Partilhar

Receita de Lombo ao molho de laranja

 
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 8 outubro 2019
Receita de Lombo ao molho de laranja
Imagem: asilococino.com

O lombo ao molho de laranja é um clássico das receitas de lombo assado, popular para servir sobretudo em dias em que reunimos a família à mesa, como o Natal. Ninguém fica indiferente a esta receita que faz crescer água na boca só de pensar, por isso continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer lombo assado com molho de laranja e mel!

Não são necessários muitos ingredientes para preparar esta receita de lombo ao molho de laranja: basta lombo de porco, laranja, mel, mostarda, azeite, alho, vinho, sal e pimenta. O preparo é bem simples, válido até para cozinheiros de primeira viagem. Basta seguir nosso passo a passo em fotos e o resultado será um lombo de porco lindo e suculento como o da fotografia!

Experimente preparar para o almoço de domingo ou festas de fim de ano e tenho a certeza que todo o mundo vai elogiar seus dotes culinários!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Panela de pressão
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Lombo ao molho de frutas vermelhas
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiramente limpe o lombo de porco retirando o excesso de gordura. Tempere com sal e pimenta de todos os lados e reserve.

Receita de Lombo ao molho de laranja - Passo 1
2

Esprema o suco de 5 laranjas (reserve uma das laranjas para a decoração) e coloque no liquidificador. Acrescente os alhos, a mostarda e o mel e bata para misturar. Esse é o molho de laranja para lombo assado no forno!

Dica: Se você preferir, pode usar 400 ml de suco de laranja natural em vez de espremer o suco das laranjas.

Receita de Lombo ao molho de laranja - Passo 2
3

Leve ao fogo alto uma frigideira ou panela grande com o azeite e espere esquentar. Adicione o lombo e frite de todos os lados até dourar - a este procedimento se chama 'selar a carne' e é importante para conseguir um lombo suculento. Transfira o lombo para uma assadeira.

Receita de Lombo ao molho de laranja - Passo 3
4

Enquanto a panela ou frigideira ainda está no fogo adicione nela o vinho e deixe ferver por 1 minuto, isso ajuda a libertar os pedacinhos grudados que contêm muito sabor. Desligue o fogo e jogue esse líquido sobre o lombo na assadeira, seguido do molho de laranja preparado no liquidificador.

Dica: Raspe os pedacinhos na frigideira ou na panela com uma colher, para ajudar a libertar eles.

Receita de Lombo ao molho de laranja - Passo 4
5

Cubra o lombo de porco com papel alumínio e coloque assando no forno nos 200ºC por 40 minutos. No fim desse tempo retire o papel alumínio, vire o lombo ao contrário e asse por mais 10-20 minutos ou até dourar. Durante esse tempo regue o lombo 1 ou 2 vezes com os sucos na assadeira.

Receita de Lombo ao molho de laranja - Passo 5
6

Depois do passo anterior está pronto seu lombo de porco assado com molho de laranja! Retire do forno, deixe repousar por 5 minutos e fatie. Acompanhe o lombo com farofa de couve e batata a dorê e bom apetite.

Procurando mais receitas de molho para lombo? Veja estas sugestões:

Dica: Para espessar o molho de laranja coloque-o numa panela, leve ao fogo e deixe ferver por 5-10 minutos ou até reduzir pela metade. Sirva com o lombo de porco pronto.

Receita de Lombo ao molho de laranja - Passo 6
Imagem: asilococino.com

Se você gostou da receita de Lombo ao molho de laranja, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Lombo.

Suba a sua foto de Receita de Lombo ao molho de laranja

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Lombo ao molho de laranja

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Lombo ao molho de laranja
Imagem: asilococino.com
Imagem: asilococino.com
1 de 7
Receita de Lombo ao molho de laranja

Voltar ao topo da página