PARTILHAR

Receita de Queijo de grão de bico

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. 28 fevereiro 2018
Receita de Queijo de grão de bico

Esta receita de queijo de grão de bico que compartilho com você no TudoReceitas é um substituto do queijo tradicional, uma versão saudável e totalmente vegana! O grão de bico é uma leguminosa rica em proteína vegetal e carboidratos de absorção lenta, por isso este queijo vegano caseiro é perfeito para esportistas e indicado também para pessoas com diabetes. Você pode usá-lo tanto para rechear sanduíches como para derreter no forno, é uma verdadeira delícia!

6 convidados 8h Acompanhamento Dificuldade baixa
Ingredientes para fazer Queijo de grão de bico:
Também lhe pode interessar: Guisado de grão de bico vegano
Como fazer Queijo de grão de bico:
1

Coloque o grão de bico de molho em água 8 horas antes de preparar esta receita. Depois escorra e bata no liquidificador com os restantes ingredientes até obter uma mistura o mais lisa possível.

Receita de Queijo de grão de bico - Passo 1
2

Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até que engrosse. O ponto certo é quando essa mistura do queijo vegano caseiro se assemelha a um purê de batata bem espesso.

Receita de Queijo de grão de bico - Passo 2
3

Depois do passo anterior coloque a mistura do seu queijo de grão de bico numa tigela untada, alise e deixe esfriar na geladeira até endurecer - o que poderá demorar 6 a 8 horas. Depois está pronto a servir com o que mais gostar! Experimente preparar este delicioso hambúrguer caseiro vegano com ele e bom apetite!

Procurando mais receitas de queijos veganos caseiros? Confira como fazer queijo mussarela vegano e queijo vegano de batata.

Dica: E aí, o que você achou desta receita? Prepare, diga nos comentários o que achou e suba foto do seu queijo pronto!

Receita de Queijo de grão de bico - Passo 3

Se você gostou da receita de Queijo de grão de bico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Grão-de-bico.

Suba a sua foto de Receita de Queijo de grão de bico

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
8 comentários
A sua avaliação:
Denise Garcia
Acredito que trocando o levedo de cerveja pela levedura nutricional a receita não ficará amarga.
Sara Silva
Oi Denise, essa é uma boa dica! Obrigada e continue dizendo o que você acha das nossas receitas.
A sua avaliação:
Luísa
Particularmente, não gostei nada do queijo. Achei que a levedura de cerveja, aliado ao fato de o grão de bico ser cru, deixou extremamente amargo. Infelizmente, nem eu nem meus familiares conseguimos comer, então tive que jogar fora...
A sua avaliação:
Izilda
Adorei as receitas dos queijos vou fazê-los e incluindo as minhas pizzas agora veganas
Sara Silva
Oi Izilda, sua pizza ficou maravilhosa! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Natércia Loureiro
Achei fabuloso o queijo de grão de bico! Um leve toque de sabor amargo o fez ainda mais saboroso. Obrigada pela dica. Sempre que as tiver, por favor, me envie.
Sara Silva
Oi Natércia, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Ieda
Eu fiz, achei que ficou amargo. Pelo fato do grão de bico ser cru. Creio que ele cozido ficaria bom. Não sei se a receita está errada. Estou na duvida
Sara Silva
Oi Ieda, obrigada pelo seu comentário! Essa receita foi enviada por um usuário, vamos testar para ver se precisa ser alterada 🙂
gaby
Oie! Se você misturar a farinha e a água na noite anterior, acontece uma fermentação selvagem (segura) na mistura, que facilita a digestão e troca parte do amargo por um azedinho que eu amo. Vou ensinar:
1. Dissolva bem a farinha, usando um pote de vidro. Deve ficar uma massinha espessa.
2. Adicione o restante da água.
3. Deixe descansar. Tampa só encostada viu? Os micro-organismos vão precisar respirar.
4. 12 horas depois, devem ter surgido algumas bolhas de ar e um leve cheiro de fermentado. Confie em mim, você já sentiu isso e saberá que não estragou. Se as bolhas não aparecerem, vale a pena deixar mais algum tempo em contato com o ar.
5. Faça o queijo, seguindo a receita, mas não deixe ferver! Se estiver interessada, fritar a massinha numa frigideira antiaderente com azeite forma um grãomelete delicioso. Aprendi isso no blog papacapim.org, e me apaixonei.
Sara Silva
Oi Gaby, obrigada pelo seu comentário com dicas! Continue conferindo nossas receitas e dizendo o que você achou.
A sua avaliação:
Kevin
Posso substituir a levedura de cerveja por outro ingrediente?
Sara Silva
Oi Kevin, não aconselhamos pois o resultado final poderá não ser o mesmo. No entanto, se você fizer esta receita de queijo vegano sem adicionar esse ingrediente, conte para nós o que você achou 🙂
A sua avaliação:
Lauro
Fiz o de grao de bico. É o que acho que seca melhor. o de mandioquinha com polvilho doce e azedo tb fica bom, mas é bem mole. Adorei de grao de bico.
Sara Silva
Oi Lauro, que bom que você gostou da nossa receita de queijo vegano! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas sugestões.
A sua avaliação:
bolaxamaria
Eu não sou vegan e adoro estes "queijos". Os de cajú são os meus favoritos mas este já vai para a lista!
Sara Silva
Oi bolaxamaria, que bom que você gostou da nossa sugestão de queijo vegan! Obrigada pelo seu comentário e nos conte o que você achou quando provar 🙂
Receita de Queijo de grão de bico
1 de 4
Receita de Queijo de grão de bico

Voltar ao topo da página ↑