é o feito com cogumelos, que também são fonte de proteína. O prato também fica bem mais leve para a digestão:

Receita vegetariana de cuscuz marroquino com legumes: simples, rápido, leve e nutritivo. Em apenas 30 minutos, você prepara esse prato que pode colocar os legumes de sua preferência.

Receita de hambúrgueres de legumes para crianças: para introduzir a dieta sem carne aos pequenos, aqui uma deliciosa receita de hambúrguer vegetariano, que também estimula o consumo de legumes. Confira o passo a passo.

Receita de ceviche de abacate: o abacate é uma fruta que tem gorduras saudáveis e pode ser um ótimo substituto para o peixe, por sua consistência e textura. Veja como preparar um delicioso ceviche vegetariano:

Receita de vatapá de legumes: o tradicional vatapá baiano, mas na versão vegetariana, que tal? Confira os ingredientes e o modo de preparo.

Como parar de comer carne - 10 Receitar para quem quer parar de comer carne

Se gostou do artigo Como parar de comer carne, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como parar de comer carne