Espinafre

Receita de Torta de espinafre com ricota

 
Carolina J.
Por Carolina J.. Atualizado: 27 agosto 2020
Receita de Torta de espinafre com ricota

Se você cuida da dieta, confira este prato muito saudável preparado com espinafre e ricota, sem farinha e feito no forno com o mínimo de gordura!

O espinafre super combina com alimentação saudável e light, sobretudo porque é composto maioritariamente de água. É um dos vegetais que contém mais proteínas e é rico em fibras, sendo muito benéfico para a nossa digestão. Além disso é também uma excelente fonte natural de vitaminas (A, C, E, K, B6, B e B1), ácido fólico (vitamina B9), minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês e fósforo) e antioxidantes.

De modo a aproveitar todos estes benefícios do espinafre e preparo fácil, aqui no TudoReceitas apresentamos para você esta receita de torta de espinafre com ricota preparada sem massa e, por isso, sem trigo e sem glúten. Esta é uma excelente opção para um almoço ou jantar saudável, saboroso e fácil de digerir. Continue aqui no TudoReceitas para conferir o passo a passo em fotos desta receita fit!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes para fazer Torta de espinafre com ricota:
Também lhe pode interessar: Nhoque de espinafre com ricota
Como fazer Torta de espinafre com ricota:
1

Lave bem as folhas de espinafre e retire os talos mais grossos.

Dica: Poderá usar espinafre fresco ou congelado. No caso de usar espinafre congelado, deixe descongelar completamente antes de preparar esta receita e escorra bem.

Receita de Torta de espinafre com ricota - Passo 1
2

Pique o espinafre e ferva em uma panela com água e uma pitada de sal até ficar macio. Escorra e deixe esfriar até ficar morno ou em temperatura ambiente.

Dica: Se preferir, poderá refogar o espinafre junto com a cebola e o alho no passo seguinte. Desse jeito o preparo será mais rápido.

Receita de Torta de espinafre com ricota - Passo 2
3

Pique a cebola e o alho e refogue levemente numa panela ou frigideira com um fio de azeite. Adicione sal a gosto e desligue o fogo quando a cebola e os alhos estiverem macios e transparentes.

Dica: O alho geralmente cozinha mais depressa que a cebola. Para evitar que ele queime, refogue primeiro a cebola e adicione o alho quando a cebola começar a ficar macia.

Receita de Torta de espinafre com ricota - Passo 3
4

Em uma tigela coloque o refogado anterior e misture com o espinafre. Adicione os ovos levemente batidos, a ricota e também o parmesão. Acerte o sabor com um pouco mais de sal e pimenta e tempere também com uma pitada de orégano. Misture tudo muito bem este preparado da torta de espinafre.

Dica: Poderá usar uma variedade de queijo light no lugar do queijo parmesão.

Receita de Torta de espinafre com ricota - Passo 4
5

Pré-aqueça o forno nos 180ºC (forno médio) e unte uma assadeira pequena com um pouco de azeite de oliva. Polvilhe a farinha de mandioca ou farinha de rosca, para ficar como na foto.

Dica: Use uma assadeira com cerca de 15 x 20 cm.

Receita de Torta de espinafre com ricota - Passo 5
6

Coloque na assadeira a mistura desta torta de espinafre e polvilhe um pouco de farinha de mandioca ou parmesão ralado. Coloque para assar no forno nos 180ºC durante 40 minutos ou até ficar consistente - faça o teste do palito.

Receita de Torta de espinafre com ricota - Passo 6
7

Quando a torta de espinafre com ricota fit estiver pronta, retire do forno. Espere que esfrie até mornar ou ficar em temperatura ambiente, assim será mais fácil desenformar. Sirva em seguida e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas fit para incluir no seu cardápio? Veja como fazer:

Receita de Torta de espinafre com ricota - Passo 7

Se você gostou da receita de Torta de espinafre com ricota, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Espinafre.

Suba a sua foto de Receita de Torta de espinafre com ricota

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Torta de espinafre com ricota