PARTILHAR

Receita de Atum salteado com legumes

 
Eleonor Fischer
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. 5 março 2021
Receita de Atum salteado com legumes

Legumes e peixe é uma combinação de alimentos que traz benefícios incríveis para o nosso organismo. No entanto, às vezes podemos nos aborrecer do sabor se repetirmos sempre a mesma receita. Pensando nisso, aqui no TudoReceitas separamos para você mais uma alternativa de como fazer peixe com muito sabor: atum salteado com legumes!

O atum é um peixe muito saudável, devido a seus ômegas e baixo teor de gordura. Se você optar pelo atum entalado, como nós fizemos nesta receita de atum com legumes, conseguirá um prato muito nutritivo, saudável e econômico. Para temperar esta receita usamos shoyu (molho de soja), por isso o prato fica com um gostinho que lembra as receitas asiáticas.

Confira abaixo o passo a passo em fotos e faça logo esta maravilhosa receita de atum salteado com legumes!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Salteado
Ingredientes para fazer Atum salteado com legumes:
Também lhe pode interessar: Hambúrguer de atum com chipotle
Como fazer Atum salteado com legumes:
1

Separe o atum em pedaços e leve ao fogo numa frigideira com um pouco de azeite. Tempere com pimenta e adicione o shoyu, a cachaça, misture e deixe cozinhar por 1-2 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Dica: Prefira usar filé de atum para conseguir uma apresentação mais bonita deste prato. Opcionalmente também poderá usar atum fresco.

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 1
2

Em seguida cozinhe os brócolis cortados em raminhos no vapor ou numa panela com água. Se você cozinhar os brócolis na água conte 2-3 minutos após a água começar a ferver e escorra, de modo a conseguir brócolis firmes e crocantes. Se cozinhar no vapor serão necessários 3 a 5 minutos.

Também recomendo cozinhar as cenouras descascadas e inteiras (na água ou no vapor) antes dos passos seguintes. Você saberá que elas estão prontas quando, ao picá-las com um garfo ou faca, sentir que estão macias mas ainda cruas.

Dica: Não deixe o brócolis passar do ponto porque ele terminará de cozinhar na frigideira.

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 2
3

Em seguida lave o pimentão e o alho poró e corte em tirinhas (corte julienne ou juliana). Descasque a cebola e as cenouras e corte do mesmo jeito. Descasque os alhos e pique.

Dica: Pique a cenoura desse jeito mesmo se a tiver cozinhado anteriormente.

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 3
4

Leve ao fogo uma frigideira com um pouco de azeite e refogue a cebola até ficar transparente, como na foto. Adicione os alhos e o alho poró.

Dica: Se quiser pode saltear os legumes na mesma frigideira usada para o atum, sem lavar, de modo a aproveitar os sabores.

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 4
5

Adicione a cenoura e mexa, salteando constantemente, até a cenoura amolecer, sem perder sua textura crocante. Não refogue demais a cenoura porque ela está pré-cozida e vai perder vitaminas.

Dica: Se tiver cozinhado as cenouras anteriormente, não deixe cozinhar demasiado na frigideira para evitar que se perca a sua crocância e vitaminas.

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 5
6

Adicione o pimentão vermelho, o curry (opcional) e uma pitada de sal. Continue salteando estes legumes até ficarem al dente.

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 6
7

Finalmente, acrescente o atum e os brócolis reservados e misture um pouco, para integrá-los. Deixe cozinhar por mais 1-2 minutos e, se quiser, adicione mais shoyu. Está pronto!

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 7
8

Sirva esta receita de atum salteado com legumes polvilhando um pouco de sementes de gergelim. Poderá acompanhar com arroz, purê de batata ou farofa e assim conseguir uma receita saudável e saborosa. Bom apetite!

Procurando mais receitas saudáveis e saborosas para manter a dieta? Veja como fazer:

Receita de Atum salteado com legumes - Passo 8

Se você gostou da receita de Atum salteado com legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Atum.

Suba a sua foto de Receita de Atum salteado com legumes

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
Receita de Atum salteado com legumes
1 de 9
Receita de Atum salteado com legumes

Voltar ao topo da página ↑