Nutrição e saúde

O que comer no 7 de setembro: 35 receitas bem brasileiras

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. Atualizado: 17 outubro 2023
O que comer no 7 de setembro: 35 receitas bem brasileiras

Que tal comemorar o 7 de setembro de um jeito mais gourmet?! O Tudo Receitas vai dar dicas com o gostinho do Brasil para você deixar o feriado muito mais gostoso!

A gente sabe que o Brasil é um país extenso e diversificado, que mescla várias influências culturais, então, você vai adorar a nossa eclética seleção de receitas gastronômicas. Confira essas o que comer no 7 de setembro: 35 receitas bem brasileiras

Também lhe pode interessar: O que comer antes de jogar futebol

Índice

  1. 7 de Setembro: Dia da Independência
  2. Dia da Independência: 25 receitas brasileiras de pratos salgados para o 7 de Setembro
  3. Dia da Independência: Receitas de doces para o 7 de setembro

7 de Setembro: Dia da Independência

No dia 7 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil de Portugal, conduzida por D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, no ano de 1822.

Esse momento ficou conhecido também como “Grito do Ipiranga”. Portugal só reconheceu a Independência do Brasil em 1824, com a intermediação dos ingleses, em um acordo. Após a proclamação, D. Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil, e passou a ser chamado de D. Pedro I.

Após dois séculos da Independência, o Brasil comemora a data como estado republicano, democrático, laico e altamente miscigenado. A variedade das culturas que se uniram dentro do Brasil resultaram em uma cultura forte, única e que precisa ser celebrada. A gastronomia brasileira é um exemplo de essa combinação, com seus pratos que só seriam possíveis de surgirem em solo brasileiro pela variedade de temperos, sabores e inventividade.

Por isso mesmo, vamos além de feijoada, farofa, pastel, coxinha e da tradicional caipirinha (que estão contempladas aqui na nossa lista de forma perfeita) para trazer mais e mais opções de pratos que reforçam a brasilidade nesses 200 anos de Independência do Brasil. Confira 25 sugestões de pratos salgados e 10 indicações de pratos doces.

Dia da Independência: 25 receitas brasileiras de pratos salgados para o 7 de Setembro

Vamos para as receitas? Primeiro, vamos começar com as receitas salgadas e depois receitas doces.

  1. Receita de Picanha à brasileira: o Brasil é conhecido pelo churrasco, principalmente, na região sul. Aqui você vai aprender a preparar a picanha, uma das carnes mais saborosas, usando apenas com sal grosso.
  2. Caipirinha tradicional brasileira: Este é o drink obrigatório em festas, churrascos e qualquer almoço bem brasileiro! Veja o passo a passo.
  3. Receita de Escondidinho de carne seca com mandioquinha: sabe aquela comida que te abraça? Então, bem típico no Nordeste, a carne seca ou carne de sol fica uma delícia neste prato com mandioquinha.
  4. Receita de Panelada de boi: este é um prato típico do norte brasileiro: um cozido de vísceras e mocotó de boi, que sacia a fome e alimenta muito bem!
  5. Receita de Cuscuz nordestino temperado: o cuscuz é bem versátil, podendo ser um prato do café da manhã ou do almoço. Este é um prato com linguiça, mas o melhor é que você pode variar no acompanhamento.
  6. Receita de Cuscuz recheado com banana da terra e queijo coalho: Humm... só pelo enunciado já deu água na boca, né? É uma receita perfeita para você sentir o sabor do Nordeste no seu café da manhã!
  7. Receita de Sarapatel nordestino: a origem é portuguesa, mas esse prato foi apropriado pelo Nordeste, que passou a prepará-lo com carne de porco. É ótimo para o almoço!
  8. Receita de Baião de dois com carne seca e queijo coalho: este prato une arroz e feijão, o símbolo da nossa gastronomia, mais o sabor da carne seca e do queijo coalho. Simplesmente irresistível!
  9. Receita de Mocotó de boi com legumes: Aquela refeição para dar "substância"! Bem típica da roça brasileira e também na região gaúcha, o mocotó de boi é ótimo para nutrir-se muito bem.
  10. Receita de Galinhada com arroz: A galinhada é um prato bem típico do interior brasileiro, e bem fácil de fazer. Veja só como é o passo a passo.
  11. Receita de Puchero gaúcho tradicional: Puchero é um prato típico de inverno do Rio Grande do Sul, pela influência espanhola no estado. Feito com carne de boi, couve, repolho, abóbora, e outros ingredientes cozidos, essa receita dá uma sensação de conforto.
  12. Receita de Vatapá baiano tradicional: que tal uma receita com camarão, leite de coco e azeite de dendê! Este prato é essencial para você conhecer um gostinho da Bahia, e pode ser servido com peixe, frango ou acarajé!
  13. Receita de Caruru baiano legítimo: Feito com quiabo, azeite de dendê, camarão seco, gengibre, amendoim, castanha de caju, entre outros ingredientes, este prato típica da Bahia tem influências africanas e indígenas.
  14. Receita de Moqueca de peixe: Um prato bem comum no Nordeste, a moqueca de peixe tem uma textura cremosa e fica uma delícia acompanhada de arroz, farofa, batata e até feijão.
  15. Receita de Feijão tropeiro: Que tal preparar o típico feijão de Minas Gerais em casa? Esta receita também leva couve, linguiça de porco, bacon, ovo cozido e outros ingredientes que deixam esse prato incrível!
  16. Receita de Feijoada simples e rápida: o prato que é a cara do Brasil! Nesta receita, você vai aprender a preparar de uma forma mais fácil e rápida para um belo almoço de domingo!
  17. Receita de Pão de queijo mineiro: humm... o pão de queijo é algo irresistível! Tradicional de Minas Gerais, esta comida fica uma delícia no café da manhã ou café da tarde, veja só como fazer:
  18. Receita de Virado à paulista tradicional: Quem visita São Paulo, não pode sair sem antes provar o típico virado à paulista! Que tal aprender esta receita de comida caipira, preparado com tutu de feijão, banana frita, couve, arroz, ovos fritos e carne grelhada.
  19. Receita de Coxinha simples: a coxinha é um salgado bem típico de São Paulo, que você vai encontrar, principalmente, nos bares, tanto nessa cidade e em outras do Brasil. Fica perfeito para petiscar ou comer no almoço.
  20. Receita de Pamonha de milho verde: este é um quitute extremamente simples de preparar, bem comum no interior, e que pode ser acompanhado de comidas salgadas e até doces.
  21. Receita de Picadinho de carne: um prato bem simples, bem comum em várias regiões do país, que fica bem acompanhado com arroz e feijão! Perfeito para o almoço do dia a dia.
  22. Receita de Massa para pastel de feira: Pastel de feira é um clássico brasileiro, sendo bem acompanhado com caldo de cana. Veja como fazer a massa para preparar com o recheio que você preferir.
  23. Receita de Entrevero de pinhão: Este é um prato típico do Sul com pinhão, que é a semente de um fruto de uma árvore comum nessa região. O entrevo mistura vários ingredientes, e nesta receita vamos aprender a fazer com carne e legumes.
  24. Receita de Cará assado no forno: Cará ou inhame é um tubérculo bem comum no Brasil. Aqui vamos ensinar como preparar um belo prato para almoço ou jantar.
O que comer no 7 de setembro: 35 receitas bem brasileiras - Dia da Independência: 25 receitas brasileiras de pratos salgados para o 7 de Setembro

Dia da Independência: Receitas de doces para o 7 de setembro

Agora que você já conferiu diversas opções de pratos salgados, que tal provar essas sobremesas com jeitinho verde e amarelo? Opção boa para de doces para o 7 de setembro não falta, né! Agora, vamos às receitas doces:

  1. Receita de Cocada de forno baiana: Feita à base de coco e açúcar, este doce baiano é muito apreciado no Brasil. Ele também costuma ganhar um toque especial de cravo e canela.
  2. Receita de Quebra-queixo: O típico doce da gastronomia brasileira, que feito com coco e açúcar. E como o nome diz, ele é bem duro, para que o queixo vai quebrar ao morder!
  3. Receita de Sobremesa Romeu e Julieta na travessa: Que tal o típico doce brasileiro na versão mousse? Essa sobremesa é dar de água na boca e cai muito bem depois do almoço ou no café da tarde.
  4. Receita de Bolo de tapioca de liquidificador: Bem comum na Bahia, esse bolo também é conhecido como cuscuz de tapioca, e leva leite condensando, leite de coco e coco ralado em seu preparo. Uma delícia!
  5. Receita de Canjica branca com leite condensado: a tradicional canjica do Sudeste ou também mungunzá no Nordeste é bem comum nas festas juninas. Veja como preparar esse doce.
  6. Receita de Pudim de leite condensado: esta sobremesa provavelmente fez parte da sua infância, porque ela é comum em várias regiões do Brasil. Além disso, éuma delícia! Quem resiste a um pudim, né?!
  7. Receita de Bolo de rolo: símbolo da gastronomia de Pernambuco, este bolo recheado com goiabada é bem fácil de fazer em casa. Confira o passo a passo.
  8. Receita de Paçoca de amendoim tradicional: A paçoquinha, como costuma ser chamada, é um doce bem tradicional do Brasil! Ela pode ser comida assim pura, mas também fica ótima como farelo de sorvete de chocolate!
O que comer no 7 de setembro: 35 receitas bem brasileiras - Dia da Independência: Receitas de doces para o 7 de setembro

Se gostou do artigo O que comer no 7 de setembro: 35 receitas bem brasileiras, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que comer no 7 de setembro: 35 receitas bem brasileiras