Nutrição e saúde

Sushi em casa - Receitas para fazer no Dia do Sushi

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 1 novembro 2022
Sushi em casa - Receitas para fazer no Dia do Sushi

Dia 01 de Novembro é dia de comer sushi em casa! Você sabe por quê? Nessa data, é comemorado no Japão o Dia do Sushi, para celebrar essa iguaria da culinária oriental.

O sushi é um símbolo da gastronomia japonesa no mundo: prático de comer e bem apetitoso, ganhou várias versões de preparo e de ingredientes nos diferentes países em que faz sucesso. Desde as mais tradicionais até as mais modernas e criativas, o sushi agrada diversas culturas e paladares.

Muito popular no Brasil também, essa data também conquistou lugar no calendário nacional e nos restaurantes do país, principalmente, na cidade de São Paulo, onde há a maior concentração de estabelecimentos japoneses. O sucesso é tão grande, que segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), o número de restaurantes japoneses já superou o número de churrascarias, consolidando São Paulo como capital do sushi no país.

Para deixar essa data bem especial, você vai descobrir aqui no Tudo Receitas sobre a origem do sushi , como é a sua versão tradicional e também ideias de Receitas para fazer no Dia do Sushi em casa!

Também lhe pode interessar: Rodízio japonês - como fazer em casa

Índice

  1. Como surgiu o sushi
  2. Sushi tradicional: como é
  3. Receitas de sushi em casa:

Como surgiu o sushi

Você sabe como surgiu o sushi? Esse bolinho de arroz preparado com diferentes tipos de ingredientes, principalmente o peixe, é uma comida milenar, de mais de 1300 anos.

Há registros, que o sushi com a necessidade dos japoneses conservarem o peixe cru por mais tempo, e foi descoberto que quando o peixe era armazenado em camadas de arroz cozido, por causa da sua fermentação natural do arroz, que libera ácido láctico, durava mais tempo, não estragando o alimento.

Essa técnica de conservação de peixe no arroz foi aperfeiçoada ao longo dos anos, até que no século XVII, houve a introdução do vinagre no preparo do arroz, que facilitou a conservação do peixe, já que naquela época não existiam refrigeradores.

No entanto, foi somente no século XVIII, em que surgiu a criação do sushi mais próxima tal como conhecemos hoje. Hanaya Yohei é considerado o primeiro “sushiman” da história ao criar o formato de sushi mais popular o Nigirizushi (ou niguiri): um bolinho de arroz de sushi, com uma fatia de peixe cru, para consumo imediato.

Sushi em casa - Receitas para fazer no Dia do Sushi - Como surgiu o sushi

Sushi tradicional: como é

Niguirizushi, makizushi, futomaki, hosomaki, uramaki, inarizushi, gunkanzushi, oshizushi… são tantos tipos de sushi, mas qual deles é o mais tradicional?

O mais tradicional de todos no Japão é o Niguirizushi, também conhecido como Niguiri no Brasil. O Niguirizushi é um bolinho de arroz moldado à mão, geralmente em formato retangular, coberto com uma fina camada de peixe cru.

Esse sushi costuma ser consumido molhando-o no molho Shoyu – feito à base de soja – podendo ser manipulado pelas mãos (como era feito quando foi criado pelo primeiro sushiman) ou pelos hashis, que são hastes de madeira ou outro material.

Além do peixe cru, o Niguirizushi pode ser preparado com frutos do mar, como camarões, lulas, polvos e outros.

O que você acha? Te apetece?!

Sushi em casa - Receitas para fazer no Dia do Sushi - Sushi tradicional: como é

Receitas de sushi em casa:

Vamos agora para a prática? Para fazer celebrar o Dia do Sushi em casa, selecionamos tudo o que você precisa para tornar essa data uma delícia: desde o preparo de arroz até o dos sushis e molhos!

Se gostou do artigo Sushi em casa - Receitas para fazer no Dia do Sushi, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Sushi em casa - Receitas para fazer no Dia do Sushi