Partilhar

Receita de Carne de glúten

 
Por Yana, Blogueira de cozinha. 16 fevereiro 2021
Receita de Carne de glúten

Já ouviu falar em carne de glúten? Também chamada de seitan e carne vegetal de trigo, este preparado tem consistência semelhante à carne bovina e é feito com feijão preto, glúten de trigo, beterraba (para conferir cor) e champignon (para conferir sabor). Pode ser um excelente substituto das carnes tradicionais para quem segue uma alimentação vegetariana e vegana e também para esportistas, pois é rica em proteína vegetal e fibra e contém pouca gordura.

Apesar de ser um preparo demorado, é possível fazer carne de glúten caseira! Com nosso passo a passo detalhado verá que é simples. No final, poderá também congelar esta carne vegana para usá-la mais tarde. Confira abaixo todos os detalhes e prepare logo esta receita de carne de glúten.

6 convidados 3h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Ao vapor
Ingredientes para fazer Carne de glúten:
Também lhe pode interessar: Mix de farinha sem glúten
Como fazer Carne de glúten:
1

Primeiramente coloque os champignon numa bandeja de forno levemente untada ou forrada com papel manteiga e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos. Após esse tempo, retire do forno e deixe esfriar.

Dica: Este passo é opcional, mas recomendado para conseguir cogumelos mais ricos em sabor e que não soltam água nos passos seguintes.

2

Em seguida coloque os champignon e todos os outros ingredientes (exceto o glúten de trigo) num processador ou liquidificador. Bata até misturar bem e transfira para uma tigela grande.

3

Adicione o glúten de trigo na tigela e mexa. Deixar repousar por 15 minutos, para permitir que o glúten absorva todo o líquido.

Dica: Poderá comprar glúten de trigo em lojas de produtos naturais, orgânicos e saudáveis.

4

Após esse tempo, separe essa massa de carne de trigo caseira em 2 ou 3 partes, para facilitar o seu manuseio.

5

Coloque o acessório-gancho de pão ou de massa na batedeira e amasse uma parte da massa de cada vez por 8-10 minutos, até que a massa fique quente e você possa sentir os "fios" da "carne". Repita esse procedimento com as outras partes da massa e, no final, grude todos esses pedaços, amassando em forma de bola grande.

Receita de Carne de glúten - Passo 5
6

Embrulhe esse "bolinho de seitan" caseiro em várias camadas de folha de alumínio, fechando bem as bordas. Cozinhe no vapor por 2 horas ou emerso em água fervente por 1 hora e meia (para esta opção você precisa selar muito bem o embrulho de folha de alumínio, para que não entre água).

7

Após cozinhar o seitan caseiro, ele estará pronto para usar do jeito que preferir! Pode cozinhar no forno, na frigideira ou na grelha e usar nas suas preparações ou congelar para usar noutro momento. Agora que você sabe como fazer seitan com farinha de glúten, experimente preparar em casa e diga nos comentários o que você achou!

Quer conhecer mais receitas veganas caseiras? Veja como fazer:

Receita de Carne de glúten - Passo 7

Se você gostou da receita de Carne de glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros arroz e cereais.

Suba a sua foto de Receita de Carne de glúten

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Carne de glúten
1 de 3
Receita de Carne de glúten

Voltar ao topo da página