Partilhar

Receita de Costelinha de porco com laranja

 
Por Nelson Ferreira, Redator e editor no TudoReceitas. 6 agosto 2019
Receita de Costelinha de porco com laranja

Você já provou carne de porco com molho de laranja? Os sabores super combinam e o molho de laranja para carne é muito simples de fazer em casa e não requer muitos ingredientes.

Nesta ocasião preparei costelinha de porco com laranja que ficou muito gostosa, sobretudo porque o suco de laranja caramelizou na carne, deixando nela um gostinho de molho de laranja agridoce e cor caramelada. Além disso a carne é temperada com uma mistura de suco de laranja e shoyu, de forma a absorver o máximo de sabores. Abaixo mostro para você como fazer molho de laranja para carne e você pode usar ele noutras peças de carne de porco: lombo, bife, filé mignon... todas combinam muito bem.

Quer conferir o passo a passo em fotos desta receita de costelinha agridoce ao molho de laranja? Continue aqui no TudoReceitas, prepare do jeito indicado e surpreenda-se!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Para temperar a carne:
  • Para o molho de laranja agridoce:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por reunir os ingredientes necessários ao preparo desta costela agridoce ao molho de laranja. Escolha laranjas bem sumarentas e docinhas, caso contrário será necessário usar mais laranjas que a quantidade indicada.

Receita de Costelinha de porco com laranja - Passo 1
2

Prepare o tempero da costelinha misturando num recipiente o azeite de oliva, o shoyu, o cravo e o suco de uma laranja. Jogue 2/3 deste molho na costelinha, polvilhe sal a gosto e coloque assando no forno a 190ºC. A cada 5-10 minutos pincele o restante do molho em todos os lados da costelinha.

Dica: Neste caso usei cravo moído, mas você pode usar pode usar cravo inteiro - nesse caso bastam 2-3 cravos.

Receita de Costelinha de porco com laranja - Passo 2
3

Enquanto a costelinha está no forno prepare o molho agridoce de laranja: corte a cebola em rodelas e leve ao fogo numa frigideira com um pouco de óleo ou azeite. Refogue a cebola até ficar macia e, nesse momento, coloque o suco das laranjas e tampe. Deixe no fogo médio por 8-10 minutos, coe e reserve os sucos desse refogado.

Dica: Se você preferir um molho de laranja e mel substitua metade do açúcar por mel.

Receita de Costelinha de porco com laranja - Passo 3
4

Leve ao fogo uma panela com o açúcar e a água e deixe até o açúcar derreter e virar caramelo. Adicione os sucos do refogado anterior, mexa e espere ferver. Coloque também a casca de 1 laranja cortada em juliana (tiras pequenas) e envolva nesse molho de laranja. Desligue e reserve.

Dica: A casca de laranja é um ingrediente opcional, no entanto ela confere um gostinho mais intenso de laranja e deixa a apresentação do prato mais bonita. Use somente a parte laranja da casca, porque a parte branca é amarga.

Receita de Costelinha de porco com laranja - Passo 4
5

Deixe a costelinha assar no forno até ficar ao seu gosto. Quando estiver pronta jogue o molho de laranja sobre ela, suba a temperatura do forno para 250ºC e deixe a costelinha no interior por mais 5-10 minutos, para caramelizar. Depois disso pode servir sua deliciosa carne ao molho de laranja!

Confira abaixo as sugestões de acompanhamento para costelinha assada e veja também estas receitas de costelinha:

Receita de Costelinha de porco com laranja - Passo 5

Se você gostou da receita de Costelinha de porco com laranja, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Costelinha.

Acompanhamentos para costelinha de porco

A costelinha de porco fica deliciosa assada no forno ou no churrasco, combina bem com vários temperos e aceita uma grande variedade de acompanhamentos! Se você não sabe como servir costelinha de porco dê uma olhada nestas sugestões de acompanhamento para costelinha assada:

Suba a sua foto de Receita de Costelinha de porco com laranja

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Costelinha de porco com laranja

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Costelinha de porco com laranja
1 de 6
Receita de Costelinha de porco com laranja

Voltar ao topo da página