Grão-de-bico

Receita de Lombo vegano

 
Yana
Por Yana, Blogueira de cozinha. 1 setembro 2020
Receita de Lombo vegano

Um dos problemas mais comuns entre veganos e vegetarianos é não encontrar muitas alternativas saudáveis e saborosas quando se trata de fazer um sanduíche ou lanche. Pensando nisso, trago para vocês aqui no TudoReceitas esta receita de lombo vegano que rende um excelente substituto do lombo canadense ou até do tradicional lombo suíno ou bovino de Natal e de outras ocasiões em que reunimos a família à mesa.

Esta receita de lombo vegano é feita com grão-de-bico, glúten de trigo, azeitonas, tomate seco, páprica e outras especiarias que a tornam muito saborosa. Além de ser feita em casa sem conservantes nem aditivos que afetam nossa saúde, este lombo falso vegetariano contém muita proteína vegetal livre de colesterol e pouca gordura. Confira abaixo todos os detalhes do preparo e experimente!

8 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Cozido

Ingredientes para fazer Lombo vegano:

Também lhe pode interessar: Fainá vegana

Como fazer Lombo vegano:

1

Coloque o grão de bico escorrido, o caldo de legumes, o sal, a cebola e alho em pó, o vinagre, o azeite e a páprica no copo do liquidificador ou processador e bata até que estes ingredientes estejam completamente integrados e formem uma mistura homogênea.

2

Enquanto isso, pique os tomates secos e as azeitonas em pedaços pequenos e reserve: eles serão usados como recheio deste lombo vegano e conferem mais sabor.

3

Transfira a mistura do liquidificador para uma tigela, acrescente o glúten de trigo, as azeitonas e os tomates secos e misture tudo muito bem. Depois deixe a massa descansar por uns 15 minutos, para absorver os líquidos e ficar mais consistente.

4

Colocar essa massa do lombo vegano de grão de bico em um robô de cozinha ou batedeira com o acessório de amassar e bata a massa por cerca de 10-15 minutos, até ficar morna, elástica e macia.

Dica: Se a massa desmanchar no início, continue amassando até obter uma bola de massa elástica. Se você vir que a massa está quebrando muito, acrescente um pouco mais de caldo de legumes e amasse novamente.

5

Coloque a massa em uma folha de alumínio e polvilhe oréganos. Embrulhe em várias folhas de folha de alumínio e modele em formato alongado.

Dica: Embrulhe a massa em quantidade de papel alumínio suficiente para que fique bem fechadinha no interior, pois ela cozinhará em água no passo seguinte e a água não pode entrar em contato com a massa.

6

Cozinhe esse lombo vegano numa panela com água, meio tampada, e em fogo médio durante 1 hora. Outra opção é cozinhar no vapor, neste caso deverá contar 1 hora e meia. No final, desembrulhe e deixe esfriar completamente.

Receita de Lombo vegano - Passo 6
7

Quando o lombo vegano caseiro estiver em temperatura ambiente, pode cortar e servir em fatias para rechear seus sanduíches e lanches veganos. Se você quiser, pode também completar o lanche com um queijo vegano: veja como fazer o queijo vegano da discórdia. Bom apetite e deixe seu comentário dizendo o que você achou!

Procurando mais receitas veganas? Veja estas sugestões:

Receita de Lombo vegano - Passo 7

Se você gostou da receita de Lombo vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Grão-de-bico.

Suba a sua foto de Receita de Lombo vegano

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 3
Receita de Lombo vegano