Pastel salgado

Receita de Chamuça indiana

 
Lucas Lima
Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas. 6 junho 2016
Receita de Chamuça indiana

A chamuça indiana é um dos preparados mais tradicionais do Sul da Ásia. Consiste em um pastel com formato triangular cujo recheio pode variar bastante. O TudoReceitas sugere uma chamuça indiana com recheio de purê de batata, ervilhas e especiarias adequada para vegetarianos ou veganos. Confira como preparar essa deliciosa receita da gastronomia indiana, lendo o passo a passo seguinte!

50 convidados 45m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Sem picante, Frito, Receitas da Índia

Ingredientes para fazer Chamuça indiana:

  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Molho de iogurte com hortelã

Como fazer Chamuça indiana:

1

Para fazer essa receita de chamuça indiana, comece por preparar a massa do pastel. Para isso, misture todos os ingredientes e bata a massa várias vezes contra a bancada até amolecer. Forme um ou mais rolos e corte porções individuais, como na imagem. Reserve a massa.

Receita de Chamuça indiana - Passo 1
2

Para fazer o recheio da chamuça indiana, descasque as batatas e coza. Quando estiverem cozinhadas, triture as batatas de forma a preparar um purê rústico, com alguns pedaços de batata inteiros. Reserve.

Receita de Chamuça indiana - Passo 2
3

Separadamente, frite as sementes de coentro com a cúrcuma em óleo por alguns minutos. O óleo deve começar a ganhar um tom amarelado. Adicione as ervilhas cozidas e refogue tudo. Tempere com sal e cominho a gosto e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Dica: Se desejar, pode usar ervilhas congeladas.

Receita de Chamuça indiana - Passo 3
4

Adicione o purê de batata rústico ao preparado de ervilhas. Junte o coentro fresco e misture bem o seu recheio de chamuça indiana. Reserve.

Dica: O resultado deve ser um purê de batata amarelo brilhante.

Receita de Chamuça indiana - Passo 4
5

Coloque um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e estenda cada porção de massa com a ajuda de um rolo. A massa deve ficar fininha e com formato oval. Corte cada folha de massa de chamuça indiana em duas metades.

Receita de Chamuça indiana - Passo 5
6

Depois de ter a massa e o recheio prontos, é hora de montar a chamuça. Una as extremidades da massa, formando um cone, e umedeça levemente os dedos para unir e selar as bordas. Recheie cada pastel com uma colher do purê de batata e ervilhas, sem exagerar na quantidade.

Receita de Chamuça indiana - Passo 6
7

Por fim, feche a chamuça indiana formando uma linha reta na base. O resultado deve ser um pastel de formato triangular, como na imagem. Frite a chamuça indiana em óleo quente. O começo da fritura deve ser feito em óleo bem quente. Depois, baixe o fogo para que os pastéis fiquem dourados sem queimar.

Dica: Não esqueça de voltar umedecer os dedos para selar as extremidades!

Receita de Chamuça indiana - Passo 7
8

Remova a chamuça indiana do óleo e polvilhe com especiarias a gosto. Se desejar, acompanhe suas chamuças com molho de tomate indiano.

Se é fã da comida indiana, confira também essas receitas de pakora de legumes e curry de vegetais com ervilhas e tomate.

Receita de Chamuça indiana - Passo 8

Se você gostou da receita de Chamuça indiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas indianas.

Suba a sua foto de Receita de Chamuça indiana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 9
Receita de Chamuça indiana